fbpx
dividir apartamento dividir apartamento

4 dicas essenciais para quem vai dividir o apartamento com outros estudantes

4 minutos para ler

É muito comum que estudantes se reúnam e resolvam dividir apartamento a fim de economizar nas despesas mensais e também para aproveitar a companhia uns dos outros durante o período da faculdade. Em um primeiro momento, a ideia de morar juntos pode parecer só diversão, mas é preciso estabelecer algumas regras para que a convivência seja saudável e não sofra desgastes ao longo do tempo.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas do que levar em conta antes e durante a sua moradia com mais pessoas para que todos possam ter boas experiências e cultivar um ambiente agradável dentro de casa nesse período. Acompanhe!

1. Escolha bem as pessoas com as quais você vai dividir apartamento

Esse é o primeiro e o mais importante dos passos. A pessoa com quem você vai dividir apartamento deve compartilhar minimamente das suas ideias, do seu estilo de vida e até da sua condição financeira, já que esse é um ponto crucial que faz a diferença no dia a dia e nas decisões, como contratação de um serviço de limpeza, escolha do apartamento, pacotes de internet, entre outros recursos que exigem gastos.

2. Separe sua comida e seus itens pessoais

Cada um tem suas preferências e hábitos na hora de se alimentar e tudo pode variar: desde a quantidade de comida ingerida diariamente até os tipos de alimento. Para que essa questão não se torne um problema, a dica é separar as comidas entre os moradores. Cada um compra o que gosta e o que pretende fazer em suas refeições. Se houver um acordo, guloseimas para compartilhar, como pipoca e salgadinhos podem ser divididas.

O mesmo vale para itens de higiene pessoal. É importante que cada um tenha seu kit de shampoo, condicionador, sabonete e outros produtos que devem ser mantidos em uso individual.

3. Organize os horários de uso das áreas comuns

Locais como sala, cozinha e banheiros, em alguns casos, são áreas comuns e seu uso deve ser dividido igualmente entre todos os moradores. Para isso, é preciso sentar e alinhar a rotina de cada um para que todos possam conviver sem se atrasar ou se prejudicar no dia a dia.

É importante estipular uma faixa de horário para banhos de cada morador, tempo na preparação dos alimentos e também do uso da sala, caso cada um deseje usar a televisão com uma finalidade diferente.

4. Estabeleça regras para limpeza e visitas

Esse é outro ponto que deve ser bem discutido entre os moradores: a limpeza da casa. Pode-se dividir os custos de uma profissional que limpe semanalmente ou, se todos concordarem, deixar a limpeza a cargo de cada morador em um sistema de rodízio, no qual uma pessoa fica responsável pela organização em cada semana.

Para manter os ambientes limpos até a próxima faxina, vale combinar algumas pequenas regras, como guardar os itens pessoais, não deixar nada espalhado nas áreas comuns, limpar a cozinha e o banheiro sempre que usar, recolher roupas do varal assim que estiverem secas, entre outras questões caso haja necessidade.

Ainda no quesito regras, combinar como serão recebidas as visitas também é importante. Isso porque pode acontecer de duas famílias resolverem visitar os moradores e a casa ficar cheia. Por esse motivo, é válido avisar sempre que for receber alguém, informando quanto tempo a pessoa pretende ficar.

Dividir apartamento pode ser uma experiência incrível e de muito amadurecimento. Por isso, é importante fazer dessa fase um período de desenvolvimento, sempre priorizando o respeito pelos colegas e o senso de coletividade.

E você, já passou por essa experiência ou pretende dividir o apartamento com alguém? Deixe seu comentário, vamos conversar!

Posts relacionados

Deixe um comentário