fbpx
Regiões de Porto Alegre Regiões de Porto Alegre

Qual a melhor região de Porto Alegre para você?

12 minutos para ler

Na hora de escolher onde morar, uma das primeiras preocupações é a localização. O melhor lugar para morar é algo muito relativo e varia de pessoa para pessoa. Uma localização que é muito boa e conveniente para alguns pode não ser para outros. Tratando-se da cidade de Porto Alegre, as características de cada bairro variam bastante conforme a região. Afinal, por sua diversidade e extensão, Porto Alegre é uma cidade capaz de atender a todos os gostos e estilos de vida.

Para te ajudar a descobrir qual a melhor zona de Porto Alegre para morar, separamos as principais características de cada uma. Conhecendo as particularidades de cada região, você vai poder escolher o lugar que mais combina com o seu lifestyle, garantindo qualidade de vida para você e sua família. Acompanhe!

Quais as zonas de Porto Alegre?

Nos próximos tópicos, você verá uma série de informações e características a respeito das diferentes zonas de Porto Alegre para morar.

Zona Sul

Palavras-chave que a definem: tranquilidade, natureza, esporte e casas.

Bairros da Zona Sul de Porto Alegre: Belém novo, Belém Velho, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Nonoai, Ponta Grossa, Restinga, Serraria, Teresópolis, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição e Vila Nova.

A Zona Sul representa o grande refúgio da cidade de Porto Alegre para quem gosta de natureza e tranquilidade. Apesar de muitas pessoas, principalmente aquelas que não moram na Zona Sul, afirmarem que ela fica muito longe de tudo, a grande verdade é que isso não é incômodo para os moradores dos bairros dessa área da cidade.

Usar carro ou outros meios de transporte para se deslocar até as regiões mais centrais é comum para os moradores. Há quem ache que morar longe do Centro é algo ruim, mas para muita gente isso é totalmente indiferente e até mesmo mais cômodo.

Muito mais sobre a região

A região tem se tornado, ao longo dos últimos anos, um polo comercial, oferecendo inúmeros estabelecimentos, como o Paseo Zona Sul, o Shopping Granville, o Jardins da Praça e o entorno da Praça Comendador Souza Gomes, adotada pela Guarida.

Reconhecida por estar às margens do Guaíba e possuir uma orla excelente para praticar esportes, a Zona Sul atrai bastante os esportistas, principalmente aqueles que gostam de velejar, praticar kite surf, windsurf, wakeboard, bike e corrida. Tudo porque a Zona Sul possui locais e clubes adequados para essas atividades esportivas.

Muitas árvores, praças e parques: a Zona Sul é definitivamente uma das partes de Porto Alegre com maior contato com a natureza. Essa característica da região atrai bastante quem preza o contato com o verde e é ótima para quem gosta de animais ou tem filhos pequenos.

Grandes famílias também costumam optar pela Zona Sul para morar, pois é uma zona bastante residencial, apresentando diversas opções de casas espaçosas, em ruas tranquilas, sem muito movimento ou barulho, com pátios e quintais para aproveitar os momentos de lazer.

Qual o perfil dos moradores da Zona Sul de Porto Alegre?

  • Pessoas que prezam o contato com a natureza;
  • esportistas;
  • indivíduos que gostam de viver com bastante espaço;
  • pessoas que priorizam a tranquilidade e o silêncio no bairro;
  • indivíduos que não se incomodam com a distância do Centro da cidade;
  • pessoas que preferem levar a vida no modo mais lento.

Zona Central

Palavras-chave que a definem: conveniência, praticidade, urbano e estilo de vida.

Bairros da Zona Central de Porto Alegre: Menino Deus, Azenha, Santana, Cidade Baixa, Praia de Belas, Centro, Bom Fim, Rio Branco, Petrópolis, Bela Vista, Mon’t’ Serrat, Auxiliadora, Independência, Moinhos de Vento, Floresta e Santa Cecília.

Para quem gosta de ter tudo perto, mas tudo mesmo, a Zona Central de Porto Alegre certamente é a melhor escolha para se viver. Ao contrário da Zona Sul, morar em um dos bairros da Zona Central é ter tudo sempre à mão, com a possibilidade de se locomover com muita facilidade e muitas vezes a pé.

