fbpx
apartamento de 1 ou 2 quartos apartamento de 1 ou 2 quartos

Apartamento de 1 ou 2 quartos? Veja o que é melhor para você!

6 minutos para ler

Se você chegou até este artigo enquanto procurava por informações sobre como escolher entre um apartamento de 1 ou 2 quartos, deve saber que por se tratar de um investimento de alto custo e um compromisso de longo prazo — considerando que a aquisição pode ser feita por meio de um financiamento imobiliário — é preciso analisar uma série de fatores.

Neste conteúdo, você verá os principais pontos a serem levados em consideração na hora de escolher qual a melhor opção para você: um apartamento de 1 ou 2 quartos? Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Quais as diferenças entre um apartamento de 1 e 2 quartos?

Embora não existam muitas diferenças entre um apartamento de 1 e 2 quartos, em termos de metragem, muitas vezes é a forma como os cômodos são divididos que diferencia esses dois tipos de imóvel. Contudo, separamos alguns pontos que valem ser destacados.

Apartamento de 1 quarto

Um imóvel de um quarto costuma ser escolhido em ocasiões muito específicas, como no caso de pessoas que não têm planos de se casar e gostam de morar sozinhas, quando se tem a pretensão de comprar um apartamento para colocá-lo para aluguel em temporadas, entre outras situações.

Caso você tenha a intenção de investir em um imóvel de um quarto, é importante saber que um apartamento é bem diferente de uma casa com apenas um dormitório. Em uma casa há mais espaço e, por isso, mais possibilidades de adaptações, enquanto no apartamento as opções são limitadas.

Outro ponto a ser levado em consideração nessa alternativa é o preço. Tornou-se muito comum encontrar apartamentos de apenas um dormitório, especialmente nas grandes cidades, visto que os valores dos imóveis no Brasil sofreram uma grande alta nos últimos anos.

Em geral, o preço de um imóvel no mercado é calculado de acordo com a região em que ele se encontra, a partir de seu padrão e multiplicado pelo tamanho. Ou seja, o fato de o apartamento ter um ou dois quartos não é o que realmente influencia, visto que é possível reformar o imóvel de acordo com suas preferências, desde que ele comporte o projeto.

Apartamento de 2 quartos

Nos dias atuais, é muito comum nos depararmos com imobiliárias e construtoras fazendo ofertas de apartamentos com dois ou três dormitórios, pois é levado em consideração o tamanho padrão das famílias modernas.

Dito isso, o imóvel de dois quartos costuma ser indicado para uma família pequena, isto é, um casal sem filhos ou com apenas um filho. Nesse modelo, a maior vantagem é o preço, que fica mais em conta, visto que o imóvel pode ser um pouco menor.

Por ser um tamanho intermediário, o apartamento de dois cômodos costuma ser uma opção muito escolhida por solteiros ou famílias pequenas, já que também é uma boa alternativa em termos de preço.

Resumindo, para escolher entre um apartamento de 1 ou 2 quartos, é preciso ter em mente as suas necessidades e o custo de cada opção. Lembrando que imóveis compactos têm se tornado uma tendência do mercado imobiliário, já que são uma ótima alternativa para baratear os custos.

O que considerar na hora de escolher entre um apartamento de 1 ou 2 quartos?

Agora que você já conhece as principais características entre os dois tipos de imóveis, mostraremos uma série de informações sobre o que considerar para escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

Tamanho da família

Como já foi dito, pessoas que decidem viver sozinhas ou casais sem filhos costumam ficar satisfeitos com apartamentos de um ou dois cômodos, visto que a necessidade de espaço das pessoas com esse perfil é compatível com o tamanho dos imóveis, o que descarta a necessidade de investimento em um imóvel maior.

Portanto, na hora de tomar a decisão, leve em conta o seu planejamento de vida. Se há a intenção de expandir a família com o decorrer dos anos, investir em um imóvel maior pode ser uma escolha sábia.

Frequência das visitas

Digamos que o seu núcleo familiar não seja necessariamente composto por muitas pessoas, mas, em compensação, você costuma receber visitas de parentes ou amigos com uma boa frequência. Nesse caso, se estiver dentro de suas possibilidades financeiras, um apartamento maior é a melhor decisão.

Agora, se você não costuma receber pessoas de fora em sua casa, isto é, raramente precisa acomodar alguém, não há necessidade de fazer um investimento financeiro muito maior em um apartamento grande.

Trabalho e estudo

Com as mudanças no mercado de trabalho, devido à evolução do comportamento de consumo impulsionado pela transformação digital, é cada vez mais comum que as pessoas prolonguem os estudos e se dediquem a novas graduações. O mesmo se aplica à popularização do trabalho em formato home office.

Dessa forma, muitas pessoas têm procurado apartamentos com pelo menos um cômodo a mais para que possam se dedicar às suas atividades profissionais ou acadêmicas sem precisar sair de casa. Ou seja, um apartamento de 2 quartos, no caso de uma pessoa solteira e sem filhos, é altamente indicado para quem deseja um espaço exclusivo para suas demandas.

Condições financeiras

Por fim, mas não menos importante, um ponto a ser levado em consideração na hora de escolher entre um apartamento de 1 ou 2 quartos são as condições financeiras do comprador.

Nesse momento, é preciso levantar todas as suas fontes de renda e confrontá-las com as despesas mensais. Ou seja, um planejamento financeiro para adquirir um imóvel. Se você descobrir que pode investir em um apartamento maior, é altamente recomendável que o faça, já que o investimento em imóveis é uma das formas mais seguras e rentáveis de proteger e expandir seu patrimônio.

Para concluirmos, vale destacar que, na hora de decidir entre um apartamento de 1 ou 2 quartos, você também pode contar com o auxílio de uma equipe de profissionais especializados no mercado imobiliário, seja para comprar ou alugar um imóvel.

Ainda tem dúvidas sobre como escolher entre um apartamento de 1 ou 2 quartos? Então entre em contato com a equipe da Guarida agora mesmo para que possamos ajudá-lo a encontrar seu novo lar!

Posts relacionados

Deixe um comentário