Os afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul precisaram sair de casa às pressas. Com a falta de tempo para um planejamento, muitos móveis e eletrodomésticos não puderam ser transferidos para áreas seguras.
Com o retorno para casa começa o plano de limpeza, organização e descarte. A recuperação de eletrônicos e eletrodomésticos é possível. Por isso não os descarte sem antes conferir as nossas dicas!
Como conferir o funcionamento de um eletrônico atingido pela enchente?
Ao chegar em casa depois da enchente, a primeira impressão é de que tudo precisa ser descartado. Quando observamos os eletrônicos e eletrodomésticos, parece que é impossível recuperá-los após molhados.
No entanto, é importante que você saiba que, de uma forma geral, existe a possibilidade de recuperação. A vida útil de um eletrodoméstico está associada a alguns fatores:
- tempo em que ele ficou submerso;
- processo de lavagem;
- existência de danos específicos em peças;
- cuidados com a secagem do aparelho — de grande relevância neste processo.
Vale uma atenção especial para equipamentos como geladeira e máquina de lavar, em geral, as chances de recuperação são maiores. O primeiro cuidado que você precisa ter assim que retornar para casa é de retirar todos os equipamentos da tomada — caso estejam.
Não ligue ou teste nenhum eletrônico, ou eletrodoméstico sem antes realizar a limpeza e secagem completa. Você só pode testar os aparelhos depois desse processo, caso contrário, os riscos de dano permanente são significativos.
Como recuperar eletrônicos e eletrodomésticos após a enchente?
Pronto para começar a recuperação dos eletrônicos e eletrodomésticos da sua casa? A primeira etapa é a limpeza completa seguida de uma boa secagem para posterior realização dos testes! Confira dicas de como fazer isso!
Atenção com as tomadas
Primeiro, você precisa se assegurar de que o equipamento não esteja ligado na tomada. O contato com a corrente elétrica com presença de água e umidade pode queimar o aparelho.
É possível que os equipamentos com bateria ou que estavam ligados durante a enchente tenham queimado. Porém, os testes só devem ser feitos depois da higienização e secagem completa.
Desmontagem e limpeza
Para limpar será preciso desmontar os equipamentos, por isso, desmonte com atenção, separe os parafusos e peças e vá tirando fotos. Isso pode ser importante na remontagem.
Lavagem em água corrente e secagem
Use água corrente para lavar os eletrônicos e eletrodomésticos. Equipamentos mais robustos como geladeiras e máquinas de lavar podem ser higienizados com lava-jato.
Após lavar cuidadosamente, você precisa deixar o aparelho secar. Aqui provavelmente está a dica mais importante neste processo: não pode ficar nenhum resquício de água. Seque ao sol ou use secadores de cabelos (em temperatura baixa). Quando estiver bem seco, você pode montar e testar se está funcionando.
Cuidados especiais com máquinas de lavar e geladeira
Como destacamos, os equipamentos robustos podem ser higienizados com lava-jato. No caso da máquina de lavar, dê uma atenção especial ao tambor interno porque o lodo pode se alojar dentro dos tambores, o que dificulta o diagnóstico da sujeira.
Algumas marcas e modelos de máquina de lavar têm as chamadas rotinas de teste. Se ela não ligar na primeira tentativa, desligue rapidamente, remova da tomada e busque assistência técnica.
No caso da geladeira, se a água só entrou em contato com o motor, a higienização pode ser feita apenas externamente, sem desmontagem. Porém, se a placa eletrônica também foi atingida, será necessário desmontar e realizar todo o processo já mencionado.
Como higienizar tomadas e disjuntores
Todas as tomadas e disjuntores precisam ser higienizadas. Abra e lave com água corrente, mas tenha cuidado, os disjuntores conectados com a rede externa não podem estar energizados. Para sua segurança, desligue a chave-geral antes de fazer a limpeza.
Televisores, monitores e computadores
É comum que eles fiquem manchados e a limpeza é complexa, no entanto, há possibilidade de recuperação completa. Por isso, a sugestão é que você solicite o suporte de profissionais especializados para recuperação desses equipamentos.
Quem está realizando a recuperação?
Em Porto Alegre e região metropolitana é possível buscar suporte junto à Universidade Feevale e UFRGS. Elas são algumas das instituições que estão oferecendo serviços de limpeza e secagem de equipamentos molhados pela enchente. Confira os endereços:
- Universidade Feevale — você deve comparecer no laboratório de eletrônica que fica localizado no Campus SS, terceiro andar do prédio verde. ERS-239, 2755, cidade de Novo Hamburgo-RS;
- UFRGS — ainda sem informações sobre endereço e horário de atendimento.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, criou um grupo de suporte para recuperação de eletrodomésticos. Porém, os responsáveis continuam organizando o espaço para receber os equipamentos. Até a publicação deste artigo, ainda não havia endereço e orientações específicas. Porém, você pode acompanhar atualizações pelo perfil do projeto Instagram.
Antes de ir às universidades, é recomendado que você entre em contato via telefone ou e-mail para confirmar o horário de funcionamento, prazos, restrições e disponibilidade de pessoas para realizar a limpeza.
Se você está em outras regiões do estado também afetadas pela enchente, vale a pena buscar informações sobre profissionais que estão atuando voluntariamente na recuperação de aparelhos em sua localidade.
Como você viu, é possível recuperar os equipamentos após a enchente. Além de realizar a desmontagem e limpeza com água corrente, é fundamental ficar atento ao processo de secagem, que precisa ser muito bem-feito antes de colocar o equipamento na tomada.
Caso você tenha qualquer dúvida ou dificuldade, é recomendado procurar auxílio técnico junto às instituições, empresas e pessoas que se voluntariam para oferecer o serviço.
Gostou de conhecer mais sobre recuperação de eletrônicos e eletrodomésticos em enchentes? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que também estão precisando!