A verdade é que a cidade funciona e acontece nos bairros do Centro, e lá você tem e encontra de tudo. Os melhores shoppings, restaurantes, cinemas, supermercados e lojas que oferecem todo tipo de produto ou serviço, que garantem a praticidade de morar em uma região como essa em Porto Alegre.

É claro que em bairros centrais da cidade a grande predominância são os imóveis comerciais, mas lá você também encontra uma grande variedade de opções de bairros com imóveis residenciais, com casas e apartamentos para todos os gostos e estilos de vida.

Lugares como Menino Deus, Santana, Petrópolis, Bela Vista e Mon’t Serrat são opções certas para quem quer morar em um bairro conveniente da Zona Central de Porto Alegre, mas sem deixar de abrir mão de viver em um lugar com característica e perfil mais residencial.

Alguns bairros

O Menino Deus, por exemplo, é um lugar ideal para quem procura um imóvel com muito conforto e comodidade, já que a maioria dos imóveis destacam-se por serem espaçosos e aconchegantes. Além disso, a região conta com diversas opções de serviços e lazer, como o Parque Marinha do Brasil, o Shopping Praia de Belas e o Hospital Mãe de Deus.

Já o Bela Vista, predominantemente residencial, se destaca por seus grandes e luxuosos edifícios, além de estar localizado em uma área arborizada, com parques como a Praça da Encol e a Praça Gustavo Langsch, que contam com ótimas opções de lazer ao ar livre para praticar esportes e desfrutar da paisagem.

Por fim, o Petrópolis dispõe de belas casas e prédios que convivem em harmonia, além de grandes sobrados com terrenos arborizados que dão um estilo próprio ao lugar. Conta, ainda, com ruas arborizadas e com oito praças espalhadas na região, além de clubes como o Petrópolis Tênis Clube e o Grêmio Náutico União. A poucos minutos do bairro está também o Parque Jardim Botânico.

Qual o perfil de quem mora na Zona Central de Porto Alegre?

  • Pessoas que prezam a conveniência e praticidade no dia a dia;
  • pessoas que têm um estilo de vida mais agitado;
  • indivíduos que priorizam viver em um lugar mais bem localizado;
  • aqueles que trabalham ou estudam na região ou perto dela;
  • pessoas que não se incomodam em viver em imóveis com plantas menores ou compactos.

Zona Norte

Palavras-chave que a definem: conveniência, comércio, lazer e infraestrutura completa.

Bairros da Zona Norte de Porto Alegre: São João, Navegantes, São Geraldo, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Lindóia, Passo D’Areia, Boa Vista, Jardim Floresta, São Sebastião, Sarandi, Jardim Itú Sabará e Vila Ipiranga.

Uma das regiões mais populosas e industriais de Porto Alegre, a Zona Norte é também um lugar perfeito para viver. Quem mora lá sabe o quanto essa zona é privilegiada por sua completa infraestrutura e conveniência nos mais variados serviços.

É na Zona Norte que você conta com os maiores shoppings. Ainda, fica mais próximo do aeroporto e vive perto da divisa com outras cidades da Região Metropolitana. É ideal para quem trabalha em alguma dessas cidades, mas prefere morar na capital.

Opções de lazer e entretenimento também não faltam na Zona Norte. Além dos mais conhecidos shoppings de Porto Alegre estarem localizados nessa região, como o Iguatemi, o Bourbon Wallig e o Bourbon Country, os moradores também contam com inúmeros parques, praças, cinemas, teatros e clubes esportivos para curtirem ao máximo os finais de semana na Zona Norte.

O que você encontra na região

Apesar da grande concentração de comércios e serviços nessa zona, muitos dos bairros de lá misturam aspectos residenciais com comerciais. Ainda, ela conta com uma grande variedade de casas e apartamentos que ficam perto de toda a infraestrutura que a Zona Norte tem para oferecer aos seus moradores.

O Boa Vista, por exemplo, oferece diversas opções para um público exigente, com serviços como comércios, bares, restaurantes, lojas e academias.

O Shopping Iguatemi e a universidade Unisinos Porto Alegre são alguns destaques da região. Já o lazer fica por conta das suas belas praças, como a famosa Praça Japão e os clubes locais.

Qual o perfil de quem mora na Zona Norte de Porto Alegre?

