alugar apartamento em porto alegre alugar apartamento em porto alegre

Tudo que você precisa saber para alugar um apartamento em Porto Alegre

12 minutos para ler

É muito importante para quem está pensando em alugar um apartamento em Porto Alegre se planejar com calma e fazer uma boa pesquisa antes de começar as buscas pelo imóvel.

Isso porque são muitos os aspectos envolvidos nessa decisão, desde o bairro pretendido, passando pela quantidade de quartos do apartamento e outros detalhes, como as questões legais e burocráticas envolvidas.

Por isso, pensando em ajudar nessa missão, elaboramos um guia completo para que você consiga alugar um imóvel em Porto Alegre com assertividade. Prossiga com a leitura e saiba tudo sobre esse assunto!

Saiba quais são cuidados necessários ao alugar um imóvel em Porto Alegre

Antes de abordarmos o passo a passo que deve ser seguido para alugar um imóvel, existem alguns cuidados que precisam ser tomados, a fim de que tudo ocorra da melhor maneira possível — e você não seja surpreendido de forma negativa.

É indispensável estar atento a algumas importantes questões. Veja!

Valor de taxas e encargos

É importante ter em mente que além do valor mensal que deverá ser pago pelo aluguel do imóvel, o locatário também vai assumir a responsabilidade pelo pagamento de algumas taxas e encargos, tais como: o condomínio, o IPTU, o seguro contra incêndio e os custos referentes ao consumo de água e luz.

Tempo de duração do contrato de locação

Será necessário também estar atento à duração do contrato de locação, que poderá ser de 12 ou de 30 meses. Assim, é importante saber que após 12 meses de contrato é possível sair do imóvel sem multa, se você deseja mudar de endereço ou, até mesmo, aumentar o espaço do seu imóvel.

Tipo de garantia que pretende oferecer

Para firmar um contrato de locação, será preciso oferecer algum tipo de garantia, que poderá ser a apresentação de um fiador, um depósito caução ou a modalidade de seguro fiança.

Mesmo com as possibilidades tradicionais, como fiador e seguro fiança, há outras abordagens mais modernas como garantia por cartão de crédito. Atualmente, as possibilidades visam diminuir as burocracias e melhorar o relacionamento entre locatário, imobiliária e proprietário.

Os requisitos mais comuns que são exigidos para que um fiador seja aceito são:

  • que ele tenha um imóvel situado na cidade na qual o contrato de locação será firmado;
  • que o fiador apresente a documentação desse imóvel totalmente regularizada;

Em muitos casos, essa última questão é a mais difícil de ser conseguida, já que poucas pessoas se dispõem a serem fiadoras, em razão dos riscos envolvidos.

Na ausência de um fiador — que é a hipótese menos dispendiosa, mas, por vezes, mais complicada —, você deverá oferecer como garantia a caução o seguro fiança , ou optar pela modalidade de aluguel express que falaremos mais adiante.

A caução nada mais é do que um depósito, em espécie, no valor equivalente a três aluguéis e que será devolvido para o locatário ou abatido da cobrança dos três últimos aluguéis. Já o seguro fiança traz para a negociação uma seguradora, que deverá garantir o equivalente a três aluguéis por meio de um título de capitalização.

Já o Aluguel Express oferece inúmeras vantagens uma vez que é possível alugar um imóvel sem ter que ficar procurando alguém de confiança para ser fiador. Quer dizer, de uma maneira rápida, prática e sem burocracia é possível resolver o aluguel do imóvel que você sempre quis ter.

Importância da vistoria do imóvel

Na empolgação de procurar e encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades, é muito comum que as pessoas deixem de observar os detalhes que constam no contrato de locação a respeito da vistoria do imóvel, e, portanto, assinem sem ler o que está escrito sobre esta questão.

Isso porque é padrão que o contrato de locação aponte informações detalhadas sobre o estado de conservação em que se encontra o imóvel — e é bom ter certeza de que os dados ali apontados, de fato, correspondem à realidade do estado do apartamento.

Levantamento da documentação necessária

Seja qual for a modalidade de locação escolhida, uma coisa é fato e não vai mudar: a necessidade de reunir uma vasta documentação para formalizar o contrato de locação.

