fbpx
seguro residencial seguro residencial

Vale a pena contratar um seguro residencial? Venha descobrir!

9 minutos para ler

O seguro residencial consegue oferecer uma ampla proteção para o seu cliente com um custo reduzido. Sendo que ele é uma maneira de resguardar você e sua família contra diversos contratempos que podem acontecer em sua casa. Mesmo com todos os cuidados que você tenha em sua residência, algumas situações podem fugir do seu controle.

Neste sentido, é válido ressaltar que um bom seguro residencial é capaz de cobrir possíveis danos ocasionados por imprevistos. Saiba que queda de raios, inundações, incêndios e outras situações podem acontecer e para isso o seguro pode resguardar você. Continue a leitura e veja se vale a pena contratar um seguro residencial! 

O que é um seguro residencial? 

Esse seguro foi criado com a finalidade de proteger os imóveis de diversos problemas. Trata-se de um serviço muito acessível, se comparado aos gastos que você pode ter em situações de danos elétricos, incêndio e furtos. Os prejuízos financeiros relacionados à casa ou apartamentos, normalmente, são bem mais altos. 

É necessário ressaltar que essa modalidade de seguro funciona tanto para residências na cidade quanto para moradias de temporada na praia ou no campo. Logo, ele é um benefício que abrange diversas situações, uma vez que ele deseja proteger e cuidar de você e dos seus bens. 

Como funciona o seguro? 

O seguro residencial é algo que pode ser personalizado, ou seja, ele pode ser adaptado conforme as suas necessidades. Dessa forma, saiba que existe a cobertura básica, que consiste no mínimo necessário para realizar a contratação do seguro. Nessa cobertura você consegue amparo em situações de incêndio, explosão e até queda de avião. 

O segurado tem a chance de personalizar o seguro com as coberturas que fazem sentido para seu imóvel, para isso é válido analisar a região que ele está localizado e os riscos que podem ter. Confira as principais coberturas! 

Furto 

É impossível saber se a sua residência será furtada. Sendo assim, enquanto você estiver no trabalho ou em uma viagem alguém pode entrar na sua casa e pegar algo. Mas se você tiver o seguro residencial, ele cobrirá o que foi roubado. 

Essa cobertura não pagará somente os bens levados, mas também arcará com os danos que a residência pode sofrer com a invasão, isto é, os estragos que podem acontecer durante a ação dos criminosos. 

Chaveiro 

É muito comum chegar em casa e perceber que perdeu as chaves ou quebrá-las no momento de abrir alguma porta. Caso você contrate o serviço, você terá um chaveiro disponível 24 horas. 

Queda de raio 

Durante o ano ocorrem diversos temporais. Se um raio cair em sua casa, você pode perder diversos eletrodomésticos. Assim, você poderá ficar no prejuízo. Entretanto, diversos seguros residenciais cobrem quedas de raios e arcam com os danos provocados por eles, conforme o contrato. 

Danos elétricos 

Ao fazer a contratação do seguro residencial sua casa acaba sendo assegurada contra possíveis danos elétricos. Todos os aparelhos ligados à rede elétrica estarão cobertos em situações de curto-circuito. 

Com a pane elétrica alguns itens podem queimar. Caso isso ocorra, a seguradora garante a indenização ou o reparo dos aparelhos prejudicados. Assim, você não terá mais dores de cabeça com esse tipo de situação.  

Incêndio 

Essa é uma cobertura oferecida por todos os seguradores. O segurado pode acionar essa proteção em caso de sinistros que podem ter ocorrido por causa do incêndio, explosão ou raio. Logo, você poderá receber uma indenização conforme está previsto na apólice. 

Vendaval, tornado, ciclone, furacão e granizo 

Essas situações podem ocasionar diversos prejuízos em seu imóvel. Em algumas regiões isso pode acentuar em determinada época do ano. Assim, você será indenizado caso ocorra prejuízos em seu imóvel e nos bens que estavam dentro do seu imóvel. 

Dessa forma, caso você resida em uma região que pode acontecer chuvas mais fortes, vendavais e granizos é recomendado fazer um seguro residencial. Uma vez que em qualquer situação de prejuízo você será ressarcido. 

Desmoronamento 

A maioria dos seguros residenciais presentes no mercado cobre situações de desmoronamento parcial ou total. Além de arcar com possíveis manutenções no imóvel para que a situação não ocorra novamente e prejudique a qualidade de vida dos moradores. 

Quebra de vidro 

O seguro residencial ainda pode arcar com a quebra de box de banheiro, vidros de varandas, louças sanitárias, espelhos, entre outros itens. A instituição paga um valor de acordo com o contratado para que você consiga colocar os vidros novamente no lugar. 

