Reformar apartamento alugado é algo que muitos inquilinos desejam, pois faz com que o local fique personalizado e com toques pessoais. Porém, é preciso ficar atento para saber o que você pode fazer e como deve ser feito.
Sendo assim, conheça algumas dicas que ajudarão você nesse processo de reforma para que tudo ocorra da melhor maneira possível e você chegue no resultado desejado sem nenhum problema!
Quais são os desafios de reformar apartamento alugado?
Inicialmente, fazer alterações em um imóvel que não é seu requer alguns planejamentos e organização. Isso porque, a autorização do proprietário do imóvel é fundamental para que você não tenha problemas contratuais, uma vez que as alterações devem ser informadas previamente.
Além disso, a reforma também precisa ser autorizada pelo síndico do prédio e deve ter a documentação necessária emitida pela prefeitura, caso você deseje realizar mais do que pinturas e mudanças superficiais.
Ademais, os desafios também esbarram na questão de saber o que vale ou não a pena fazer de acordo com o período em que você vai morar no apartamento.
Portanto, veja, logo abaixo, algumas das principais dicas para que sua reforma saia como você deseja, sem correr riscos de ter a obra embargada ou de ter problemas com o proprietário.
1. Converse com o proprietário
A primeira dica é conversar com o proprietário e obter a autorização por escrito para a reforma que você quer fazer. Isso é importante, pois se envolver alteração na estrutura, apenas ele pode autorizar.
Ainda, mesmo que obtenha o aval verbal, não dispense o registro escrito, seja em um documento ou até em conversas por e-mail. Assim, você se resguarda para quando for entregar o imóvel ter a comprovação de que as alterações foram autorizadas.
2. Verifique as regras do condomínio
Depois de obter a aprovação do proprietário do imóvel, verificar as regras que o condomínio estabelece para obras, é fundamental. Saber horários permitidos para barulho e movimentação de profissionais é de grande importância para evitar notificações e multas.
3. Conte com um profissional
A terceira dica é contar com um profissional para fazer um bom projeto, afinal, ao reformar apartamento alugado você quer que o resultado tenha o melhor custo-benefício possível, bem como que tenha qualidade para usufruir dos ambientes que você imaginou.
4. Invista em reformas superficiais
Além do que foi dito acima, mais uma dica valiosa é investir em reformas superficiais. Já que o imóvel não é seu, muitas vezes uma boa pintura ou colocação de papel de parede já pode ser suficiente, pois muda totalmente o visual dos ambientes, principalmente quando o tempo de permanência não for longo.
Junto a isso, iluminação e itens de decoração também têm o poder de transformar um lugar. E com isso as reformas estruturais podem ser desnecessárias, como trocar piso ou azulejos.
Nesse sentido, com pouco gasto e pouca mão de obra, você deixa o apartamento com seu toque pessoal e não precisa se preocupar em pedir autorização para o proprietário ou prefeitura.
Quais são os cuidados necessários?
Alguns cuidados são indispensáveis, principalmente no caso de mudanças na estrutura. O acompanhamento de um engenheiro vai poder garantir, por exemplo, que nenhuma parede de sustentação seja retirada.
Além disso, é preciso ter cuidado para localizar os encanamentos para não haver perfurações acidentais. Ademais, não deixe de fazer uma vistoria no início da locação para que o estado do imóvel seja documentado e você possa comprovar, em eventual saída, que as partes reformadas foram as autorizadas e que o restante se encontra como foi entregue para você.
Assim, reformar apartamento alugado exige que você planeje com calma e pense em todas as circunstâncias para ter certeza de que vale a pena e que nenhuma autorização fique de fora.
Assine nossa newsletter para saber mais dicas para seu apartamento e para ficar por dentro das novidades!