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Proprietários

Conteúdos nessa seção

Como acessar a agência virtual ?

Acesse o site e clique em Agência Virtual, no login insira o e-mail cadastrado do titular e senha de acesso. Caso seja o seu primeiro acesso, basta colocar o seu e-mail cadastrado na Guarida e verificar e na sua  caixa de entrada o Código de Acesso, e caso não identifique não esqueça de verificar no spam.

Sou proprietário e quero deixar meu imóvel para alugar na Guarida, o que devo fazer?

Fique tranquilo, pois nosso processo pode ser 100% online. Para disponibilizar seu imóvel para locação, basta nos enviar as documentações: matrícula, escritura, contrato de compra e venda, RG e CPF do proprietário se preferir pode entregar pessoalmente em uma das nossas agências orgânicas. Precisamos também receber as fotos do imóvel, pois, desta forma, já daremos início à comercialização em toda nossa rede.

Após o recebimento da documentação, entramos em contato e marcamos um horário para que um dos nossos avaliadores possa ir até o imóvel para conhecê-lo, realizar as fotos profissionais e pegar a cópia das chaves para visitação.

Insira seus dados na página e iremos dar andamento na locação do seu imóvel!

Qual a responsabilidade do locador?

O locador tem a responsabilidade de entregar ao inquilino com condições de uso , “responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação”, mantendo sua integridade, dentro do que for de sua responsabilidade, bem como o pagamento das despesas extraordinárias, exemplo: reforma da fachada, compra de equipamentos para salão de festas, piscina, segurança, paisagismo, pagamentos rescisórios de empregados anterior à locação e fundo de reserva.

Sou proprietário e estou com dúvidas, como devo proceder?

Contate seu Gestor Patrimonial através dos nossos diversos canais. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir e fazer o possível para solucionar suas demandas.

Como é feito o atendimento ao(à) proprietário(a)?

O atendimento ao(à) proprietário(a) pode ser feito das seguintes formas:

  • Pela nossa central de atendimento através do número (51) 3327-9001, ou, pelo WhatsApp (51) 99550-3822.
  • Presencialmente, na nossa agência localizada na Rua Sete Setembro-1087- Centro Histórico de Porto Alegre

Verifiquei que existem taxas em aberto do meu imóvel de água e luz, como resolvo isso?

Se você verificou que existe alguma taxa em aberto de condomínio, luz, IPTU, gás, etc. do seu imóvel correspondente ao período da locação, entre em contato com seu Gestor(a) Patrimonial por e-mail, ou, pelo WhatsApp, através do número (51) 99550-3822.

Quais despesas cobradas no boleto do condomínio são de responsabilidade do(a) proprietário(a) e o(a) inquilino(a) poderá solicitar o reembolso?

Segundo a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91), é de responsabilidade do(a) locador(a) o pagamento das despesas extraordinárias do condomínio.

As despesas extraordinárias, pelas quais o(a) proprietário(a) deve pagar, consistem em obras de reformas de melhorias, pintura da fachada, indenizações trabalhistas anteriores à locação e fundo de reserva, desde que não seja utilizado para pagamento de contas ordinárias durante o período da locação do imóvel.

Para solicitar o reembolso dessas despesas, o(a) inquilino(a) deve apresentar a comprovação da despesa pelo boleto do condomínio. Em alguns casos, é necessária a apresentação da ata da assembleia em que aquela despesa foi autorizada e o comprovante de pagamento do condomínio.

É de responsabilidade do(a) inquilino(a) o pagamento de todas as despesas ordinárias do condomínio, tais como manutenção e conservação do jardim, elevador , portões, interfones, piscina e seguro condominial.

Em caso de dúvida, entre em contato com seu Gestor Patrimonial pelo WhatsApp (51) 99550-3822 ou pelo e-mail: [email protected], ou fale com nossa assistente virtual, através do (51) 3327-9001 ou pelo chat do site.

Qual a diferença entre o contrato de administração e o contrato de locação?

O contrato de administração é aquele realizado entre Guarida e locador, e estabelece as taxas de administração, taxa de contrato e taxas adicionais, se houver, bem como as responsabilidades e obrigações de ambas as partes.

Já, o contrato de locação é aquele firmado entre o(a)locador e o(a) inquilino(a) por intermédio da Guarida. Nele, ficam estabelecidos a vigência do contrato, o prazo mínimo para desocupação, o valor do aluguel, entre outras responsabilidades e obrigações.

Qual a periodicidade do reajuste do aluguel?

O reajuste do aluguel acontece anualmente, no mês de aniversário do contrato. Por exemplo, se o contrato iniciou em 14 de maio de 2020, então a cada ano, no mês de maio, será realizado o reajuste do aluguel. Para o cálculo do reajuste, é utilizado o índice estabelecido em contrato, sendo geralmente o IGPM-FGV.

Caso o contrato não tenha iniciado no primeiro dia do mês, o aluguel será reajustado no mês de aniversário proporcionalmente aos dias do início do contrato. No mês seguinte, o reajuste já será sobre o valor do mês inteiro. Por exemplo, se o contrato iniciou no dia 14 de maio de 2020, no aluguel de 05/2021, serão cobrados 13 dias do valor antigo e 17 dias do aluguel reajustado. Já no aluguel de junho de 2021, o valor total estará com o reajuste.

