fbpx

Tudo pra você viver melhor

8 minutos para ler

Valorizar o ser humano, manter um olhar atento às constantes transformações do mercado e prestar um atendimento de excelência são as bases da Guarida desde a sua origem, que há 45 anos se compromete com o seu principal patrimônio: o cliente. Com agilidade, tecnologia e criatividade, faz de tudo para oferecer experiências marcantes e inovadoras, que vão muito além de um lar. Hoje, a empresa que nos últimos 16 anos se reveza entre a preferida ou a mais lembrada dos gaúchos, reúne 500 colaboradores, está presente em Porto Alegre, no litoral do Rio Grande do Sul e vem ampliando sua atuação com estratégias de inovação no universo digital. 
A história do Grupo Guarida se mistura com a da família Silva, que  fundou em 1977. O negócio idealizado pelos irmãos Ayron, Ederon, Iandara e Júlio César, se concretizou em uma sala alugada de 19 metros quadrados em um centro comercial do bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Naquele momento, eles já sabiam que o pequeno escritório viria a ser uma grande companhia e o sonho se tornaria realidade através da oferta dos serviços do ramo imobiliário. No ano seguinte, a persistência e o comprometimento os levaram a uma sede ainda alugada, porém com melhor estrutura para o cliente. Somente em 1983, veio a sede própria com 170 metros quadrados, na Avenida Protásio Alves. Em 1990, a empresa que tem o pioneirismo em seu DNA, revolucionou o atendimento por meio da informatização dos boletos bancários. O compromisso em atender sempre com dinamismo ganhou uma nova tônica, estavam sendo dados os primeiros passos para um dos atuais norteadores da organização: a experiência positiva do cliente com a marca. O negócio atingiu a maturidade e hoje a Guarida conta com sete agências físicas no Rio Grande do Sul, uma Agência Virtual, mais de 120 mil clientes na administração de aluguéis, venda de imóveis e administração de condomínios.
Em 2001, foi dada a largada para a expansão da empresa com a inauguração da filial no centro da capital gaúcha, com 2,2 mil metros quadrados. Dois anos mais tarde, a compra da imobiliária Onix materializou o crescimento da marca com significativos 100% de expansão em 30 dias. A Guarida não parou, seguiu crescendo, adquiriu carteiras imobiliárias e inaugurou novas sedes, explorando um mercado que se mostrava vasto e promissor, chegando então ao Litoral Norte e abrindo a agência Capão da Canoa na cidade de mesmo nome. Desde 2016, com seu programa de governança corporativa, surgiu o Grupo Guarida, que reúne a Guarida Imóveis, a corretora de seguros Guasegs e outras empresas.

Aposta no conhecimento

Com vistas à melhoria da capacitação profissional de seus recursos humanos, o Grupo Guarida conta com um grande projeto de formação: a Unigua – Universidade Guarida, lançada em 2002. “A iniciativa cria a oportunidade de os funcionários buscarem novos conhecimentos, que lhes possibilitem enfrentar desafios diante de um mercado tão dinâmico e competitivo, a fim de dar sustentação ao crescimento de nossa organização com eficiência e qualidade”, afirma o presidente do Conselho Administrativo, Júlio César Soares da Silva.
O projeto também se destacou com o Top Ser Humano, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O reconhecimento não parou por aí, a empresa foi eleita pela ABRH, como 1º lugar  em nível nacional. Dando sequência a este projeto, a Guarida foi convidada a representar o Brasil no Panamá, num congresso da ABRH em conjunto com a Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana (FIDAGH), na categoria Excelência Empresarial.

