fbpx
bairros para estudantes em porto alegre bairros para estudantes em porto alegre

Veja quais são os melhores bairros para estudantes em Porto Alegre

8 minutos para ler

A cidade de Porto Alegre é considerada um dos principais centros acadêmicos do país, com importantes faculdades e universidades. Por isso, a capital recebe constantemente estudantes que buscam por cursos de boa qualidade.

É preciso ressaltar que morar perto da instituição de ensino proporciona diversas vantagens, sendo a maior delas o ganho em qualidade de vida. Além disso, o acadêmico economiza dinheiro. O valor gasto com transporte, muitas vezes, pesa no bolso, mas ao estudar perto de casa, ele consegue melhorar o orçamento.

Para conhecer os melhores bairros para estudantes em Porto Alegre e tornar a sua vida acadêmica mais fácil e agradável, continue conosco!

Independência

O bairro Independência fica localizado perto do Centro, o que facilita bastante a vida dos estudantes. Nesse bairro, você consegue ir a diversas faculdades e universidades com facilidade, por exemplo a PUCRS e a UFRGS. Nessa região existe transporte público para vários pontos.

Saiba que não é preciso sair do bairro para realizar tarefas rotineiras, como ir às compras, pagar alguma conta ou ir ao médico, pois na área você consegue encontrar todos esses serviços com muita facilidade.

Três Figueiras

Para estudantes da faculdade Unisinos, esse bairro é super recomendado. Ele é conhecido por ter ruas com trânsito menos intenso e pelo silêncio. Além disso, o bairro não tem muitos comércios, isso explica a calmaria desse lugar. Então, universitários que buscam regiões mais calmas e sossegadas esse é o local. Três Figueiras também possui diversos restaurantes e clube de tênis.

Santo Antônio

No bairro Santo Antônio encontramos a instituição de ensino ESPM e diversos colégios. O bairro é situado na zona leste da capital. As praças são ótimas para encontrar os colegas e fazer exercícios físicos durante o dia.

Entre os bairros para estudantes em Porto Alegre, ele é uma boa opção para quem deseja comodidade, visto que apresenta um amplo comércio. Nele você encontra várias opções de mercados e padarias.

Cidade Baixa

Na Cidade Baixa encontramos diversas instituições de ensino, como a FADERGS, UFRGS, UFCSPA e FMP. O bairro é um dos locais preferidos pelos jovens porque nele há uma grande quantidade de barzinhos e de casas noturnas, por isso é conhecido também como um bairro boêmio.

Durante a noite, o bairro é bem movimentado, mas é calmo e tranquilo durante o dia. É muito recorrente ver pessoas passeando com seus cachorros pelas ruas ou tomando um café nas redondezas. Na Cidade Baixa, você encontra bancos, bares, cafés, supermercados, restaurantes, feira de rua, escola de natação, entre outras opções de entretenimento.

Jardim Botânico

Esse bairro está situado próximo ao Petrópolis e mais próximo da faculdade PUCRS, excelente opção para calouros. Somado a isso, é um ótimo local para quem precisa frequentar o Campus FAFA da UniRitter. A pessoa que escolhe esse bairro tem uma grande recompensa, visto que o jardim botânico passa a ser o seu “quintal”, sendo uma opção de lazer aos finais de semana.

Nesse bairro ainda tem o hospital São Lucas da PUCRS caso precise de um atendimento mais imediato. Mercados, farmácias e mercearias também são encontros por lá. Por fim, aquelas pessoas que gostam de curtir à noite, o Jardim Botânico oferece botecos e bares diversificados.

Centro Histórico

O Centro Histórico apresenta diversas praticidades, por essa razão é muito procurado. É um ótimo lugar para quem não deseja perder tempo. O bairro, além de ter grandes edifícios, conta ainda com algumas regiões residenciais.

É preciso ressaltar que o Centro apresenta uma elevada representatividade, pois foi ali que a história da região começou, no século XVII. Por essa razão, grande parte da arquitetura do período foi preservada e está presente nos cartões-postais.

No Centro Histórico existem belas edificações. A Praça da Matriz, onde fica localizada a Catedral Metropolitana, é um dos lugares mais atrativos para turistas e estudantes. Outro ponto que chama atenção dos moradores e visitantes é o trecho do calçadão da Rua dos Andradas, pois ali se encontram diversas opções comerciais,

O Mercado Público de Porto Alegre é localizado no Centro, suas lojas comercializam alimentos e artesanatos. É um ótimo bairro para estudantes em Porto Alegre, pois as instituições de ensino FADERGS, FMP, UFRGS e UFCSPA são localizadas nas redondezas.

Azenha

A Azenha é uma excelente opção para os estudantes que estão chegando em Porto Alegre. Ele fica situado perto do Centro, proporcionando, assim, praticidade e comodidade para a rotina dos moradores.

É preciso ressaltar que os estudantes conseguem acessar a ESPM e a PUCRS com facilidade, além de contar com diversas opções de transporte privado e público. O bairro oferece, ainda, bons mercados, farmácias e uma grande variedade de lojas.

Bom Fim

Bom Fim é um ótimo bairro para quem vai estudar na UFRGS e UERGS, já que existem diversos pontos de transporte público localizados na região. A proximidade com o Centro permite tranquilas caminhadas a pé e oferece rápido deslocamento para outras áreas da cidade. Um dos atrativos do bairro são os brechós modernos e alternativos. Além disso, nele você encontra hospitais e pequenas lojas.

Bela Vista

Para quem preza por qualidade de vida esse bairro é ideal, visto que nele o sossego paira. Considerado uma das regiões mais versáteis da cidade, Belo Vista é um bairro nobre e arborizado com praças rodeadas de árvores, ótimo para estudantes praticarem atividades físicas depois de uma rotina pesada da universidade. Além disso, tem várias opções de supermercados, cafeterias e academias.

Petrópolis

Petrópolis é um dos melhores bairros da cidade, sendo também um dos melhores para os estudantes. Ele fica a apenas 7 km de distância do Centro, sendo uma região cheia de serviços e empresas, principalmente na Avenida Protásio Alves.

Nesse bairro, você consegue encontrar belos prédios, casas e praças arborizadas e convidativas. Existem dois importantes clubes localizados no bairro: o Petrópolis Tênis Clube e o Grêmio Náutico União, além de famosas pizzarias e um excelente e variado comércio.

Partenon

No Partenon, você pode encontrar a PUCRS e a ESPM. O bairro é mais residencial, porém apresenta um comércio muito movimentado. Por ser mais distante do Centro, ele se tornou uma área bem tranquila durante o dia. É um ótimo bairro para passear, contando com nove diferentes praças no seu entorno, além de um comércio variado, um hipermercado e o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS.

Por que é importante avaliar a localização ao escolher um lugar para morar?

Quando o assunto é escolher alugar um imóvel, o primeiro ponto que precisa ser levado em consideração é a localização, visto que a segurança do bairro precisa ser um critério de avaliação. No caso de jovens estudantes que precisam se deslocar com frequência da casa para a universidade, é preciso ainda mais cautela. Logo, é fato que escolher uma casa confortável e um local seguro são os fatores principais na hora de fechar qualquer contrato.

Diante disso, como mostrado acima, existem excelentes bairros perto das principais faculdades, por isso vale a pena optar por esses bairros, visto que além do conforto de não ter que passar horas para chegar até a faculdade, esses bairros oferecem serviços de qualidade.

Muitos estudantes pensam que alugar um apartamento em bairros mais afastados compensa mais por conta do valor, porém é preciso colocar na balança não só o dinheiro, mas sim o desgaste de sair de bairros distantes para chegar até a universidade. Para além disso, em bairros mais afastados os serviços de saúde, policiamento e lazer podem não ser tão eficiente.

Portanto, antes de se alugar uma casa em Porto Alegre, no caso de estudantes que vem de outras cidades e estados, é preciso pedir opiniões de quem já mora nessa região a fim de escolher um bairro que melhor se enquadre na sua realidade econômica e que atenda às suas necessidades. Desse modo, todo cuidado é pouco na tomada de decisão, por isso estude com cautela a localização de cada bairro com o intuito de evitar dores de cabeça.

Como você pôde perceber, existem ótimos bairros para estudantes em Porto Alegre. Quando for comprar ou alugar um imóvel, é necessário que você conte com uma imobiliária de confiança e com boa reputação no mercado para fazer a escolha correta e sem dores de cabeça. Saiba que a Guarida é a melhor empresa da região e está sempre disposta a ajudar os seus clientes.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saber mais a respeito do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário