fbpx
o que é wellness o que é wellness

O que é Wellness e como aplicar esse estilo de vida no dia a dia?

6 minutos para ler

Nas últimas décadas, houve uma grande mudança comportamental na sociedade. Hoje, os estilos de vida saudáveis têm se tornado uma preocupação para cada vez mais pessoas. Dito isso, muita gente tem questionado o que é Wellness e Fitness, conceitos que têm sido aplicados por indivíduos que buscam mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Para que você se informe melhor, preparamos este conteúdo explicando o que é Wellness, como o termo se diferencia de Fitness e como colocar em prática. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

 O que é Wellness?

De forma simplificada, Wellness é uma filosofia que tem como premissa aderir práticas para trazer mais conforto, bem-estar e qualidade de vida, permitindo que seus praticantes consigam superar as preocupações com problemas cotidianos e obtenham mais serenidade.

Ser saudável não significa somente a ausência de doenças, mas sim a combinação de elementos que trazem sensação de autoconhecimento e realização pessoal ao indivíduo. Ou seja, um estilo de vida positivo de uma maneira geral, abrangendo boas práticas como sono regular, meditação, exercícios físicos, boa convivência social e uma alimentação equilibrada.

Com uma vida repleta de práticas de Wellness, é possível alcançar resultados estéticos almejados, prevenir problemas de saúde (cardíacos e respiratórios) e usufruir de uma vida mais saudável física e emocionalmente.

Qual a diferença entre o conceito de Fitness e Wellness?

Enquanto o Wellness está mais relacionado ao bem-estar de uma maneira geral, promovendo atividades que são benéficas não apenas para o corpo, mas também para a mente, o conceito de Fitness é mais focado na aptidão física. Isto é, na capacidade do indivíduo em realizar determinada atividade física tendo em vista aspectos como força, resistência, flexibilidade, condicionamento e afins.

Para facilitar o seu entendimento, podemos afirmar que o Fitness envolve práticas como:

  • crossfit;
  • esportes;
  • lutas;
  • musculação;
  • corridas.

Por outro lado, o Wellness, abrange atividades focadas em transformar a experiência entre o corpo e a mente em algo mais leve, envolvendo:

  • dança;
  • yoga;
  • hidroginástica;
  • pilates;
  • caminhadas.

Como aplicar o conceito de Wellness no dia a dia?

Agora que você já sabe o que é Wellness e como ele se diferencia do conceito de Fitness, mostraremos uma série de boas práticas para aderir à sua filosofia. Veja a seguir!

Defina um horário para acordar

O que é Wellness senão uma mudança total nos comportamentos de vida, não é verdade? Sendo assim, uma das práticas primordiais do conceito é estabelecer disciplina em seus horários para acordar, pois isso ajuda na execução e no cumprimento das tarefas, o que está diretamente ligado à diminuição das preocupações.

Além disso, ao acordar no melhor horário, de acordo com sua rotina de vida, você terá mais organização e facilidade para gerenciar suas atividades diárias.

Faça exercícios regularmente

Embora um bom seguro de vida contemple uma grande variedade de doenças, o ideal é que você jamais tenha que utilizar esse serviço, concorda? Para isso, a prática de exercícios físicos deve integrar o seu cotidiano.

Dentro do conceito de Wellness, é muito comum praticar atividades que façam com que o corpo se movimente, mas que sejam prazerosas.

Medite por alguns minutos

Resumidamente, a meditação é uma prática que visa separar alguns minutos do dia para “limpar a mente”, evitando pensar nos problemas cotidianos e focando a concentração em elementos do ambiente ao seu redor e em seu próprio corpo. Com isso, é possível controlar a ansiedade, aliviar a depressão e até mesmo usufruir do autoconhecimento.

Nossa recomendação é que você separe um cômodo da sua casa para montar um espaço zen, no qual seja possível tirar um tempinho livre para meditar e, assim, fazer a manutenção de sua saúde mental.

Adote uma alimentação equilibrada

Ter refeições equilibradas, tanto no café da manhã quanto no almoço ou no jantar, pode contribuir significativamente para a melhoria de sua saúde. Para isso, é recomendado que você tenha uma dieta rica em alimentos que gerem energia necessária para o corpo sem sobrecarregá-lo.

Procure a ajuda de um nutricionista para saber quais alimentos devem integrar a sua alimentação, garantindo que o corpo funcione adequadamente e você possa reduzir as chances de problemas cardíacos e respiratórios.

Durma bem

Ter boas noites de sono é fundamental para que o indivíduo acorde disposto no dia seguinte e, dessa forma, consiga realizar sua rotina de Wellness com muito mais disposição. Portanto, adote comportamentos que contribuam para que o seu sono se mantenha regulado, como:

  • evitar o celular na cama;
  • deitar-se para dormir mais cedo;
  • tomar um chá calmante;
  • fazer uma leitura tranquila;
  • evitar atividades estressantes à noite;
  • evitar café depois das 18 horas;
  • ter uma decoração agradável e amena no seu lar.

Busque o bem-estar espiritual

Seja por meio de uma religião, seja por meio de ações altruístas, o fato é que o bem-estar espiritual ajuda a manter a paz interior e contribui para que o indivíduo defina um sentido para sua vida, o que ajuda a prevenir a depressão, por exemplo.

Organize sua vida financeira

É inegável que a preocupação com as contas está entre os principais motivos que levam as pessoas a sofrerem com ansiedade, preocupação excessiva e depressão. Por isso, é muito importante reorganizar a vida financeira por meio de boas práticas, como negociação com seus credores e mudanças radicais no comportamento de consumo.

Anote suas tarefas diárias

Por fim, uma boa prática de Wellness é fazer uma anotação de todas as suas tarefas do dia, ou seja, organizar a rotina de vida. Anote em um papel ou no celular tudo o que você tem para resolver, pois isso o ajudará a ter mais clareza, reduzirá a ansiedade e trará mais satisfação à medida que cada item for eliminado.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre o que é Wellness, essa filosofia de vida abrange uma série de práticas saudáveis tanto para o físico quanto para a mente. Portanto, siga nossas dicas e conquiste mais bem-estar no seu dia a dia,

Este artigo sobre Wellness foi útil para você? Então aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também possam aprender sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário