Covid-19: 4 cuidados ao sair e voltar para casa

3 minutos para ler

Créditos da imagem: Foto de Kelly Sikkema, em Unsplash

A orientação oficial permanece em ficar em casa. Essa atitude reduz a circulação do novo coronavírus, o que diminui o ritmo de novos casos da Covid-19, doença causada por esse agente infeccioso. Mas, se precisar sair de casa para algo fundamental, como ir ao supermercado, por exemplo, existem algumas atitudes que garantem a sua segurança.

Antes das dicas, não custa relembrar da importância em manter as mãos higienizadas frequentemente. Por isso, leve sempre com você um frasquinho de álcool em gel no bolso. Assim, após tocar no botão do elevador ou abrir portas, você garante que suas mãos estarão sempre limpas — uma medida fundamental contra a propagação do coronavírus.

Agora, confira 4 cuidados essenciais na hora de voltar pra casa:

1- Entre em casa sem sapatos

Os calçados podem transportar os vírus. Se possível, deixe-os fora de casa ao chegar. Lembre-se de limpá-lo antes de guardar com outros sapatos.

2- Tire as roupas e tome um banho

Para evitar a propagação, coloque as roupas que usou fora de casa direto para lavar e tome um banho. Só depois disso você estará seguro para se relacionar com as outras pessoas da residência. Ah! Contudo, mesmo em casa, lave as mãos com frequência!

3- Limpe sua bolsa ou mochila

Elas podem encostar em muitas coisas até chegar em casa, por isso é tão importante higienizá-las. Use álcool 70 ou produtos desinfetantes e um pano limpo.

4- Higienize tudo o que tocar

Assim que chegar da rua, limpe a maçaneta e faça o mesmo com qualquer objeto que encontrar antes de lavar as mãos. Se não estiver saindo de casa, limpar seus objetivos uma vez por dia é suficiente. Use álcool, desinfetante ou água sanitária, respeitando as instruções de uso. Limpe seu celular (veja aqui como fazer isso corretamente), controle remoto, tomada de luz e deixe as janelas sempre abertas para favorecer a renovação e circulação do ar.

Dica extra: compras do mercado.

Caixas, latas, potes, vidros, embalagens, garrafas… Na medida do possível, lave tudo o que vier de fora com água e detergente. Depois, é só secar e guardar. Para frutas e verduras, lave os alimentos em água corrente e na solução de hipoclorito de sódio, veja aqui o passo a passo.

Dessa forma, todos esses cuidados são fundamentais para você se proteger e proteger a sua família e todas as pessoas ao redor de você. Aja com consciência e cuide-se!

Posts relacionados

Deixe um comentário