Saiba por que Passo Fundo está entre as 50 melhores cidades do Brasil para morar

5 minutos para ler

Estar entre as 50 melhores cidades do Brasil para morar não é tão simples assim, visto que o país possui mais de cinco mil municípios dentro do território nacional. São muitos os fatores que levam uma cidade a ser considerada um bom lugar para morar e entre eles estão quesitos como: saúde pública, mobilidade urbana, acesso à educação, renda da população, qualidade de vida, etc.

Dentro desse ranking está Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Reconhecida como capital nacional da literatura, a cidade possui índices de leitura por pessoa próximo a dos franceses e 3x mais alto que a média nacional. Veja agora por que Passo Fundo está entre as 50 melhores cidades do Brasil para morar.

1.Uma boa gestão de saúde pública

Comparada a maioria das cidades do país, Passo Fundo se destaca pela boa gestão dos recursos públicos, principalmente no setor da saúde. A cidade investe bastante em instituições sólidas, que são preparadas para trazer a inovação no cuidado à saúde dos moradores. A cidade é considerada um verdadeiro centro formador de excelência em todos os campos da saúde. Quem escolheu trabalhar nessa área tem os melhores subsídios para se desenvolver e exercer a profissão de cuidar do outro com excelência. Quem ganha com tudo isso é a população, que pode contar com locais públicos e privados bem equipados e profissionais preparados e qualificados para atender quem precisa.

2. Taxa baixa de analfabetismo

Ter uma taxa baixa de analfabetismo, menor do que a média nacional, é um ponto muito positivo para a cidade de Passo Fundo. Quando a maior parte da população sabe ler e escrever, temos pessoas que vivem com mais qualidade de vida. Oportunidades melhores de emprego se abrem para elas, além de muitas outras possibilidades para a vida, de uma forma geral. A população também encontra profissionais prestadores de serviços mais bem preparados para entregar um atendimento melhor.

A taxa de analfabetismo baixo se deve ao investimento que Passo Fundo faz na educação básica e fundamental. São 73 escolas públicas e nove particulares e a cidade possui ainda nove instituições de ensino superior, que são referência de qualidade no estado. A educação, sem dúvida, forma cidadãos mais bem preparados para a vida e para inovar no desenvolvimento de uma cidade e de um mundo melhor.

3. Entretenimento e diversão o ano inteiro

Apesar de ser uma cidade do interior, Passo Fundo tem muitas opções de lazer e entretenimento para quem mora na cidade. Praças e parques limpos, bem conservados, que promovem a socialização da comunidade junto à natureza e ainda a prática de exercícios físicos. A praça Tamandaré, a praça Antônio Xavier e a praça da Cuia são ótimos exemplos de espaços para passear com cães, tomar chimarrão e praticar esportes. Cinema, teatro e festas, Passo Fundo tem muitas boas opções de cultura e lazer.

O shopping Bella Cittá, um dos maiores do interior do RS, traz uma ampla infraestrutura de lazer para quem mora em Passo Fundo. Salas de cinema em 3D, praça de alimentação, lojas e serviços podem ser encontrados nos shoppings que atendem não somente a população da cidade, mas também pessoas que moram em cidades vizinhas.

A vida noturna também é bastante atraente em Passo Fundo, principalmente por se tratar de uma cidade universitária devido a Universidade de Passo Fundo e demais instituições de ensino superior, que atraem jovens estudantes do estado inteiro. Com as ruas movimentadas e avenidas principais bem iluminadas, a ocupação e a sociabilização das pessoas nas ruas à noite é frequente e traz bem estar e segurança para todos.

4. Segurança

Sabemos que a questão da segurança pública no Brasil é algo bem delicado, pois hoje nenhum lugar é completamente seguro e a violência está em todo lugar. Em Passo Fundo a segurança é levada bastante a sério. O policiamento foi ampliado em 2013 e os bancos não são obrigados a funcionar se a Brigada Militar não garantir o efetivo nas ruas. Nas ruas de Passo Fundo se veem muitos policiais, o que torna a cidade mais segura em relação às demais.

5. Uma cidade completa

Tudo que você precisa ou deseja consumir/fazer você encontra na cidade. Restaurantes diferenciados de muitos tipos de culinária, bons hospitais e clínicas, boas instituições de ensino e também imóveis bons e valorizados. Quem deseja ou vai morar em Passo Fundo no Rio Grande do Sul tem amplas opções de tipos e quantidade de imóveis nas mais diversas localizações da cidade.

Ruas tranquilasmovimentadasimóveis próximo de centros comerciais ou mais afastados, têm opções que agradam todos os gostos e necessidades. Se você escolheu morar em Passo Fundo não tenha dúvidas que você estará se mudando para uma das melhores cidades do Brasil. Conte com a Guarida para encontrar os melhores imóveis em Passo Fundo e ter muita qualidade de vida.

Posts relacionados

Deixe um comentário