4 coisas sobre morar em Santa Maria que você talvez não saiba

4 minutos para ler

Santa Maria, cidade coração do RS, está localizada a 300km da capital Porto Alegre. É uma cidade que guarda muitas histórias e é cenário para a vida de muitos estudantes que se mudam para fazer faculdade na Universidade Federal. Ou, também, para famílias de militares que se mudam transferidos. Quem mora na cidade (ou já morou) por um tempo sabe que viver nela é uma experiência única e que existem coisas que só quem já viveu lá sabe.

Se você está pensando em  morar em Santa Maria ou pretende fazer faculdade lá, antes de  tomar essa decisão e já começar a procurar um imóvel, nós queremos te ajudar contando 5 coisas sobre morar em Santa Maria que talvez você não saiba.

1. Custo de vida

Assim como toda cidade do interior, Santa Maria tem um custo de vida mais baixo  comparado com cidades da capital. O fato de a cidade ser menor faz com que ninguém precise se deslocar por longas distâncias no dia a dia. Por isso, os gastos com gasolina ou transporte acabam ficando bem mais em conta. Comer fora também é mais tranquilo, e os gastos em bares e restaurantes ficam em torno de R$3,00 mais barato do que em estabelecimentos da capital.

Suas contas fixas como água, luz, internet podem dar uma leve diminuída de preço. Opções de entretenimento saem bem mais em conta também, apesar de haver menos lugares do que na capital. Em Santa Maria você muito possivelmente viverá um padrão de vida melhor, do que se morasse na capital.

2. Tudo é muito perto

Não estamos falando somente de tudo perto dentro da cidade, a cidade de Santa Maria em si é próxima das outras cidades do Rio Grande do Sul. Isso porque está bem no centro, no meio do estado, a caminho de todas as regiões. A maior parte da cidade se concentra no bairro Centro. Os demais bairros vizinhos podem usufruir do comércio, lojas, clubes, transporte e todas as facilidades que o Centro oferece bem pertinho de casa.

Para ir até o bairro que abriga a universidade federal não precisa um grande deslocamento também, porque Camobi, o bairro da UFSM, fica a apenas 17 minutos de distância do Centro. Caso você decida comprar um imóvel em Santa Maria, saiba que você vai morar perto de tudo!

3. Sempre se renovando de boas energias

Uma das melhores coisas de morar em Santa Maria é que apesar de ser uma cidade do interior, ela não “sofre do mal” de ter sempre as mesmas pessoas. Uma das coisas boas que a Universidade Federal e a base militar trouxeram para Santa Maria é, sem dúvida, a renovação constante de moradores. Cada semestre que passa pessoas vão embora e entram novas.

Os jovens que se mudam para a cidade, atraídos pelas universidades, são responsáveis por manter o bom astral, a jovialidade e a energia da cidade. Por isso, Santa Maria é uma cidade que dificilmente cai na mesmice e monotonia. É pelo fato do grande número de estudantes que moram na cidade também, que existem muitos restaurantes e lanchonetes, já que geralmente esta faixa etária recorre a tele-entrega e restaurantes para se alimentar.

4. Pessoas hospitaleiras

Diferente de muitas cidades do interior, onde existem famílias com sobrenome tradicionais que não se misturam, em Santa Maria isso simplesmente parece não existir. Os santamarienses costumam ser bastante hospitaleiros, pois estão muito acostumados com o vai e vem de moradores. Muitos vivem na cidade para cursar a faculdade, se formam e vão embora, recém aprovados no vestibular da universidade que se mudam todo o semestre ou famílias de militares transferidos que estão sempre indo e vindo da cidade.

Aqueles que vivem a situação de chegar na cidade e serem novatos por um tempo, também acabam recebendo os mais novos moradores de braços abertos, pois já viveram a situação de ser novo na cidade uma vez. Um povo hospitaleiro, que acolhe e ajuda quem chega de fora. Se você precisar procurar e comprar um imóvel em Santa Maria, pode ter certeza que vai ter gente boa e amiga para te ajudar.

Posts relacionados

Deixe um comentário