A decisão de morar em um imóvel alugado depende de uma variedade de fatores, incluindo estilo de vida, orçamento e objetivos a médio e longo prazos. Existem aspectos positivos tanto na locação quanto na compra, sendo importante avaliar seus objetivos e necessidades individuais.
Quando se fala de imóvel alugado, uma das dúvidas mais comuns dos locatários está relacionada às regras de personalização dos ambientes. Afinal, o que o novo morador pode fazer no imóvel? Quais são as limitações? Será que vale a pena reformar?
Neste artigo, respondemos as principais dúvidas sobre adaptação de imóvel alugado, damos dicas de decoração e indicamos os cuidados a serem observados no seu contrato de locação. Acompanhe!
É possível realizar reformas em um imóvel alugado?
Essa é uma pergunta recorrente, mas que também é muito subjetiva. Em geral, os contratos de locação autorizam realizar pequenas modificações no imóvel, desde que elas não prejudiquem a estrutura original. Possivelmente, esse é o aspecto mais importante a ser considerado antes de iniciar uma obra: o tipo de mudança que será feita. O contrato de locação costuma trazer cláusulas específicas sobre o tema.
Portanto, a dica é que você leia o seu contrato de locação e converse com o proprietário, negociando as mudanças que gostaria de realizar. Em alguns casos, o proprietário autoriza a reforma, com a condição de que as mudanças sejam revertidas no ato da devolução do imóvel.
Em outros casos, dependendo do tipo de alteração e do resultado, o proprietário pode aceitar que o imóvel seja entregue sem a reversão do que foi feito. O ponto de partida, independentemente da situação, é a análise do contrato e o contato prévio com o proprietário. Não realize reformas ou mudanças de grande porte no imóvel sem antes conversar com o locador.
Em caso de dúvida, a imobiliária poderá oferecer as orientações e o suporte necessários ao longo de todo o processo.
Vale a pena adaptar um imóvel alugado?
Essa é também uma resposta que depende muito de cada situação. A adaptação é interessante à medida que ela traz bem-estar e satisfação para os novos moradores. Em geral, essas mudanças são promovidas visando a gerar mais conforto, ajudando a refletir o estilo do novo morador e suas necessidades.
A dica é que você avalie o que gostaria de fazer, os custos associados a essas mudanças e os benefícios que elas trarão para a sua rotina. Tornar o imóvel mais funcional, por exemplo, é uma adaptação interessante, já que auxilia na otimização dos espaços e facilita no dia a dia.
A decoração é sempre um excelente caminho, já que o custo costuma ser baixo, não há necessidade de autorização para inclusão de decoração, e você pode levar embora os itens decorativos quando se mudar.
Como adaptar o imóvel alugado?
Você pode fazer adaptações simples com um orçamento baixo e ainda promover mudanças interessantes nos ambientes. A seguir, destacamos algumas dicas nesse sentido.
Escolha dos móveis
Na hora de escolher os móveis de um imóvel alugado, opte por opções multifuncionais, como mesas dobráveis e sofá-cama. Muitos imóveis já estão mobiliados, por isso, avalie a real necessidade de investir nesse tipo de produto. O que não pode faltar na sua casa nova é uma cama confortável, mesas e cadeiras e um sofá aconchegante para receber amigos, descansar após o trabalho e reunir a família.
Iluminação
Uma iluminação adequada para cada ambiente é fundamental para o conforto e bem-estar. Por isso, utilize luminárias que se adaptem às suas necessidades, com lâmpadas adequadas e que permitam criar um ambiente aconchegante.
Organização
Independentemente do tamanho do imóvel, é fundamental que você mantenha uma boa organização dos seus pertences. A dica é investir em soluções inteligentes, como organizadores. Eles podem ser usados nos quartos, no banheiro e na cozinha, sempre visando a otimizar as atividades e facilitar a localização dos seus objetos pessoais.
Pequenas reformas
Faça pequenas mudanças, como a troca de puxadores de armários, pinturas nas paredes ou a colocação de papel de parede e a instalação de prateleiras. Além de facilitar a personalização, essas mudanças contribuem para trazer praticidade ao dia a dia. Confira algumas ideias:
- revitalize o ambiente com uma nova cor ou a colocação de um papel de parede – a dica é optar por tintas de fácil aplicação e rápida secagem;
- promova a troca de revestimento, renove o piso, os azulejos ou o papel de parede de áreas específicas, como a cozinha ou o banheiro;
- instale acessórios como luminárias, prateleiras, cortinas ou torneiras que combinem com seu estilo e suas necessidades;
- corrija pequenos danos, como rachaduras nas paredes, buracos nas drywall, ou problemas com a parte hidráulica ou elétrica — esse tipo de problema deve ser negociado com o proprietário nos termos do contrato e de vistoria.
Na hora de escolher os produtos e acessórios, dê prioridade por soluções que sejam fáceis de instalar e remover, sem causar danos ao imóvel.
Decoração personalizada
Decore o ambiente com quadros, fotos, almofadas e outros objetos pessoais. Você também pode aproveitar a beleza e a praticidade das plantas. Além de purificar o ar, a decoração com plantas traz vida ao ambiente e cria um clima relaxante e confortável.
Com criatividade e planejamento, você pode transformar seu imóvel alugado em um lar aconchegante e que traduza a sua personalidade. Adapte o ambiente às suas necessidades, considere o orçamento disponível e as regras contratuais e viva com mais conforto e bem-estar.
Lembre-se de sempre conversar com o proprietário antes de realizar modificações no imóvel. Em geral, recomenda-se a priorização de soluções práticas, simples e fáceis de serem revertidas. Invista em itens que tragam conforto e funcionalidade ao seu dia a dia, que podem ser levados embora quando o contrato de locação terminar.
Colocando essas dicas em prática, você conseguirá decorar e dar personalidade para o imóvel alugado, sem grandes investimentos e com a certeza de que não terá dificuldades com o locador.
Gostou deste conteúdo sobre imóvel alugado? Aproveite para seguir a gente nas redes sociais — LinkedIn, YouTube, Instagram e Facebook — e fique por dentro de outras dicas e conteúdos sobre o mercado imobiliário.