atividades para crianças atividades para crianças

Guia de atividades divertidas para crianças em casa

4 minutos para ler

Créditos da imagem: Foto de Picsea, em Unsplash.

Você está em casa com crianças em casa? Se ficar em isolamento já não é fácil, estar em casa com os pequenos torna tudo mais desafiador ainda. Agora, sua casa virou seu escritório, a escola dos filhos, o espaço de lazer, o playground, lugar de dormir… ufa! E aí vem as perguntas curiosas das crianças, as tarefas da escola, além de todos os afazeres normais do dia a dia.

Mas estar em casa com toda família reunida é também um momento especial para se reconectar, para se desenvolver e aprender muito. Para te ajudar nessa tarefa, fizemos um guia rápido com várias dicas pra você praticar aí na sua casa. Com conteúdos tanto para pais e mães, quanto para as crianças, são dicas que levam cultura, diversão e aprendizado para todos.

Confira:

Converse com as crianças sobre o que está acontecendo

O que é coronavírus? O que acontece se eu pegar? Por que todos estão preocupados com isso? As crianças podem trazer muitas dúvidas a respeito desse novo momento e por isso é tão importante explicar o cenário atual.

Usando a linguagem apropriada para cada idade, converse com as crianças sobre o que é o novo coronavírus e a importância de nos cuidarmos. A Brinque-Book, uma editora infantil muito legal, criou um livro que você pode baixar gratuitamente com todas as respostas sobre esse assunto.

Acesse: Coronavírus, um livro para crianças.

Clássicos infantis e música brasileira para a família toda

A música popular brasileira é aquela que toca nossos corações e nos acompanha há décadas. O cantor Gilberto Gil criou uma playlist muito especial no Spotify com músicas maravilhosas do seu repertório, com versões cantadas ao lado de sua neta Flor.

Acesse: Playlist MPB para crianças

Traga as crianças para a cozinha

Convidar as crianças para participar das tarefas do dia a dia é uma ótima ideia, porque assim elas se sentem importantes e envolvidas com a casa. Arrumar a própria cama, estender a roupa, tudo no seu tempo, do seu jeitinho. E entrar na cozinha é uma atividade maravilhosa! Que tal fazer uma receita tradicional da família juntos? Ou receitinhas fáceis para o lanche da tarde? O site da Leiturinha, assinatura de livros infantis, destacou 4 receitas fáceis para fazer em família.

Acesse: Cozinhando com os pequenos

Atenção especial para os bebês

“Os primeiros anos duram para sempre” é uma frase impactante da Doutora em Direito da Família Sylvia Nabinger. Ela participou de uma live no instagram da Escola de Educação Infantil Despertar, uma escola aqui de Porto Alegre. Em um post especial, foram destacadas 4 dicas importantes para famílias que estão em isolamento com bebês de 0 a 3 anos de idade.

O instagram da Despertar também divulga muitas dicas de brincadeiras, vídeos de músicas, contação de história e aulas de inglês para crianças. Tudo gratuito para você aproveitar! E também sempre aborda dicas e conversas com pais e mães para passar por esse momento mais fortes.

Acesse: 4 dicas de como agir com bebês no isolamento

Para fechar, trazemos um pensamento profundo e importante. O autor é desconhecido, mas a mensagem toca nosso coração:

“Você vai lembrar dessa época como um momento de caos, medo do futuro, briga política, pandemia, problemas na saúde e economia, mas as crianças só vão lembrar de você em casa, das refeições em família, dos banhos demorados, das massagens, das historinhas, dos shows que vocês fizeram na sala, de cozinhar com você, das brincadeiras inventadas todo dia, dos filmes que assistiram juntos. Vocês estão em casa salvando o mundo, construindo memórias afetivas e o futuro para a próxima geração”. 

Posts relacionados

Deixe um comentário