5 dicas para ter uma boa convivência em condomínio

5 minutos para ler

Viver em condomínio tem lá suas vantagens. Mas, se por um lado a segurança, o conforto e a comodidade de ter tudo sempre à mão encantam os moradores, há também os problemas com barulhos, animais, vazamentos e tantos outros que podem interferir a harmonia e a boa convivência em condomínio e entre os vizinhos.

Para que a vida em comum em condomínio seja tranquila e harmoniosa, é muito importante que cada morador faça a sua parte, adotando condutas e sabendo respeitar o seu espaço e o do seu vizinho. Pensando nisso, preparamos 5 dicas simples e muito necessárias para uma boa convivência em condomínio. Confira!

1. Horário de silêncio

Conhecer as normas de silêncio do prédio e não fazer barulhos após o horário estabelecido é requisito fundamental para uma boa convivência em condomínio. Apesar da legislação não determinar um horário fixo para a chamada lei do silêncio, muitas vezes o condomínio tem este horário estipulado em seu regulamento interno. Se o condomínio não apresenta esse tipo de norma, vale levar em consideração o uso do bom senso para que todos evitem ao máximo barulhos durante horários muito cedo ou de madrugada. Esta mesma particularidade se aplica em caso de reformas. Os condomínios devem ter acordado em seu regulamento interno  os dias e horários em que será possível realizar.

2. Animais de estimação

Para os moradores que têm animais de estimação no seu apartamento, é muito importante que alguns cuidados especiais sejam tomados para que haja uma boa convivência entre todos. A falta de cuidados com os animais e a perturbação do sossego e do descanso dos vizinhos podem se transformar em um grande problema. Por isso, usar as entradas de serviço, utilizar sempre a guia em áreas comuns, limpar as sujeiras feitas pelo animal nas dependências do condomínio e não deixar o animal sozinho no apartamento por muitas horas são algumas atitudes que devem ser tomadas pelos donos dos animais.  Além disso, se caso o animal estiver causando transtornos aos vizinhos, o dono poderá estar sujeito a notificações. Ou, até mesmo, ser penalizado com multa, pois estará infringindo as regras estipuladas no regulamento interno e convenção.

3. Áreas comuns de lazer

A área de lazer é uma das vantagens de quem prefere viver em condomínio, sendo muitas vezes o grande atrativo entre os moradores. No entanto, algumas normas e horários de uso precisam ser estabelecidos para que o sossego e a tranquilidade de todos não sejam prejudicados. Por isso, os moradores que utilizam as áreas comuns do seu condomínio, tais como piscina, academia e salão de festas, precisam estar atentos às regras. Devem, portanto, tomar cuidados com a preservação das dependências que são um bem comum a todos.

4. Lixo

Os moradores devem ter um cuidado redobrado quando forem jogar o lixo fora. Ter um mau hábito com relação ao lixo doméstico não só gera transtornos aos vizinhos, como também deprecia o condomínio. Além disso, pode até mesmo prejudicar a saúde e gerar a aplicação de multa.

Depositar o lixo ensacado, separando os resíduos orgânicos dos recicláveis, transportá-lo com cuidado para dentro da lixeira nos dias e turnos estabelecidos pelo DMLU, e ainda verificar se o lixo não está exalando odores, são alguns hábitos e normas estabelecidas na legislação municipal. Se não cumpridas além da aplicabilidade da multa ao condomínio dificultará a boa convivência em condomínio. O mesmo cuidado precisa valer também para papéis e bitucas de cigarro, não devendo jamais os moradores jogarem esse tipo de lixo pela janela ou no chão das áreas comuns do prédio. Aqui, educação e respeito precisam estar sempre juntos.

5. Vagas de garagem

As vagas de garagem são também uma questão constante na vida de quem mora em condomínio. Não estacionar o carro na vaga do vizinho sem autorização, não ultrapassar o seu espaço por ter estacionado o carro de forma errada ou por ter adquirido um veículo maior que o tamanho de sua vaga, não usar a garagem como depósito para entulhos, respeitar o limite de velocidade e não buzinar são algumas atitudes que os moradores precisam tomar bastante cuidado, além de muito bom senso e respeito a todas as normas de garagem do condomínio.

Essas são dicas básicas, mas muito importantes para quem mora em condomínio viver em harmonia. Mesmo assim, para que todos convivam bem, existem muitos outros fatores que devem ser considerados, pois viver em sociedade não é nada fácil. Para auxiliar a boa convivência e administração do condomínio é bem importante que se eleja um bom síndico e uma empresa de administração de condomínios experiente e de confiança. A Guarida Imóveis oferece serviços de administração condominial há 38 anos e possui serviços úteis, eficientes e muito importantes para a administração de um condomínio de qualquer porte.

Posts relacionados

Deixe um comentário