  • Pessoas que trabalham na Região Metropolitana da capital (Canoas, Cachoeirinha e Gravataí, entre outras cidades);
  • famílias com filhos pequenos ou adolescentes;
  • pessoas que prezam viver em um lugar conveniente, mas não tão agitado como a Zona Central;
  • aquelas que não se incomodam em viver distantes das outras regiões da cidade;
  • outras que preferem morar em uma zona privilegiada em termos de infraestrutura e lazer.

Como escolher qual a melhor zona de Porto Alegre para morar?

Agora que você já conhece as principais características sobre as zonas de Porto Alegre, mostraremos algumas dicas práticas sobre como escolher a melhor alternativa para você e para a sua família.

Leve em consideração o que é prioridade para você

Conforme você viu nos tópicos anteriores, cada região de Porto Alegre conta com suas próprias especificidades. Por exemplo, existem bairros mais voltados para os praticantes de esportes e amantes da natureza, como os que estão localizados na Zona Sul. Por outro lado, os bairros da Zona Central, por exemplo, têm um perfil mais urbanista e são muito recomendados para quem gosta de um estilo de vida mais convencional e agitado.

A escolha do bairro onde você investirá em um imóvel em Porto Alegre deve ser baseada no que realmente importa para você e sua família. Pense em longo prazo e verifique se a região atende às suas necessidades futuras.

Certifique-se de que a região oferece a comodidade que você procura

Dependendo do seu estilo de vida, cada zona de Porto Alegre pode ser conveniente de uma maneira diferente. Portanto, antes de decidir onde comprar um imóvel na região, faça um mapeamento levando em conta os trajetos que você fará com maior frequência e analisando seu local de trabalho, os locais para lazer e a proximidade de estabelecimentos comerciais.

Os bairros da Zona Norte, por exemplo, têm uma excelente infraestrutura, ótimas opções de comércio, alternativas de lazer e o privilégio de abrigar um aeroporto. Para quem trabalha perto da Região Metropolitana, existe a vantagem de usufruir de todos esses benefícios e, ainda, contar com as características de uma área com aspectos residenciais, já que há uma enorme variedade de casas e apartamentos.

Resumindo, a melhor zona de Porto Alegre para comprar um imóvel é aquela que atende às suas necessidades e que é cômoda para sua rotina e estilo de vida. Portanto, pense bastante antes de tomar uma decisão.

Por que contar com uma ajuda profissional para escolher a melhor zona de Porto Alegre?

Como você pôde ver até aqui, cada uma das zonas de Porto Alegre conta com uma grande variedade de características próprias, oferecendo diferentes benefícios aos seus moradores. Sendo assim, buscar ajuda de uma imobiliária com bastante credibilidade e conhecimento sobre a região pode fazer toda a diferença em seu processo decisivo.

A Guarida Imóveis vem oferecendo soluções no mercado imobiliário gaúcho e ajudando a concretizar sonhos desde 1977. Ou seja, são quase cinco décadas de experiência e de conhecimento de causa. Para que você tenha uma ideia, atualmente, a imobiliária conta com mais de 100 mil clientes tanto em compra e venda de imóveis quanto em gestão de aluguéis.

Isso significa que, na hora de escolher entre as zonas de Porto Alegre e a melhor alternativa de moradia para que você e sua família sejam felizes e tenham uma ótima qualidade de vida, a Guarida tem mais do que o necessário para ajudar a encontrar oportunidades de negócio que atendam às suas necessidades de longo prazo.

Como visto, Porto Alegre é uma cidade bastante diversificada. Morar na Zona Sul é certamente a escolha mais apropriada para quem busca a tranquilidade de viver em um dos seus bairros residenciais e próximos da natureza; na Zona Central, para quem gosta de ter tudo sempre por perto e não se incomoda com a agitação da vida urbana; na Zona Norte, para quem busca ter toda conveniência e comodidade no seu dia a dia em um bairro que mescla aspectos residenciais e comerciais.

Cada região tem as suas características próprias, cabendo a você decidir por aquela que mais combina com o seu perfil e estilo de vida. Se você já descobriu qual a região de Porto Alegre que mais tem a ver com você, não deixe de contar com a Guarida Imóveis. Assim, você vai encontrar a sua casa ou o seu apartamento ideal na região pretendida.

Então, gostou das nossas dicas sobre as zonas de Porto Alegre? Para acompanhar outros conteúdos interessantes, siga nossas redes sociais. Estamos no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Posts relacionados

5 thoughts on “Qual a melhor região de Porto Alegre para você?

Deixe um comentário