fbpx
coliving coliving

O que é coliving e como funciona na prática, afinal?

6 minutos para ler

É fato que desde a antiguidade o ser humano vive em sociedade a fim de conseguir se proteger e buscar melhores condições de vida. Atualmente, um novo conceito de moradia compartilhada tem surgido e chamado a atenção de muitas pessoas. O coliving, como é chamado, serve para conectar pessoas por meio de moradias compartilhadas.

Esse novo ideal é direcionado para indivíduos que desejam estar conectados com outras pessoas, que buscam um senso de comunidade, economia e trocas de ideias. Logo, o coliving tem sido uma nova tendência urbana que tem atendido os gostos de diversos públicos.

Está gostando do post? Prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!

O que é coliving?

É um conceito que denomina moradias compartilhadas, ou seja, espaços que serão utilizados por diversas pessoas, como sala de jantar, lounge, lavanderia e espaço de coworking.

Diante disso, essa nova tendência urbana visa ajudar as pessoas a terem melhores relações, não se sentirem sozinhas e solitárias, além de conseguirem economizar uma grana, afinal, as mensalidades desses ambientes partilhados se tornam mais acessíveis.

Além disso, esses espaços de coliving são administrados e projetados por empresas especializadas nesse ramo a fim de gerar aos moradores uma experiência segura, prática e confortável.

Como funciona essa nova tendência urbana?

Por se tratar de uma comunidade em que as pessoas criam laços de convivência, trocam ideias, experiências e favores, o coliving tem se tornado um empreendimento diferenciado. Isso porque o espaço destinado para criar esse ambiente é bem interessante, com um design marcante e tecnológico.

Esse imóvel compartilhado funciona da seguinte maneira: é feito um aluguel de apartamentos de pequeno porte que podem possuir salas e cozinhas menores e, assim, a mensalidade inclui a utilização dessas áreas de convivência, como é o caso de sala de jogos, sala de estudos e lavanderias.

Diante disso, o inquilino vive em seu quarto e o restante dos cômodos são divididos para outras pessoas. Logo, nesse elo de convivência, há uma economia colaborativa, no qual os indivíduos se esforçam para evitar desperdícios através do compartilhamento das coisas.

Então, depois que você assina o contrato e aluga o seu espaço, basta fazer a sua mudança. Outra coisa, você não precisa se preocupar com decoração e eletrodoméstico, afinal, o coliving conta com uma estrutura bem equipada para atender o morador.

Quais as principais vantagens do coliving?

Morar em um ambiente rodeado de pessoas é bem satisfatório, afinal, a socialização e a sensação de companheirismo são fortes características desse espaço. Listamos abaixo algumas vantagens do coliving, fiquem atentos!

Acessibilidade

A facilidade de acesso a diversos pontos importantes da cidade fazem do coliving uma excelente opção de moradia, afinal, a sua localização está entre grandes centros comerciais, universidades, restaurantes e metrôs. Logo, as pessoas que optam por esse tipo de imóvel economizam com transporte e ainda ajudam o meio ambiente, visto que não precisam usar carros e motos para se deslocarem.

Redução de custos

Para quem deseja economizar, o coliving é uma boa alternativa, pois é possível compartilhar o espaço com diversos amigos fazendo com que o custo seja reduzido. Além disso, a mensalidade paga já inclui água, luz e internet e o valor cobrado é fixo, por isso eles podem organizar a sua vida financeira sem grandes surpresas no final do mês.

Socialização

Essa característica é a mais marcante quando se refere ao coliving, visto que nesse ambiente compartilhado é possível estar com todo tipo de pessoa, aprender sobre diferentes religiões e culturas, além de ganhar uma verdadeira família.

Uma novidade é que, nos últimos anos têm crescido a procura de coliving por pessoas da terceira idade, afinal, por se sentirem sozinhas, procuram por ambientes que sejam bem-aceitos e que terão com quem conviver.

Design moderno

Caso você seja uma pessoa que valoriza a estética, o coliving é uma boa opção, visto que ele oferece um visual moderno, extremamente funcional e arrojado fazendo com que o ambiente seja harmonioso e agradável.

Sustentabilidade

Ter um pensamento consciente no que se refere ao meio ambiente é uma atitude extremamente necessária. Então, caso você opte por esse imóvel compartilhado você ajudará a natureza, pois esses espaços são bem localizados e, por isso, não precisa poluir o ar com a queima de combustíveis dos carros.

Outra coisa que precisa ser pontuada é sobre o lixo eletrônico que também é uma ameaça para o ecossistema. Morando em um coliving, os objetos eletrônicos são compartilhados, tornando desnecessário acumular esses itens individuais.

Burocracia zero

O trabalho e a burocracia em alugar um coliving é bem menor quando se comparado com o aluguel de um apartamento comum, isso porque você só precisa apresentar alguns documentos e assinar uma ficha de cadastro. Logo, aquela dor de cabeça em procurar fiador e cheque de calção não são necessários para viver em um coliving.

Tempo livre

É preciso pontuar que morar em lugar menor e compartilhado com outras pessoas, você gasta menos tempo com limpeza e outros reparos que precisam ser feitos. O tempo que você gostaria cuidando desse espaço você pode destinar para o lazer e descanso.

Então, é preciso pensar com muita cautela sobre a comodidade e segurança de um imóvel. Diante disso, quando estiver pronto para alugar um coliving, busque uma empresa que seja referência no mercado e que te ajudará a realizar esse sonho de ter o seu cantinho.

A Guarida é uma imobiliária responsável por vender e alugar apartamentos para diversos clientes espalhados pelo Brasil e pode te auxiliar a encontrar um coliving que atenda as suas necessidades.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o coliving, o que é, as suas principais características e vantagens, caso você seja uma pessoa sociável e que deseja morar em um ambiente rodeado de pessoas para compartilhar momentos e ideias, procure o grupo Guarida que estaremos prontos para resolver a sua situação.

Gostou do post? Então, não perca tempo e entre em contato conosco para ficar por dentro de outras novidades do setor mobiliário!

Posts relacionados

Deixe um comentário