fbpx

RS: Grupo Guarida registra crescimento de 30% em 2024

3 minutos

A Guarida registrou aumento de 30% em seus resultados em 2024, impulsionado por todas as áreas de negócios do Grupo. Apesar dos desafios que marcaram o ano, como a enchente de maio no Estado, houve um crescimento contínuo do número de condomínios e imóveis administrados, reafirmando a liderança da empresa nesse segmento. A Guarida também consolidou novas verticais de negócios, apresentando soluções completas para o mercado imobiliário, além de manter um olhar permanente direcionado ao futuro, com foco na tecnologia e inovação, no sentido de oferecer cada vez mais serviços eficientes e personalizados aos clientes.
Com posição privilegiada entre as maiores administradoras de condomínios do País, no ano passado, a Guarida expandiu suas atividades para oito estados brasileiros. Ao mesmo tempo, ganhou notoriedade e reconhecimento ao receber os prêmios Marcas de Quem Decide, Ranking GPTW, Top Ser Humano e o prestigioso CEO RA 1000, reafirmando seu compromisso com a excelência e a valorização das pessoas.

Crescimento sustentável

A CEO do Grupo Guarida, Júlia Dal Santo, projeta para este ano de 2025 mais crescimento e consolidação do plano de expansão. “Com 2.200 condomínios administrados hoje, estamos determinados a ampliar nossa presença no mercado e consolidar o crescimento iniciado em 2024, alcançar novos patamares de excelência e oferecer soluções ainda mais completas para nossos clientes”.

Segundo Júlia, os principais pilares para a expectativa de crescimento em 2025 são: – continuar investindo fortemente em tecnologia, com o objetivo de proporcionar experiências práticas cada vez mais inovadoras para clientes e parceiros; – manter o investimento de 7% da receita líquida do grupo em projetos de tecnologia; – garantir um cuidado contínuo em relação às pessoas, fortalecendo o propósito de criar uma experiência de “viver melhor” para todos que confiam no Grupo Guarida e, ainda, conduzir uma expansão estratégica, levando sua expertise para novos mercados e solidificando a marca como referência em soluções imobiliárias.

“Estamos confiantes de que 2025 será um ano histórico, onde o Grupo Guarida continuará redefinindo os padrões do mercado imobiliário, sempre com foco em excelência, inovação e proximidade com nossos clientes”, reitera a CEO.

Aluguéis evoluem de forma orgânica

A área de Locação do Grupo Guarida encerrou 2024 com um crescimento de 12,01% na Receita Operacional Bruta. Conforme o diretor de Aluguéis da Guarida, Rafael Spolavori, no acumulado de 2020 a 2024, o crescimento foi de 63,68% na Receita Operacional Bruta e 10% na carteira de imóveis administrados, sendo esses resultados conquistados de forma 100% orgânica.

Spolavori explica que “para dar prosseguimento ao crescimento orgânico observado no mercado de aluguéis, em Porto Alegre, e atender à demanda contínua dos clientes, a equipe de captadores de imóveis agregou novos profissionais. O mesmo ocorreu com a equipe de gestão patrimonial, que ganhou novos especialistas na administração da carteira de imóveis.
Por outro lado, foram incorporadas soluções de IA, com finalidade de prestar um atendimento imediato, 24 horas por dia, 7 dias da semana, para clientes interessados em alugar imóveis, facilitando o agendamento da visita e esclarecendo possíveis dúvidas de forma instantânea.
“Além disso, para prestarmos um atendimento de pós-venda – referindo-se aos imóveis já locados – ágil, resolutivo e acolhedor para os proprietários e inquilinos, estruturamos uma célula segmentada para a vertical de aluguéis em nossa equipe de Contact Center e Sucesso do Cliente, com agentes especializados e capacitados para resolver as demandas de nossos clientes”, considera.

Com a restrição atual ao crédito imobiliário para compra de imóveis, especialmente em razão das mudanças divulgadas pela Caixa Econômica Federal e a alta da taxa SELIC, o diretor da Guarida antevê, como efeito natural, uma desaceleração na demanda por compra e venda, principalmente por parte da classe média, aquecendo mais ainda o mercado de aluguéis.

“Moradia é e, sempre será, uma necessidade básica, ou seja, a demanda por moradia é contínua. Isso é o que torna o mercado imobiliário próspero e mais resistente às crises econômicas”, ressalta Spolavori. Por isso, suas projeções para 2025 são de um crescimento de 20% na captação de imóveis para oferta, crescimento na faixa de 10% a 12% tanto na Receita Operacional Bruta, quanto na carteira de imóveis administrados, e de 10% no VGL (valor geral de locação dos imóveis alugados).

Seguros em alta

Em 2024, a Guarida Corretora de Seguros – uma das áreas mais promissoras do Grupo – alcançou um crescimento de 37,54% nas receitas com seguros de condomínio, em relação ao registrado no ano anterior. Também experimentou evolução de 10,87% em suas receitas diretas.

Segundo o diretor da Guarida Corretora, Weslley Aguiar, “nesse período, foram atendidas inúmeras demandas de coberturas especiais como Alagamento e Desmoronamento, em razão dos eventos climáticos severos ocorridos no Estado”.
No mês de fevereiro de 2025, serão lançadas duas novas modalidades de seguros. A primeira será Telemedicina para Pets, assistência 24h, como cobertura complementar ao Seguro de Incêndio Residencial; a segunda será o Cota Protegida, seguro que se destina ao pagamento dos boletos de condomínio, quando o morador perde seu emprego formal e não tem condições de honrar o compromisso.
“Quanto mais crescem as áreas de negócios da Guarida, maiores serão as oportunidades de oferecermos a proteção dos seguros, sejam eles seguros obrigatórios, ou outras modalidades de seguros como os de viagem, vida, saúde”, conclui Aguiar.