fbpx
vantagens de morar perto da faculdade vantagens de morar perto da faculdade

5 vantagens de morar perto da faculdade

6 minutos para ler

Iniciar os estudos em uma faculdade é o sonho de muitas pessoas. Porém, é um processo que envolve algumas mudanças na vida. São esforços que precisam ser feitos, como mudar para outra cidade e estar mais próximo ao local de estudo.

Quer entender melhor sobre as vantagens de morar perto da faculdade? Continue a leitura e fique por dentro de nossas dicas! Afinal, é uma decisão que impacta a vida de qualquer um que opta por cursar o ensino superior.

1. Ter mais tempo para lazer

A transição de uma jornada escolar para o ensino superior é uma grande mudança em muitos sentidos. É nesse momento que o aluno decide, por vezes, sua vida profissional que dura a vida toda. Não é um período fácil.

É fato conhecido que a vida universitária não é fácil quando o assunto é tempo. Em razão disso, residir perto da instituição pode trazer uma melhor qualidade de vida. Essa proximidade garante uma economia de tempo que é capaz de abrir oportunidade para fazer outras atividades.

Se você não está na mesma cidade em que estuda, independente do meio de transporte, gasta-se um tempo de locomoção. Viagens longas causam desgaste físico e mental e isso dificulta a possibilidade de ter instantes de lazer.

A verdade é que o estudante chega em casa cansado e não consegue fazer nada além de descansar. Porém, morando no mesmo local onde se estuda, oportuniza a pessoa a ter um tempo de descanso de melhor qualidade. Pois muitos estudam e trabalham, o que pesa ainda mais a rotina.

2. É mais econômico

A questão de pagar um aluguel em algum imóvel nas redondezas da universidade gera diversas dúvidas. Mas a verdade é que muitas vezes arcar com transporte público ou particular para o trajeto é muito custoso! Alugar uma quitinete ou um apartamento pequeno tem o potencial de te poupar bastante.

Alguns cursos exigem aulas em turnos diferentes, fazendo com que seja preciso retornar mais de uma vez ao curso. Para quem já está na cidade certamente é muito melhor. A vantagem não versa apenas sobre descanso, mas também com alimentação e eventual transporte.

3. Há mais qualidade de vida

Como tudo na vida, para alcançar um objetivo, é necessário esforço. E estudar não é diferente, não é mesmo? Morar distante da escola superior exige toda uma preparação, pois a pessoa depende de transporte.

Ou mesmo de carro próprio: acordar e se organizar com antecedência para chegar no horário é uma realidade. Enfrentar trânsito, eventual engarrafamento, tudo isso gera um desgaste muito grande. E com certeza o impacto não é apenas financeiro.

Noites mal dormidas, estresses rotineiros certamente causam problemas de saúde e afeta a qualidade de vida. E não é só isso: todo esse cansaço afeta a eficiência nos estudos. Logo, é interessante pelo menos buscar entender as vantagens de morar perto da faculdade.

Além do mais, você tem a chance de aproveitar melhor a sua vida universitária. Tem a parte boa de sair com os amigos para barzinhos e eventos e não se trata apenas de estudar. Se você mora distante, muito provavelmente vai interagir tanto com os colegas nos momentos de lazer.

4. Traz maior independência na vida e nas responsabilidades

Sair da casa dos pais ou da zona de conforto por vezes é um processo difícil. Se deparar com uma nova realidade e novas responsabilidade é desafiador, principalmente para um jovem. Nesse sentido, a busca pela independência é fundamental para a experiência da vida adulta.

Viver em outra localidade e cursar o ensino superior (que já traz muitos desafios) é muito bom para conquistar autonomia. Paralelo à vivência de habitar sozinho vem a maturidade de reger a própria vida em todos os termos.

Fazer as próprias compras, pagar contas, dentre outras coisas que fazem parte da vida independente. Isso faz com que você aprenda a gerenciar o seu dinheiro e controlar os seus gastos, o que é um aprendizado muito interessante.

5. Existe grande motivação para continuar os estudos

Dentre todas as vantagens de morar perto da faculdade seguramente uma delas é a motivação para dar continuidade aos estudos. Todos os sacrifícios de estar longe da instituição é capaz de desmotivar o estudante, sem dúvidas! O esgotamento tem o potencial de desmotivar e por isso situar-se em local vizinho é vantajoso.

Acordar cedo, encarar o frio ou o calor para chegar na aula e esperar condução consome tempo e energia. É realmente uma grande dificuldade quem passa por esse tipo de situação. Por isso, não tenha receio em buscar mobílias nas redondezas da sua universidade.

Muitas vezes as pessoas acham que é muito caro e que não vale a pena. Mas é pertinente que você procure, converse com colegas que estejam na mesma situação e veja essa possibilidade. São muitas as vantagens de morar perto da faculdade e você ainda tem a chance de dividir o aluguel com outro universitário.

Esse fato pode ser muito bacana, caso você esteja aberto para isso. Além de economizar no aluguel, eventualmente pode propor divisão com a conta de luz e com os alimentos. Se for um amigo íntimo é provável que a experiência seja muito legal!

Talvez você esteja passando uma situação desgastante sem necessidade. Ou, caso tenha que investir um pouco a mais, dependendo da situação, é benéfico para sua saúde! Não apenas física, mas também mental.

São vários anos vivendo a mesma rotina e se ela se tornar um martírio pode fazer você desmotivar totalmente de continuar. Portanto, não deixe que a situação chegue nesse ponto. Procure uma imobiliária séria e que ofereça um bom atendimento.

Nessa oportunidade, converse sobre suas preferências e possibilidades para arcar com eventual locação. Com certeza uma empresa com profissionais competentes têm o conhecimento do que vai ser ideal para as suas perspectivas.

Conhecer as vantagens de morar perto da faculdade é um diferencial na sua trajetória acadêmica. Muitos problemas são evitados quando as decisões são tomadas de forma inteligente. Um curso de graduação superior leva anos e você precisa estar confortável com isso.

Gostou de entender melhor sobre a temática? Siga a gente no Instagram e no Facebook e fique ligado nas nossas melhores publicações!

Posts relacionados

Deixe um comentário