fbpx

Conheça 6 benefícios de cultivar plantas em casa

4 minutos

Incluir plantas em casa é um hábito popular entre os brasileiros. Independentemente da região do país, é muito comum encontrá-las em espaços domésticos e comerciais, com a vegetação sendo usada tanto como objeto decorativo quanto como ferramenta de cuidado com a saúde física e mental.

Neste artigo, além de mostrar a importância de cultivar plantas em casa, vamos explicar quais são os benefícios dessa prática — alguns você nem imagina! Ainda, vamos trazer dicas de plantas que você pode incluir na decoração da sua casa. Confira!

Quais são os benefícios de cultivar plantas em casa?

Quando falamos no uso de plantas como folhagens, suculentas, cactos e flores em casa, é comum ter a ideia de que elas são usadas principalmente como objetos decorativos. E, de fato, esse é um dos usos mais comuns.

No entanto, além do benefício decorativo, há uma série de outras vantagens em espalhar plantas em casa. A seguir, destacamos algumas delas. Confira!

1. Capacidade de umidificação do ambiente

Você sabia que as plantas têm a capacidade de contribuir para a umidificação do ambiente? Para quem mora em locais mais secos e precisa usar equipamentos umidificadores, o uso de algumas plantas pode ser uma solução mais sustentável, além de ajudar a decorar a casa.

O processo que envolve a umidificação é muito simples: a planta absorve a água do solo e a devolve ao ambiente por meio da transpiração das folhas. É por isso que os ambientes com muitas árvores, como florestas e parques, costumam ser mais “frescos”.

Somado a isso, a umidificação favorece o conforto térmico nos ambientes. Embora todas as plantas melhorem a umidade do ar, é interessante destacar que aquelas com folhas e folhagens maiores são mais eficientes na umidificação. A seguir, listamos algumas espécies recomendadas:

  • abacaxi-roxo;
  • areca-bambu;
  • clorofito;
  • dinheiro-em-penca;
  • filodendros;
  • jiboia;
  • lírio da paz;
  • samambaia;
  • zamioculca.

2. Uso como objetos decorativos

Há uma infinidade de opções de plantas que podem ser usadas como objetos decorativos em ambientes. As plantas de grande porte, por exemplo, além de trazer beleza, podem auxiliar na composição dos espaços, reduzindo a necessidade de investimentos maiores com a compra de objetos de decoração.

Na hora de escolher as plantas, vale a pena pesquisar quais são os cuidados de manutenção necessários e o ambiente indicado para cada espécie. Algumas plantas se desenvolvem melhor em ambientes claros e ventilados, enquanto outras se adaptam aos ambientes úmidos e escuros.

Sempre busque mais informações sobre características, hábitos e cuidados de manutenção antes de escolher as espécies.

3. Melhora na acústica do ambiente

Você sabia que as plantas podem ajudar a reduzir os ruídos e barulhos externos? Isso acontece porque elas podem abafar os sons. Vale destacar que você precisa escolher plantas maiores para observar esse efeito.

Plantas cultivadas em vasos grandes têm uma estrutura constitutiva maior, ocupando mais espaço. Essa característica faz com que elas agreguem efeitos significativos na redução do ruído. Se combinadas várias espécies no mesmo vaso, os efeitos costumam ser maiores.

A alteração da acústica do ambiente ocorre porque elas diminuem o tempo de reverberação do som, absorvendo o ruído externo. Lembre-se de colocar a planta posicionada nos cantos dos ambientes, já que isso ajuda na recepção e na blindagem da propagação dos ruídos externos.

4. Redução na concentração de compostos orgânicos voláteis no ambiente

As plantas também têm a capacidade de reduzir a concentração de compostos orgânicos voláteis nos ambientes, funcionando como uma espécie de “filtro do ar”.

Em geral, esses compostos são liberados normalmente, sendo oriundos principalmente dos produtos de limpeza.

Dessa forma, ao incluir plantas em casa, você também melhorará a qualidade do ar e promoverá um cuidado com a sua saúde e a dos seus familiares.

5. Diminuição da ansiedade e melhora do humor

Além de melhorarem a qualidade do ar e trazerem benefícios objetivos para a saúde, as plantas são vistas como objetos de tranquilidade que podem ajudar a melhorar o humor e o relaxamento.

O próprio cuidado com a planta, ou seja, o hábito de regrar, adubar e cuidar das folhas, pode ser uma ferramenta terapêutica.

6. Aumento da criatividade e da disposição

Outra vantagem de criar o hábito de ter plantas em casa é que elas são vistas como uma ótima fonte de disposição e criatividade.

Se você ainda não tem plantas em casa, vale a pena fazer uma experiência. Inclua diversas espécies pela casa e observe todos esses benefícios, na prática.

Além disso, todo o processo que envolve escolher as espécies, os vasos e as composições, de acordo com a decoração, estimula a criatividade e traz uma sensação de conforto.

Quais são os cuidados que devem ser adotados na hora de escolher as plantas?

As plantas podem ser integradas em diferentes tipos de ambientes, desde os imóveis grandes até os apartamentos mais compactos. Entre os principais cuidados que devem ser tomados antes de escolher as espécies, considere:

  • a incidência de luz solar no local;
  • a sua disponibilidade de fazer as manutenções e regar a planta;
  • os espaços disponíveis na casa;
  • a existência de animais de estimação.

Quanto ao último ponto, saiba que quem tem animais de estimação deve ter um cuidado redobrado na hora de escolher as plantas, já que muitas espécies são tóxicas, se ingerias pelos pets. Tanto gatos quanto cachorros são muito curiosos e podem ingerir acidentalmente as folhas das plantas. Por isso, antes de escolher, verifique se a planta tem algum grau de risco/toxicidade.

Por fim, considere incluir no ambiente plantas medicinais, que podem ser usadas para fazer chás e temperos caseiros. Se você tiver espaço, vale a pena considerar montar uma pequena horta com temperos e ervas.

Como você viu, há muitas vantagens de trazer a natureza para dentro do seu ambiente doméstico. Além de ótimos objetos decorativos, as plantas ajudam a melhorar a umidade e a qualidade do ar, contribuem para a acústica e promovem ganhos com a saúde e o bem-estar físico e mental.

Gostou das nossas dicas sobre plantas em casa? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a escolherem plantas para o lar!