bairro petrópolis bairro petrópolis

Bairros que amamos em Porto Alegre: Petrópolis

7 minutos para ler

Porto Alegre é uma cidade grandiosa, com uma diversidade fascinante de lugares para conhecer e se admirar. O bairro Petrópolis é um deles. Além de ser um dos melhores locais para se morar na capital, ele possui várias opções para descanso, lazer, curtir a natureza e sair do agito do dia a dia.

É um bairro muito bem estruturado, com acesso a diversos serviços importantes de saúde, educação, negócios, alimentação e moradia. Um lugar tranquilo, com trânsito calmo e que proporciona uma grande qualidade de vida a seus moradores e trabalhadores.

Quer conhecer melhor esse bairro que tanto amamos? Nós, da Guarida, estamos aqui para mostrar o que ele tem de tão especial. Confira!

Localização

O bairro Petrópolis faz divisa com vários outros: é vizinho do Santa Cecília, Jardim Botânico, Rio Branco, Bela Vista, Três Figueiras e Jardim do Salso. Está localizado em uma região nobre da cidade. Suas ruas arborizadas abrigam imóveis dos mais variados tipos — desde os empreendimentos de alto padrão aos prédios antigos de arquitetura tradicional, bastante característicos dessa região.

Por ser cortado pela avenida Protásio Alves e delimitado pela Avenida Ipiranga, o Petrópolis é uma zona bastante independente, com um comércio próprio variado e muito forte. É isso que torna a conveniência um atributo bem marcante do lugar. O bairro fica a cerca de 15 minutos do centro, além de fazer divisa com a avenida Nilo Peçanha, que leva ao Shopping Iguatemi.

Educação

Para as famílias que procuram boas escolas para seus filhos, o Petrópolis possui ótimas opções de instituições de educação, para todas as idades — da creche ao ensino superior. Alternativas muito conhecidas são o Colégio Santa Inês e o Colégio Vicentino Santa Cecília. Também fica muito próximo de universidades, como PUCRS, UNISINOS e UFRGS. 

A educação de qualidade e a facilidade de locomoção dos estudantes são um dos principais diferenciais do bairro, que também é conhecido pela sua segurança. Além disso, quer saber uma curiosidade bem legal? O bairro foi residência de pessoas inteligentíssimas, como o renomado escritor gaúcho Érico Veríssimo. Até hoje, é local de residência de seu filho, o escritor Luís Fernando Veríssimo, e também da escritora e jornalista Martha Medeiros.

Saúde

O bairro Petrópolis possui uma excelente e preparada infraestrutura na área da saúde, com farmácias, laboratórios, centros e postos de atendimento. Há, também, clínicas de fisioterapia, quiropraxia, odontológicas e de inúmeras especialidades médicas. No bairro estão localizados o hospital católico Mãe de Deus e o Protásio MAE. O Hospital de Clínicas (público, geral e universitário), considerado um dos mais conceituados do país, também fica lá. 

Pontos Comerciais

A avenida Protásio Alves, que atravessa o bairro, é um relevante trajeto comercial da capital gaúcha. Nela, você encontra diversos serviços de comércio — padarias, lanchonetes, lojas, supermercados, academias, bancos, farmácias, coworkings, centros comerciais e muito mais. 

A localização privilegiada e a excelente infraestrutura do bairro Petrópolis fazem com que sua atividade comercial seja extremamente diversificada, ativa e dinâmica. É excelente para quem busca um lugar prático para se viver e trabalhar.

Natureza 

O bairro Petrópolis é ideal para quem quer desfrutar de um contato maior com a natureza. As ruas arborizadas junto da arquitetura antiga tradicional trazem um charme especial. Também não faltam áreas verdes para passear, descansar, fazer atividades físicas e levar as crianças ou seu pet. Por isso, é um dos lugares preferidos das famílias com filhos pequenos. Ao todo, são oito praças espalhadas pelo território, que dispõe do Jardim Botânico de Porto Alegre ali pertinho.

A Praça André Forster é uma ótima opção para quem quer aproveitar a natureza, com um gramado perfeito para piqueniques. O local ainda conta com vários bancos para descanso e um pergolado. Quem curte praticar esportes pode utilizar a quadra poliesportiva e as bicicletas da estação do Bikepoa — ótimas para explorar o parque e as ruas do bairro. Aos sábados, a feira de orgânicos leva alimentos e produtos fresquinhos para quem faz questão de uma vida mais saudável e orgânica.

A Praça Nações Unidas também é um ótimo ponto de encontro, seja para uma conversa, seja para passear com os animais de estimação ou tomar um chimarrão ao fim da tarde. Calma e arborizada, ela tem uma quadra de esportes e é perfeita para as crianças e os adolescentes aproveitarem o dia e fazerem amizades.

Gastronomia

O bairro Petrópolis possui restaurantes e bares com excelentes cardápios que satisfazem todos os gostos e as dietas. De alternativas veganas, como o Vê – Empório e Restaurante Vegano, até restaurantes tradicionais, como a churrascaria Barranco. Todos contam com a opção de delivery

Para a galera que curte um ambiente mais descontraído e descolado, o Complex Skatepark oferece alternativas gastronômicas diversas, com uma pista de skate, espaço para eventos e coworking. Já para quem curte uma gastronomia mais típica, a pizzaria Nono Ludovico possui um menu variado e completo em pizzas e massas, além de uma ambiente pra lá de charmoso e acolhedor. Também tem exótico Guacamole, todo temático, com um cardápio inteiro mexicano e músicas tocadas por mariachis.

Esses são apenas alguns dos restaurantes mais conhecidos. Há inúmeras outras opções em todo o bairro Petrópolis. Com uma variedade de estilos e comidas, o bairro inteiro é lotado de boas opções. Vale a pena conhecer!

Clubes

Além da diversidade de praças, no Petrópolis, há grandes clubes, com piscinas, espaço para lazer, prática de esportes e outras programações. Para quem quer divertir-se, eles são ótimas opções para curtir o tempo livre.

O Grêmio Náutico União é um deles — centenário e um dos mais tradicionais da cidade. Lá, você encontra de tudo! Quinze quadras de tênis, cinco piscinas, academia, quadras poliesportivas, playgrounds, áreas verdes e até uma escola de idiomas. Tudo para oferecer lazer e qualidade de vida para os frequentadores. Além da disponibilidade desses espaços, ainda são promovidas atividades, como grupo de escoteiros e cursos diversificados.

O antigo Petrópolis Tênis Clube, que agora também faz parte do Grêmio Náutico da União, conta com mais de dois hectares de extensão e é uma ótima opção com piscinas, academia (com aulas de pilates e lutas) e quadras esportivas. Além disso, são oferecidos serviços, como cabeleireiro e assistência em informática. Quem quer apenas curtir, pode convidar os amigos para relaxar e preparar um bom rango nas churrasqueiras disponibilizadas pelo local.

Entendeu por que somos apaixonados pelo bairro Petrópolis? Ele se destaca pela sua ótima infraestrutura, pelo clima acolhedor e pela estética versátil. É uma ótima opção para quem preza pela vida prática, sem abrir mão do encanto de um lazer agradável, ou mesmo para quem só busca trabalho ou diversão. Precisa economizar tempo? No Petrópolis, tudo está ao seu alcance. Quer qualidade de vida? A natureza e o lazer são abundantes e diversificados. 

Gostou das dicas deste artigo? Comente aqui a sua opinião sobre esse bairro que é pura simpatia, acolhimento e beleza. Vamos adorar saber o que você pensa!

Posts relacionados

Um comentário em “Bairros que amamos em Porto Alegre: Petrópolis

Deixe um comentário