Dessa maneira, é interessante começar a reunir os documentos necessários, para não perder a oportunidade de firmar o contrato de aluguel do imóvel dos seus sonhos por conta de atrasos na organização da papelada exigida.

Um dos itens que será exigido (e que você já pode ir providenciando) é a comprovação de renda, normalmente feita por meio da apresentação da sua última declaração de Imposto de Renda ou dos três últimos contracheques.

Descubra quais são passos a seguir para alugar apartamento em Porto Alegre

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados que devem ser tomados antes e durante as etapas de busca pelo imóvel perfeito em Porto Alegre, vamos listar os principais passos que deve seguir para que tudo aconteça da maneira esperada.

Algumas das questões que vamos mencionar devem ser ponderadas já nas etapas de planejamento para alugar o apartamento; já outras precisarão ser realizadas à medida que a procura pelo imóvel for ocorrendo.

Veja, a seguir, nossas dicas com as principais ações que você deve implementar.

Pesquisa do mercado

Para ser bem-sucedido no processo de aluguel de imóveis, é fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado, a fim de que seja possível entender quais são os valores de aluguéis praticados em cada região da cidade.

Além dos valores, naturalmente, é bom incluir na pesquisa as características de cada bairro, no que diz respeito ao comércio local, à oferta de transportes disponíveis na área pretendida e, até mesmo, o perfil da vizinhança que reside no local.

É bom ter em mente que mesmo em uma determinada localidade, os valores e as condições do imóvel podem variar bastante em razão da infraestrutura do apartamento, das condições gerais do prédio, do número de unidades que existem no condomínio etc.

Definição de um valor

Depois de realizada a pesquisa de mercado, é fundamental que você estabeleça uma faixa de preço que caiba no seu orçamento, com valores mínimos e máximos bem definidos.

Essa definição é importante porque impede que você gaste muito tempo pesquisando imóveis que estejam fora do seu poder aquisitivo, o que, na prática, só vai contribuir para aumentar a ansiedade e trazer frustrações.

Nesse sentido, é bom que você saiba que os especialistas em saúde financeira costumam estabelecer que os custos gastos com moradia devem representar, em média, 30% do valor equivalente aos seus rendimentos totais recebidos no período de um mês.

Escolha da localização

A escolha da localização é um dos aspectos mais importantes para quem está pretendendo alugar apartamento em Porto Alegre. Isso porque cada bairro tem características muito peculiares, que, certamente, vão interferir no processo de decisão.

Existem, por exemplo, os bairros para estudantes na cidade que costumam oferecer uma concentração muito grande de opções culturais, como livrarias, cafeterias e museus. A cena noturna dessa região também tende a ser marcada pela efervescência da juventude, com vasta oferta de bares e uma programação agitada de festas e eventos.

É muito importante perceber as características e particularidades de cada local da cidade, para que a escolha possa se basear naquilo que você e a sua família precisam e querem encontrar.

Como já dissemos, o comércio no entorno do imóvel deve suprir as necessidades dos moradores, oferecendo uma ampla rede de mercados, farmácias e serviços diversos.

Visita aos imóveis

Na hora de escolher um imóvel para alugar em Porto Alegre, é imprescindível deixar de lado a emoção e procurar ser bastante racional nas análises que serão feitas. Isso porque pode ser que você encontre um apartamento lindo, do jeito que você e a sua família sempre sonharam, mas, que deixe a desejar em quesitos importantes, como ser muito longe da escola das crianças ou do seu trabalho.

Todos esses aspectos precisam ser considerados para além daquilo que o apartamento, em si, apresenta, pois estamos falando de pontos extremamente relevantes para a qualidade de vida da sua família no dia a dia.

Uma exceção a essa regra seriam os vídeos em tempo real, que são mais realistas e precisos no que se refere ao estado geral do imóvel.

Contratação de uma imobiliária

Entre as vantagens de alugar um imóvel, certamente está a possibilidade de contar com a ajuda de uma imobiliária, a fim de evitar problemas e garantir o sucesso da sua decisão.

O auxílio de profissionais especializados e já conhecedores do mercado imobiliário contribui muito para impedir que você faça um negócio ruim ou se coloque em situações indesejáveis.

Afinal, a imobiliária dispõe de profissionais plenamente capacitados para ajudar na seleção do melhor local, que possa atender a todas as suas necessidades.

Sem falar que a imobiliária disponibiliza profissionais com expertise de sobra na hora de vistoriar o imóvel, afastando, assim, a chance de que depois sejam encontrados defeitos ocultos que não foram observados. Esse suporte ainda contribui de maneira significativa para a elaboração e análise do contrato de locação.

Elaboração da documentação

E já que acabamos de mencionar as questões relacionadas com a elaboração da documentação, é primordial estar atento ao que precisa ser reunido para o fechamento do contrato, assim como ao entendimento do próprio instrumento legal que será formalizado.

Dessa maneira, mais uma vez, entra o papel da imobiliária, que auxiliará de forma significativa na plena compreensão das cláusulas contratuais — já que estamos falando de um documento jurídico que não faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, e que, portanto, pode suscitar inúmeras dúvidas.

São muitos os detalhes que constam em um contrato de locação, mesmo assim, existem as cláusulas consideradas fundamentais e que precisam ser observadas com bastante atenção.

Para ajudar, listamos abaixo quais são os assuntos que você não pode deixar de verificar:

  • tipo de garantia de locação exigida;
  • tempo de duração do contrato;
  • índice de reajuste a ser utilizado;
  • multa rescisória e multa por atraso do aluguel;
  • termo de vistoria do imóvel;
  • valores cobrados pelo aluguel e IPTU.

Aprenda como escolher a imobiliária ideal em Porto Alegre

Diante de todas as considerações que fizemos, já está mais do que evidente a importância de escolher uma imobiliária de confiança, para que você possa ter todo o apoio necessário na hora de alugar apartamento em Porto Alegre.

Para acertar na escolha da imobiliária, sugerimos que fique atento a alguns aspectos que são indispensáveis no sucesso na locação de imóvel. Vamos falar um pouco sobre eles, confira!

Pesquise a reputação da imobiliária

Como em todo negócio, sempre vão existir no mercado empresas idôneas, que prestam um serviço de excelência, e outras que deixam a desejar em alguns quesitos.

Para ter total segurança na escolha da imobiliária, pesquise sobre a sua reputação na internet e com amigos e familiares que possam dar referências sobre a empresa.

Observe a qualidade do atendimento

Uma dica para antever qual é o padrão de qualidade dos serviços oferecidos pela imobiliária é observar com atenção como é o atendimento prestado pelos funcionários já no primeiro contato com a empresa.

Note se você foi bem atendido por telefone, se ficou esperando muito tempo na linha, se recebeu informações claras e precisas e, principalmente, se os profissionais se dispuseram a esclarecer dúvidas e a encontrá-lo pessoalmente.

Busque uma imobiliária na região pretendida

Para facilitar a busca pelo imóvel ideal, vale a pena buscar uma imobiliária na região onde você pretende morar. Essa sugestão é interessante porque, muito provavelmente, essa empresa terá as melhores opções de imóveis para escolher — e com a praticidade de já poder resolver tudo no mesmo local.

Como vimos ao longo do nosso guia para alugar apartamento em Porto Alegre, são muitas as questões que precisam ser consideradas para que o momento de alugar um imóvel seja tranquilo. Mesmo assim, é possível fazer tudo o que é necessário com segurança e rapidez, sem grandes preocupações, se você contar com uma boa imobiliária para ajudar nesse processo.

Dessa forma, não corra o risco de alugar um imóvel sem imobiliária somente por não querer pesquisar uma empresa séria ou por não querer gastar com esse tipo de orientação. Lembre-se de que esse é um momento importante, que não justifica esse tipo de economia.

É desejável que você encontre na empresa que pretende contratar a modalidade de aluguel rápido, sem burocracia, com uma ampla rede de consultores disponíveis que possibilitem a realização de contratos sem fiador. Além disso, procure uma empresa que faça todo o processo de locação online, por meio do serviço de Aluguel Express, e que ofereça visita virtual ao imóvel, assinatura digital do contrato e, até mesmo, a entrega das chaves do imóvel via motoboy.

Agora que você já sabe tudo que precisa para alugar apartamento Porto Alegre, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário