fbpx

Tipos de apartamentos: confira os 6 principais

4 minutos

Quando você vai escolher o primeiro apartamento, se depara com diferentes opções. E para escolher, é importante entender quais são os principais tipos de apartamentos existentes. Cada tipo apresenta características próprias, bem como tem suas peculiaridades que devem ser levadas em consideração.

Por isso, confira, agora mesmo, os seis principais e entenda o formato de cada um e o que eles têm a oferecer. Assim, você vai poder analisar as características e descobrir o estilo que mais representa aquilo que procura.

1. Studio

O studio é o tipo de apartamento que não conta com muitas divisões internamente e costuma ser pequeno. As divisórias são apenas para separar o banheiro e a cozinha do restante do imóvel, ou servem para delimitar o quarto.

Em geral, é ótimo para quem mora sozinho e não precisa de muito espaço em casa. Além disso, a parede que divide o quarto ou a cozinha, nem sempre é totalmente fechada com porta, pois pode apenas delimitar o cômodo e ainda assim deixar livre a circulação.

Peculiaridades

  • metragem parecida com a do kitnet;
  • poucas divisões assim como o loft;
  • geralmente comporta uma pessoa com conforto.
Studios: o que você precisa saber sobre esse tipo de apartamento

2. Kitnet

O kitnet é um pouco parecido com o studio, porém ele tem apenas dois ou três cômodos e pode ser sua escolha para o primeiro apartamento. O quarto e a sala ficam juntos no mesmo espaço e são ligados à cozinha. Nesse modelo de imóvel, o banheiro é separado para proporcionar privacidade.

Nesse caso, observe que os cômodos são interligados, não havendo divisórias tradicionais. As delimitações podem ser feitas com móveis e objetos decorativos. E em termos de tamanho, é bem compacto.

Peculiaridades

  • tem o menor tamanho entre todos os outros tipos, entre 25m² e 35m²;
  • ideal para quem não passa muito tempo em casa;
  • é a opção mais econômica.

3. Flat

Diferente dos anteriores, o flat fica localizado em edificações que também trabalham com hospedagem. Ele não é construído em prédios que são exclusivamente de moradia e isso é um grande diferencial.

Sendo assim, ele dispõe de algumas comodidades que outros imóveis não têm, como serviço de quarto, lavanderia e serviço de limpeza. Inclusive, você pode usar o refeitório do edifício para fazer suas refeições.

Ademais, a metragem do apartamento flat costuma ser mediano, o que proporciona mais conforto e, ainda assim, é ótimo para quem tem pouco tempo para manter em dia os afazeres domésticos.

Além disso, por ficar em um prédio que conta com serviço de estadia, o flat pode ser ocupado por períodos curtos e pontuais ou de forma fixa, vai depender do que você estiver buscando.

Peculiaridades

  • máxima comodidade por conta do serviço de quarto e limpeza;
  • otimização da rotina;
  • normalmente espaços mobiliados.

4. Loft

O loft é outro tipo de apartamento e ele tem apenas o banheiro em local separado, o restante é concentrado em um único cômodo. Porém, ele costuma ter mais espaço do que o studio, de modo que permite melhor organização dos cômodos, mesmo que unidos.

Esse estilo apresenta um ambiente mais aberto, o que também é favorável para incluir móveis e objetos que auxiliem no cotidiano do morador. Outra questão é que o espaço facilita a criação de marcações de recintos.

Nesse sentido, é um apartamento que pode abrigar uma ou duas pessoas com tranquilidade e conforto e você pode até encontrar alguns em que há mezanino para o quarto. Com o mezanino, o dormitório fica mais individualizado.

Assim, mesmo sem divisórias de um apartamento tradicional, a privacidade aumenta em caso de visitas. Esse é um diferencial interessante para quem costuma fazer reuniões e confraternizações em casa.

Peculiaridades

  • pé-direito maior do que três metros;
  • amplitude;
  • aberturas com maior entrada de luz natural.

5. Padrão

O padrão é aquele apartamento mais comum de ser encontrado. Ele é uma unidade habitacional construída para oferecer todos os espaços que são necessários para as atividades do dia a dia.

Nesse caso, todos os ambientes são divididos com paredes tradicionais que delimitam com total privacidade os cômodos. Além disso, há apartamentos padrões que são maiores ou menores, bem como mais simples ou mais luxuosos, a depender da sua escolha.

A classificação desse modelo de apartamento ocorre pelo número de quartos, banheiros e suítes. E isso vai auxiliar você no momento de escolher o ideal, caso queira ter seu primeiro apartamento do tipo padrão.

Peculiaridades

  • pode ter um, dois ou mais quartos;
  • pode ter sacada, área de serviço e lavabo;
  • a metragem varia conforme a classificação.

6. Garden

Por fim, o garden é um apartamento térreo que conta com área privativa onde você pode fazer um jardim ou até mesmo instalar uma piscina. Essa área serve como um quintal para quem não mora em imóvel estilo casa.

A ideia de contar com uma extensão do interior e poder usufruir de um ambiente a céu aberto faz com que imóveis no térreo ganhem mais valorização, pois sem esse diferencial muitas pessoas prezam por andares superiores.

Ademais, no interior ele é como um apartamento padrão, podendo ter diversas metragens e configurações. O diferencial realmente é a área externa que aumenta as possibilidades da habitação. Porém, nada impede que você encontre um garden que por dentro seja um loft, um studio ou até mesmo um flat.

Essa alternativa proporciona área de lazer ao ar livre, o que é uma distinção quando o assunto é apartamento, pois a maioria das unidades habitacionais não contam com essa característica.

Sendo assim, ele pode ser um pouco mais difícil de encontrar, pois somente está disponível na parte térrea dos prédios. Atualmente, o tipo Garden vem sendo mais requisitado, pois as pessoas prezam por áreas externas.

Peculiaridades

  • área externa com entrada independente;
  • possibilidade de contar com jardim, piscina ou jacuzzi;
  • maior área de luz.

Dessa forma, esses são os principais tipos de apartamentos que existem no mercado atualmente. Como você pôde notar, eles atendem diferentes necessidades com as variações de configurações de tamanho e disposição de cômodos.

Sendo assim, para fazer a escolha certa você deve verificar o espaço que demanda seu cotidiano, quantos pessoas vão morar no local e qual o nível de conforto e privacidade que deseja ter. Portanto, analise todas as opções que foram trazidas até aqui e entre em contato conosco para encontrar seu primeiro apartamento e escolher o tipo do imóvel que deseja e precisa.