Em caso de dúvida, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99550-3822 ou pelo e-mail: [email protected], ou através do (51) 3327-9001 ou chat do site.

Recebi meu demonstrativo, mas ele está negativo. Como devo proceder?

Se seu demonstrativo estiver negativo, isso significa que os valores debitados (coluna “Pagamentos” da prestação de contas) foram maiores do que os valores creditados (coluna “Recebimentos” da prestação de contas). Dessa forma, não há pagamento a receber da Guarida.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Gestor Patrimonial pelo WhatsApp (51) 99550-3822, ou pelo e-mail: [email protected].

Como faço para alterar minha conta bancária para pagamento?

Para realizar a alteração de sua conta bancária, ou qualquer outro dado do seu cadastro, entre em contato com seu Gestor Patrimonial nos canais abaixo:

Declaração de rendimentos (DIMOB) e informe de rendimentos, como funciona?

A Guarida, anualmente faz declaração de rendimentos de todas as operações de locação à Receita Federal, de forma detalhada, conforme os dados estabelecidos em contrato de administração e locação.

A Guarida também disponibiliza aos (às) proprietários (as) anualmente o Informe de Rendimentos que deve ser apresentado à tributação na Declaração Anual de Imposto de Renda. Podem ser descontados dos rendimentos as taxas pagas à imobiliária e algumas despesas relativas ao imóvel locado.

Consulte o seu contador para detalhes. Este documento fica disponível na Área do Cliente em nosso site, e você também pode solicitar ao seu Gestor Patrimonial.

Devido à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei Nº 13.709, de 2018), não podemos enviar o Informe de Rendimentos, bem como outras informações dos clientes, para contatos que não estão estabelecidos no cadastro do cliente.

Em caso de dúvida, entre em contato nos canais abaixo:

Quando o imóvel volta a ser anunciado após uma rescisão?

Realizada a rescisão do imóvel e estando em condições de ser alugado novamente, o imóvel é disponibilizado automaticamente para uma nova locação. Essa informação é enviada por e-mail ao(à) proprietário(a), bem como o valor de locação sugerido. Caso não concorde com valor de avaliação de oferta , deve enviar email para sua Gestora solicitando o ajuste do valor.

Como é feita a manutenção do imóvel em período desocupado?

A responsabilidade pelas manutenções no imóvel que se encontra desocupado é do(a) proprietário(a). Em contrato de administração, se estabelece como obrigação do(a) proprietário(a) garantir que inexistem quaisquer restrições ou limitações na utilização do imóvel.

Qualquer manutenção necessária, porém, pode ser solicitada à Guarida, que irá fazer o orçamento e enviar ao(à) proprietário(a). Com a autorização da manutenção, iremos providenciar a execução do serviço, sendo os valores cobrados por boleto ou, em alguns casos, na prestação de contas.

Como é feita a manutenção de eletrodomésticos do imóvel locado?

a hipótese de o imóvel ser locado com eletrodomésticos, eles deverão estar em perfeito estado de funcionamento, sendo responsabilidade do(a) proprietário(a) substituí-los sempre que forem constatados problemas que impeçam ou prejudiquem o seu uso pelo(a) inquilino(a), desde que oriundos do desgaste natural do tempo e mediante apresentação de orçamento que comprove que o problema não foi causado pelo uso inadequado pelo(a) inquilino(a).

Após o imóvel estar locado, de quem é a responsabilidade da manutenção?

De acordo com a legislação, o(a) proprietário(a) deve solucionar problemas relativos a vícios ocultos e estruturais do imóvel existentes antes da locação. O(A) inquilino(a) fica responsável pelos danos decorrentes de mau uso. Porém, a legislação não é muito específica sobre itens e tempo; por isso, é importante solicitar uma visita técnica primeiro.

Por exemplo, se o(a) inquilino(a) estiver no imóvel há 2 anos e constatar um problema com a fossa ou caixa de gordura, ele(a) mesmo(a) deve tomar as providências. Porém, se o problema acontece no primeiro mês de locação, o(a) proprietário(a) deve corrigir. Para sua comodidade, a Guarida disponibiliza parceiros de manutenção para ajudar em qualquer problema.

Ao receber uma solicitação de manutenção do(a) inquilino(a), nossa equipe faz a avaliação e providencia o orçamento para realizarmos o serviço. O(A) proprietário(a) pode tirar as dúvidas com o técnico responsável sempre que achar necessário, bem como decidir sobre a realização da manutenção de forma particular.

Recomendamos aos(às) proprietários(as) que sempre façam os reparos necessários para manter sempre o(a) inquilino(a) satisfeito(a) e o imóvel ocupado, considerando ainda a obrigação estabelecida em contrato de administração da garantia, pelo(a) proprietário(a), da inexistência de quaisquer restrições ou limitações na utilização do imóvel.

A realização de manutenções pode ser feita pela nossa equipe ou pode ser feita pelo(a) proprietário(a) ou alguém designado por ele(a). O pagamento das manutenções realizadas com valores antecipados pela Guarida pode ser feito por boleto emitido por nós ou pode ser descontado na prestação de contas.

Em caso de dúvida, entre em contato nos canais abaixo: