aluguel de apartamento em porto alegre aluguel de apartamento em porto alegre

Aluguel de apartamento em Porto Alegre: confira 5 dicas da Guarida

6 minutos para ler

Se você está pensando em mudar de cidade ou de bairro, saiba que Porto Alegre é um lugar maravilhoso, com todas as condições para oferecer uma ótima qualidade de vida. Procura por oportunidades de emprego, uma agitada e expressiva vida cultural? Aqui tem! Agora, se você for uma pessoa mais sossegada, que prefere o silêncio e a calmaria, pode confiar que são muitos os bairros e regiões com essas características.

É um fato que Porto Alegre é uma cidade que consegue atender às diversas necessidades e estilos de vida. No entanto, também é um fato que o processo de mudança costuma gerar um pouco de receio. Mas mantenha a tranquilidade! Alugar um apartamento na capital gaúcha pode ser a grande oportunidade de conquistar o seu objetivo, seja ele um emprego, estudos, um recomeço ou se estabelecer definitivamente e nós preparamos esse post para diminuir a suas incertezas.

Rafael Spolavori, gerente comercial de aluguéis da Guarida, respondeu às principais dúvidas que surgem ao alugar um apartamento em Porto Alegre. Conheça agora 5 dicas valiosas que vão te dar um empurrãozinho e fazer com que você tome a melhor decisão no seu processo de mudança. Acompanhe!

1. Vida em Porto Alegre

É uma cidade que contempla todas as preferências em estilo de vida, sem dúvida. O lugar, apesar de ser um importante centro urbano, é calmo como uma cidade pequena. Rafael é descritivo ao dizer que a cidade “possui regiões super badaladas como o Moinhos de Vento e a Cidade Baixa e outras regiões mais tranquilas e arborizadas, como os bairro Petrópolis e a Zona Sul da cidade, logo, viver em Porto Alegre pode ser agitado, mas, ao mesmo tempo, mais relax, de acordo com o seu ritmo de vida”.

Ele também ressalta a facilidade no deslocamento pela capital, visto que é uma cidade pequena comparada a outras capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Destaca a beleza e funcionalidade dos belíssimos parques naturais, bem como a ótima infraestrutura em educação, saúde e qualquer outro recurso. Por fim, enfatiza: “possui o pôr do sol mais bonito do Brasil (alguns dizem do mundo).”

2. Bairros

Quando se procura alugar um apartamento em Porto Alegre, a pessoa se vê diante de uma infinidade de bairros. Entre os mais conhecidos, tem o Petrópolis, Bela Vista e Jardim Botânico, na Zona Leste; o Jardim Europa, na Zona Norte; o Centro Histórico, o Bom Fim e o Menino Deus, na região central.

O estilo de vida e prioridades de cada pessoa é que serão fatores de decisão na escolha do bairro. “A Zona Sul irá oferecer um estilo de vida mais leve, descomplicado, superconectado com a natureza e com boas alternativas para a prática de esportes. Para aqueles que precisam constantemente viajar e querem estar próximos dos principais centros de compras da cidade, a Zona Norte é a região mais indicada”, orienta Spolavori. 

De toda maneira, Porto Alegre tem um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) mais altos do país, de acordo com dados do IBGE.

3. Custo de vida

São vários os fatores que devem ser levados em consideração ao se decidir mudar de cidade ou bairro. O custo de vida é o principal. Não é muito sensato definir com exatidão quanto custa morar em Porto Alegre, pois, cada bairro e região tem suas funcionalidades que se refletem em seu preço. No entanto, saiba que, por se tratar de uma grande capital brasileira, os valores de despesas fixas como deslocamento, alimentação e gasolina tendem a ser mais altos.

Logo, é essencial avaliar o preço do aluguel pretendido, taxas de IPTU e condomínio, suas despesas fixas atuais e comparar com seu atual custo de vida. Spolavori aconselha que se faça um planejamento financeiro, tendo como objetivo, uma reserva de pelo menos 30% dos ganhos para investimentos ou poupança. 

Ele também alerta: “se o custo de vida for mal avaliado, certamente a saúde financeira será comprometida ou todo o dinheiro do mês será gasto com contas fixas e lazer, não possibilitando a realização de investimentos de longo prazo e, pior, podendo acabar em endividamentos.”

4. Negociação de aluguel de apartamento em Porto Alegre

Depois que o futuro inquilino analisa se o imóvel é apropriado às suas necessidades, desejos e custo de vida, ele deverá pensar em uma proposta que considere justa ao imóvel. Para isso, é importante considerar o momento sócio, político e econômico em que ocorre a negociação. Em épocas de crise, por exemplo, há enormes mudanças na percepção de valor das coisas e os imóveis não fogem a essa regra.

Feita a proposta, é só deixar que a imobiliária conduza a negociação, pois ela vai garantir um acordo justo para as duas partes: inquilino e locatário. Spolavori fala da importância de existir um equilíbrio de poder nesse processo, em que ambas as partes saiam ganhando: “evite barganhas excessivas, enxergando apenas o seu lado, já que cada vez mais, a empatia é uma competência necessária em nosso dia a dia.”

Ele também pontua que, ao buscar os serviços de uma imobiliária de renome, como a Guarida, a pessoa pode ter confiança em relação ao estado real do imóvel e seu respectivo valor. 

5. Alugando o imóvel ideal

Pelo site da Guarida, você pode encontrar mais de 2 mil imóveis em oferta. Rafael ressalta que a imobiliária oferece um processo de locação 100% online, sem precisar sair de casa, sem necessidade de cartório e que, geralmente, não leva mais que dois dias até a entrega das chaves. “Alugar um imóvel hoje em dia não é mais uma experiência engessada e burocrática como antigamente”, explica o gerente que também comunica ser possível fazer visitas e tours virtuais com um consultor especialista pelo site da imobiliária.

Nossas dicas ajudaram você na decisão de alugar um apartamento em Porto Alegre? É incrível como a tecnologia deixa tudo mais fácil, concorda? Um processo que, poucos anos atrás, deixava todos os envolvidos de cabeça quente, hoje pode ser feito na tranquilidade e sem burocracia. Mas isso só é possível porque a Guarida é uma imobiliária com anos de experiência e tradição que não se deixa ultrapassar pelas mudanças da sociedade. Porto Alegre? O que dizer? Uma cidade completa, estruturada e superencantadora.

Então, o que você está esperando? Entre em contato conosco agora mesmo e garanta logo as chaves do seu novo apartamento.

Posts relacionados

Deixe um comentário