fbpx
investir em imóveis investir em imóveis

Quais as vantagens e como começar a investir em imóveis? Entenda aqui

6 minutos para ler

 Investir em imóveis é uma prática que tem se tornado cada vez mais frequente no decorrer dos últimos anos. Isso se deve a uma série de fatores, tais como o crescimento dos programas de financiamento que facilitam a compra, a redução da taxa Selic e até mesmo o aumento do interesse por alternativas para amplificar o patrimônio.

No entanto, por se tratar de um bem de alto valor, é preciso obter bastante informação e ter alguns cuidados antes de fechar negócio, além de conhecer as opções disponíveis como a possibilidade de investir em propriedades ainda na planta ou o investimento em terrenos, entre outras.

Com base nesse contexto, preparamos este conteúdo para que você conheça as principais vantagens de investir em imóveis. Mostraremos também uma série de boas práticas para que a transação seja eficiente e livre de riscos. Continue a leitura para saber mais!

Quais são as vantagens de investir em imóveis?

Não é por coincidência que cada vez mais pessoas têm considerado a possibilidade de começar os seus investimentos pelo mercado imobiliário. O fato é que há uma vastidão de benefícios em optar por essa alternativa, tais como:

  • estabilidade — para quem busca a tão sonhada independência financeira, investir em imóveis é um dos caminhos mais rápidos;
  • valorização do investimento — diferente de outros segmentos do mercado, a tendência é que o seu dinheiro renda de forma exponencial com o decorrer dos anos devido a uma série de fatores externos que afetam o valor da propriedade;
  • segurança — ao adquirir um imóvel, você sempre saberá que a sua família estará segura independentemente de qual seja o cenário econômico do país.

Como investir em imóveis?

Agora que você já sabe que o investimento em imóveis é uma ótima alternativa, mostraremos algumas das opções para aplicar o seu capital de forma inteligente e começar a obter lucros em médio e longo prazo. Veja a seguir!

Invista em terrenos

Para quem está procurando lucrar com o investimento no mercado imobiliário, os terrenos são considerados verdadeiros geradores de riqueza. Isso porque têm alto potencial de valorização em curto espaço de tempo, podendo ser vendidos por valores bastante superiores aos de quando foram comprados. Ou seja, ainda há uma chance de reinvestimento do capital.

O nosso país está em constante expansão horizontal, principalmente nas cidades em que ainda não existem muitos prédios, o que faz com que os terrenos considerados afastados ganhem destaque em relação à localização em pouco tempo.

Além disso, uma das principais tendências do mercado imobiliário para os próximos anos é que a onda de construção de condomínios permaneça em alta. Isso quer dizer que comprar um terreno em uma área com potencial de valorização pode ser uma ótima maneira de garantir altos retornos financeiros em um futuro não tão distante.

Considere investir em imóveis na planta

Quando se trata de imóveis na planta, existem opiniões controversas a respeito do assunto. Se a sua intenção é comprar uma propriedade para morar, realmente essa pode não ser a melhor alternativa dependendo do contexto, visto que pode levar um certo tempo do momento em que o contrato é assinado até a entrega das chaves.

Agora, se a ideia é investir capital para multiplicá-lo a longo prazo, comprar imóveis na planta pode ser uma das melhores opções. Isso se deve ao fato de que esse tipo de propriedade pode chegar a custar até 40% de um mesmo imóvel já concluído. Ou seja, a sua margem de lucro é significativamente mais alta do que se você optar por outras alternativas.

Lembrando que é fundamental fazer uma pesquisa minuciosa a respeito da credibilidade da construtora com a qual você fará negócio. Verifique os outros empreendimentos que foram entregues pela empresa para se certificar de que os riscos envolvidos são baixos.

Compre para locação

Outra ideia interessante para lucrar com imóveis é a compra destinada à locação. Isto é, adquirir um imóvel não para revendê-lo, mas, sim, para obter renda com aluguel. Muitas pessoas optam por essa alternativa devido às suas diversas vantagens, principalmente a questão de não haver limite para o percentual de retorno em relação ao valor gasto na compra.

Porém, é importante destacar que essa opção exige cuidados para que a propriedade se mantenha em ótimo estado de conservação e não tenha o preço reduzido devido ao uso dos inquilinos com o passar dos anos. É claro que, ao deixar o imóvel sob os cuidados de uma boa imobiliária, essa é uma dor de cabeça que você não terá.

Há uma grande variedade de possibilidades para investir em imóveis para locação, tais como:

Além dessas, há várias outras categorias que só dependem do seu perfil de investidor e da sua cidade.

Reforme imóveis usados

Por fim, se você tem um bom faro para encontrar boas oportunidades de negócio, há a possibilidade de investir em imóveis usados. Embora muitas pessoas evitem essa opção, com bastante pesquisa e empenho é possível encontrar relíquias perdidas pelo mercado.

Afinal, é muito comum nos depararmos com propriedades em ótimo estado e que só necessitam de uma reforma para que se tornem o sonho de consumo de muitos compradores.

A grande sacada da compra de imóveis usados para reforma é que esse tipo de propriedade costuma custar bem menos do que um imóvel novo. Isso significa que se você agir com calma, principalmente no momento de reformar o local, a sua margem de lucro pode ser altíssima. Lembre-se de que há uma infinidade de casas e apartamentos usados registrados nas imobiliárias pelo país. Basta ter paciência e não agir com impulsividade.

Como você pode conferir neste conteúdo sobre as melhores práticas para investir em imóveis, o mercado imobiliário é um dos mais estáveis e promissores mesmo em meio a cenários econômicos incertos. Para garantir o sucesso e o retorno de seus investimentos é importante contar com a consultoria de empresas especializadas e que atuem baseadas em profissionalismo e ética.

Quer receber mais dicas, novidades e conteúdos informativos sobre o mercado imobiliário? Então siga-nos em nossas redes sociais para não perder mais nenhum post! Estamos no Instagram, YouTube, Facebook, LinkedIn e Twitter!

Posts relacionados

Deixe um comentário