É fato que um bom condomínio deve atender a todas as necessidades de seus moradores, inclusive de inquilinos que têm como integrantes da família os seus animais de estimação. Nesse sentido, estão sendo criados condomínios pet friendly que, por sua vez, possuem nas suas dependências diversos espaços de lazer para os cães.
Diante disso, se você procura espaços de habitação que ofereçam aos seus bichinhos de quatro patas bem-estar e tranquilidade, os condomínios pet friendly são uma excelente opção, visto que garantem conforto, saúde e entretenimento aos pets.
Está gostando do conteúdo? Então, continue com a sua leitura e fique por dentro desse assunto!
O que é um espaço pet friendly?
Também conhecido como pet play ou pet care, o pet friendly é um espaço reservado aos animais de estimação, estando presente em alguns condomínios. Nesse ambiente, os cães conseguem praticar suas atividades livremente, tomar banho e brincar.
Lá existem cômodos reservados para o banho e tosa, parques arborizados, áreas com rampas, gangorras, obstáculos, túneis e vários brinquedos avulsos para garantir a diversão do seu bichinho de estimação.
Por que os condomínios pet friendly tem virado tendência?
É nítido que, com o passar dos anos, os animais têm conquistado seus espaços nas famílias brasileiras. Em virtude disso, para zelar pelo bem-estar dos seus pets, muitas pessoas investem em vários produtos, rações e acessórios. Inclusive, hoje em dia, pensam até mesmo na casa em que vão morar para que o seu cão seja bem acomodado.
Logo, para atender a essa demanda que vem crescendo, muitos donos de condomínios têm investido nas suas propriedades, arquitetando casas mais amplas e criando espaços exclusivos para os pets. Afinal, boa parte dos condôminos só fecham negócio se puderem levar o seu cachorro. Desse modo, hotéis, padarias e shoppings já estão se adaptando a essa ideia e, por isso, os condomínios também precisam se atualizar.
Quais as principais vantagens de morar em um condomínio pet friendly?
Um dos principais benefícios desses ambientes é a organização. Afinal, lugares como esses têm espaços destinados a toda e qualquer tipo de necessidade do seu cão, ou seja, existem playgrounds para os bichos e equipamentos para a recreação. Ainda, eles podem correr soltos, latindo amistosamente com outros cães.
Somado a isso, outro ponto importante é a limpeza, pois quem mora com animal peludo sabe o trabalho gasto nos cuidados de banho e escovação, sem contar o mau cheiro que circunda a casa.
Logo, nos condomínios pet friendly, os seus problemas são resolvidos, pois lá existem cômodos destinados exatamente à higiene dos animais. Ou seja, o dono não precisará gastar com pet shop e muito menos com a diversão desses pets, pois lá os espaços são bem planejados e amplos para o cão se divertir.
O que fazer para criar um espaço pet em seu condomínio?
Em primeiro lugar, algumas questões precisam ser resolvidas antes de começar o processo de construção. É preciso realizar uma assembleia com os moradores, para que eles avaliem e aprovem o projeto. Depois de aceito, é importante realizar um estudo detalhado sobre a infraestrutura do condomínio, a fim de verificar em quais espaços serão feitas as modificações.
Logo após essa análise, é hora de realizar orçamentos para verificar qual será o valor investido na criação de áreas destinadas aos pets, e isso se dá por meio da cotação de materiais que serão utilizados e da mão de obra dos profissionais envolvidos.
Por fim, é de suma importância definir regras para o uso desses espaços, afinal, será um ambiente usado por todos os cães do condomínio. Por isso, é preciso manter a higienização do local.
Quais são as regras de convivência em um condomínio pet friendly?
Respeitar o próximo é umas das primeiras e mais importantes regras de convivência em um determinado ambiente. Por exemplo, se você conhece alguma pessoa que por algum motivo não gosta de animais ou tem algum tipo de restrição a eles, evite o contato do seu cachorro com esse vizinho.
Além disso, quando estiver nas áreas comuns do condomínio, procure manter o seu animal de estimação sob o seu domínio e não permita que ele se aproxime de idosos, crianças ou até mesmo de adultos sem a devida permissão.
Outro fator importante que precisa ser pontuado é quando o seu cão faz necessidades em um espaço de uso de todos. Nessa situação, é obrigação do dono limpar o local imediatamente, isso porque, além de gerar mau cheiro, elas podem transmitir doenças aos moradores.
Frequentemente, os vizinhos fazem reclamações por conta de cães que latem insistentemente. Isso acontece quando esses animais passam muito tempo sozinhos e, por isso, ficam mais estressados. Desse modo, para evitar esse tipo de transtorno, é importante que os donos dos bichinhos arrumem alguma estratégia para acalmá-los.
Por que os condomínios pet friendly fazem a diferença no mercado?
É preciso pontuar que, hoje em dia, poucas são as famílias que não têm em suas residências um cachorro ou um gato. Afinal, os animais são verdadeiros companheiros dos homens. Por isso, em todos os lugares percebemos a presença desses pets.
Diante dessa situação, não é legal fazer proibições da entrada de bichos de estimação em determinados lugares. Pensando nisso, os condomínios que oferecem serviços de cuidados e zelo para com esses seres de quatro patas têm o seu diferencial no mercado imobiliário, já que, na maioria dos casos, as pessoas não abandonam os seus pets.
Gostou do texto? Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do condomínio pet friendly e quais são os seus benefícios, na hora de pensar em alugar ou comprar algum imóvel, entre em contato com a equipe da Guarida. Nós podemos orientá-lo da melhor forma possível, visto que somos referência no setor imobiliário do Brasil.