Negócios em casa

Essa cobertura é muito vantajosa para quem trabalha dentro de casa. Se algum imprevisto acontecer com seus materiais de trabalho, você poderá ser ressarcido. Desse modo, essa cobertura atende os microempreendedores que exercem sua função dentro de casa. Isso é muito satisfatório para evitar maiores gastos e dores de cabeça. Ao buscar realizar o contrato com uma boa seguradora, você receberá os valores rapidamente e poderá trabalhar de forma eficiente.

O seguro residencial cobre diversas situações que acontecem em seu imóvel. Mas é preciso entrar em contato com a empresa que vai contratar, uma vez que isso pode mudar. Para que não existam maiores contratempos, é fundamental ficar atento às coberturas no contrato para não ser surpreendido. 

O que o seguro residencial não cobre? 

Há algumas situações ou bens materiais que o seguro residencial não cobre, ou seja, alguns prejuízos não são ressarcidos pela empresa seguradora. Saiba que isso abrange objetos de arte em geral, joias, raridades, metais, pedras preciosas, obras, entre outras coisas. 

Ainda é válido ressaltar que existem alguns itens de baixo valor que podem ficar fora da cobertura, como plantas, cheques, livros, papel-moeda, moedas cunhadas, selos, entre outros. 

Quais imóveis não são permitidos para o seguro residencial? 

O seguro residencial pode ser contratado para distintas residências já construídas, podendo ser casas e apartamentos. Mas alguns imóveis não são aceitos, como residência em construção, alojamento ou república e residências feitas para materiais combustíveis ou tombados pelo patrimônio histórico cultural. Sendo assim, é preciso ficar atento ao local que você reside, para saber se é possível contratar um seguro para garantir mais segurança para os moradores. 

Quais os benefícios do seguro residencial? 

O seguro residencial ocasiona diversos benefícios para o contratante, além de indenizar em casos de acidentes. Dessa maneira, continue a leitura e conheça as vantagens de contratar esse serviço! 

Tranquilidade 

Ao investir em um seguro residencial você consegue viver com mais tranquilidade sem muita preocupação. Com ele você conseguirá realizar viagens mais tranquilas, uma vez que saberá que a casa estará protegida. Se chegar em casa e perceber algum imprevisto, como um cano quebrado, poderá contar com ajuda rapidamente.

Variedade de coberturas 

O seguro cobre diversas situações, entre elas a de incêndio. No plano básico ainda está inserido situações de explosão e queda de raio. Para que ocorra a indenização, o acidente deve ter acontecido no local inserido no contrato. 

Entre as coberturas que podem ser adicionadas, estão as de danos elétricos, acidentes causados por queda de aeronaves, granizo, vendavais, furacões e outros desastres naturais. 

Além disso, sua casa pode ter proteção contra roubo e furto. Sendo um dos principais motivos pelos quais os proprietários buscam contratar esse serviço, uma vez que esse tipo de contratempo pode ocasionar elevados prejuízos. 

Assistências e serviços

Com o seguro residencial você consegue ter assistência em diversos serviços por 24 horas, como eletricista, encanador, vidraceiro, chaveiro, limpador de caixa d’água, limpador de calhas, segurança e vigilância, a possibilidade de consertar os eletrodomésticos, entre outros. 

Dependendo do seu contrato, você pode contar com ajuda até para pendurar um quadro na parede. Nesse sentido, um seguro residencial vai muito além de proteger seu patrimônio, ele é capaz de salvar você em diversos imprevistos do dia a dia.

Indenização rápida 

Uma das maiores vantagens do seguro residencial é o rápido pagamento da indenização. Não é nada satisfatório demorar receber por algo que você paga durante um imprevisto. Mas isso não ocorre nessa modalidade. Normalmente, a seguradora paga a indenização em até 30 dias, a partir do recebimento da documentação solicitada. 

É fundamental ressaltar que esse tempo pode se estender ou até mesmo ser eliminado. Caso a empresa contratada não cumpra com o prazo determinado, por lei, a indenização precisa ser paga com acréscimo de juros e multas. 

Contudo, tenha muita atenção com falhas nos documentos, fraudes, declarações falsas ou omissão de informações importantes à organização. Isso pode fazer com que a indenização não seja autorizada.

Preço acessível 

Em comparação aos outros seguros disponíveis no mercado, o seguro residencial tem um preço mais acessível. Ele corresponde a cerca de 1% do valor do imóvel. Sendo que a indenização é calculada de acordo com o custo do metro quadrado de construção do local. Em uma proteção básica, por exemplo, você gastará cerca de R$ 300,00 por ano.  

Portanto, o seguro residencial é fundamental para viver com mais segurança e tranquilidade. Para que você realize uma contratação eficiente, é necessário pesquisar as empresas que oferecem esses benefícios e os valores ofertados por elas. Assim, você conseguirá contratar um serviço de qualidade e que caiba no seu bolso.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do seguro residencial!

Posts relacionados

Deixe um comentário