A chegada da primavera no Brasil começa entre os dias 22 e 23 de setembro e termina entre os dias 21 e 22 de dezembro. Essa estação do ano tem características específicas, como temperaturas mais amenas e agradáveis, aumento das chuvas, porém, com o clima um pouco mais quente, noites mais curtas e dias mais longos e, claro, paisagens coloridas e de tirar o fôlego.
Esse é o momento para você aproveitar a inspiração da estação e tornar a decoração da sua casa ainda mais aconchegante. Afinal, cores mais alegres trazem vida aos ambientes, tornando o seu lar muito mais aconchegante e especial.
Neste artigo, você vai conhecer as principais dicas para decorar a sua casa na primavera e deixar o seu cantinho com a sua cara. Boa leitura!
Por que preparar a casa para a chegada da primavera?
Com o fim do inverno, muitas pessoas aproveitam para fazer a faxina na sua casa, guardando roupas mais quentes e cobertores em lugares específicos para abrir espaço para outros objetos.
Preparar a casa para a chegada da primavera é muito importante, pois nesse momento você consegue:
- manter os ambientes mais arejados para eliminar ácaros e fungos;
- trazer mais cores para sua casa com flores naturais;
- aproveitar melhor os espaços;
- manter-se motivado para cuidar mais da sua alimentação, cultivando sua própria horta etc.
Quais as dicas de preparação da casa para a primavera?
Agora que você já sabe por que deve preparar a sua casa para a chegada da primavera, listamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática para tornar o seu lar muito mais aconchegante nessa estação do ano. Veja só!
1. Opte por cores alegres
A primavera é sinônimo de renovação, frescor e vida nova, e nada comunica isso melhor do que uma paleta de cores brilhantes e energizantes.
Se você gosta de um ambiente alegre e colorido, esta é a época perfeita para trazer essa personalidade para sua casa. Aposte em tons vivos e vibrantes, como laranja, rosa, verde e amarelo para refletir a energia da primavera e tornar o seu ambiente muito mais empolgante.
Porém, cuidado para não exagerar. Você precisa fazer com que os espaços fiquem equilibrados. A dica de ouro aqui é trabalhar com tons que remetem a natureza para criar uma atmosfera mais tranquila e relaxante.
Lembre-se de que as cores exercem uma influência direta nas nossas emoções, aumentando a sensação de felicidade e leveza.
2. Capriche na escolha das flores da estação
As flores têm o poder de transformar um espaço e até mesmo afetar a percepção de conforto e acolhimento em um ambiente.
Nessa estação, aposte no óbvio. Afinal, as flores são a identidade dessa época do ano e trazem vida para qualquer lugar. Espalhe arranjos pela casa, em vasos ou até mesmo em jardins verticais em ambientes externos, como varandas.
Orquídeas, violetas africanas, begônias, azaleias, rosas e margaridas são exemplos de flores que podem ser utilizadas na decoração da sua casa. Além de deixar o local muito mais bonito, elas perfumam o ambiente e criam uma atmosfera fresca e agradável.
Investir tempo na seleção das flores certas é mais do que uma simples questão de estilo — é uma forma de expressar a sua personalidade e de viver em sintonia com o ritmo natural do ano.
3. Aproveite a iluminação natural
A iluminação natural, quando bem aproveitada, também traz um toque de tranquilidade para o lar. Então, sempre que possível, deixe a luz do sol entrar nos cômodos para tornar a sua casa mais revigorante e convidativa.
A presença de luz natural realça as cores e texturas dos móveis e decorações, criando um espaço visualmente mais atraente. Isso significa que ambientes iluminados pelo sol transmitem uma sensação de frescor e vitalidade, tornando sua casa mais convidativa e inspiradora.
4. Aposte em tecidos mais leves
Quando o inverno acaba, as temperaturas aumentam consideravelmente e, com isso, surge a necessidade de deixar a casa mais fresquinha e confortável para a chegada da primavera.
Comece guardando todos os tecidos pesados e substitua-os pelos mais leves e naturais, como a seda e o linho.
Aposte em cortinas de tecidos claros para proporcionar mais suavidade ao espaço sem perder a iluminação natural — voil, seda, gaze de linho e organza são opções interessantes para usar nessa estação.
Tecidos leves permitem que o ambiente “respire”, proporcionando uma sensação de frescor e conforto. Inclusive, eles facilitam a circulação de ar, o que é especialmente importante nos dias mais quentes da primavera.
5. Invista em estampas
A primavera é a época do ano em que a natureza desperta, revelando uma infinidade de cores, formas e texturas para você usar na sua decoração — e as estampas são a ferramenta perfeita para capturar essa essência e incorporá-la ao seu ambiente.
Não deixe de investir em adereços com estampas florais. Aqui, o céu é o limite para criatividade: aposte em quadros, almofadas, papéis de parede, toalhas de mesa e até cortinas.
Além de conseguir trazer a primavera para dentro da sua casa, as estampas vão trazer mais vitalidade ao seu ambiente, trazendo um toque de alegria à sua rotina.
Estampas florais, geométricas e botânicas são clássicos que nunca saem de moda durante a primavera. Elas adicionam dinamismo e personalidade aos espaços, tornando-os mais alegres e acolhedores.
Além do impacto visual, as estampas também permitem que você experimente e brinque com diferentes combinações e estilos. Elas podem ser usadas para destacar elementos específicos, criando pontos focais que atraem o olhar e trazem equilíbrio à decoração.
Agora você não tem mais como errar na decoração da sua casa com a chegada da primavera! Esperamos que essas dicas sejam úteis para deixar o seu lar ainda mais encantador — afinal, tudo o que a gente faz é para você viver melhor!
Aproveite a visita e siga-nos nas nossas redes sociais para acompanhar de perto nossas novidades. Estamos no Instagram, YouTube, LinkedIn .