Inovação tecnológica

A Guarida se coloca no lugar do cliente para entender o que ele precisa, motivada pelo propósito do seu slogan: “Tudo pra você viver melhor”. Está sempre inovando e se antecipa às tendências para evoluir. Faz isso através de forte investimento em tecnologia e desenho de processos construindo novas funcionalidades em suas ferramentas digitais de autoatendimento, como a Agência Virtual, que concentra todos os serviços da empresa e está à disposição de síndicos, conselho, condôminos, inquilinos, proprietários e funcionários na versão desk e nos aplicativos IOS e Android. Não há qualquer custo para sua utilização e o objetivo é oferecer mais comodidade, agilidade, transparência e segurança aos clientes. As funcionalidades da Agência Virtual auxiliam em diversos processos relacionados à locação e administração do imóvel, como participar e votar à distância em assembleias virtuais,  em assuntos do condomínio, acesso a pastas, documentos e demonstrativos, solicitação de manutenção no imóvel entre muitos outros serviços. A Guarida também foi a primeira imobiliária do Brasil a vender imóvel através de financiamento garantido por um NFT (do inglês Non-Fungible Token, Token não Fungível). Em março de 2022, realizou esse negócio por meio de uma nova modalidade de financiamento: o crédito que utiliza propriedade digital como garantia, que é possível graças a um arranjo jurídico-tecnológico para associar um token NFT, registrado na blockchain, à matrícula de qualquer imóvel. Uma vez digitalizado, o imóvel fica vinculado ao token, que passa a representá-lo. O processo permite que pessoas sem acesso ao crédito consigam comprar seus imóveis.

Novos caminhos

A sucessão familiar ocorre no ano em que a Guarida completa 45 anos de fundação. Assume o comando do grupo Júlia Dal Santo, administradora e filha de um dos seus fundadores, Júlio César Soares da Silva, hoje presidente do Conselho de Administração, também composto pelos sócios Iara Barth e Giuliano Spolavori. “Minha grande missão neste momento é trazer modernidade e inovação para uma empresa tradicional, mantendo os valores que são inegociáveis e adaptando aquilo que é necessário para o mundo em que vivemos e para alcançarmos os resultados que desejamos”, comenta Júlia. Ela vem liderando o crescimento da companhia, com resultados expressivos nas áreas de negócio, cada vez mais voltados à digitalização dos processos, com forte relacionamento e participação em ecossistemas de inovação e startups, sem, no entanto, perder de vista o lado humano da Guarida. O cenário que se delineia para o futuro, com a administração de Júlia Dal Santo, é de um grupo forte e preparado, que se baseia em princípios sólidos para continuar avançando e crescendo, ainda que esteja inserido em um mercado complexo e altamente competitivo.

Compartilhar a vida e realizar sonhos

Para a Guarida, construir verdadeiras relações de confiança vai além de atender com eficiência. A meta é sempre surpreender, pois entende que a moradia reflete a realização das expectativas de todos. Nesse sentido, cada vez mais, tem desburocratizado seus processos para permitir àquele jovem que está no momento de deixar a casa dos pais ou àquele casal que pretende adquirir o primeiro imóvel próprio possa concretizar sua meta de maneira ágil e segura. Estar tranquilo e seguro, ter um lugar para chamar de seu, fazem parte do inconsciente coletivo e movem os planos de todo brasileiro. Pensando nisso, a Guarida conta com um processo de locação 100% on-line, rápido e sem a burocracia de um cartório. Na administração de condomínios, a empresa dispõe de produtos e serviços que atendem a diferentes perfis de condomínio, são soluções que se ajustam às necessidades de cada um: Guarida Digital – uma experiência mais econômica e simplificada, Guarida Essencial – com um gestor e uma equipe especializada para garantir um atendimento personalizado e, por último, o Guarida Exclusive – um serviço totalmente customizado e de atendimento exclusivo para assessorar nas rotinas.
Uma das forças da marca Guarida é o relacionamento humano. Historicamente, a empresa alia o desenvolvimento à responsabilidade social, por isso, constantemente se envolve em ações sociais patrocinando campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos ou promovendo ações em prol da mobilidade, como é o caso do projeto Amor que Movimenta, do qual é criadora e incentivadora. O projeto arrecada lacres de alumínio e tampinhas plásticas rígidas em troca de equipamentos para auxílio às pessoas com deficiências, que as auxiliem na qualidade de vida, além de recursos para custeio de despesas de entidades sociais. Esses materiais são encaminhados ao Educandário São João Batista, AAPPAD e Rotary São Geraldo. Todas as ações sociais que a Guarida está envolvida visam o desenvolvimento sustentável da ONU, em busca de uma sociedade mais solidária e menos desigual.

Posts relacionados

Deixe um comentário