Passo a passo para você se tornar o próximo síndico do condomínio

6 minutos para ler

Todo condomínio precisa de um síndico, a pessoa responsável por representar e administrar os interesses e negócios do condomínio e que também responde civil e criminalmente por ele.

Ser síndico significa estar encarregado de administrar as manutenções das áreas comuns, fazer cumprir o regimento interno, manter as contas em dia, sugerir melhorias, entre muitas outras atividades da gestão condominial.

Para os moradores interessados em  exercer a função, muitas vezes surgem dúvidas de como se candidatar à síndico e se tornar a próxima pessoa responsável pela administração do condomínio que mora.

Se você está preparado, mas ainda não sabe como ser síndico, confira o passo a passo que a Guarida preparou para você.

Passo 1: Tenha certeza sobre essa decisão

Antes de tudo é muito importante que você se pergunte se realmente possui as características necessárias de um síndico e se estará disposto a valer do seu tempo para se dedicar à rotina que o cargo demanda.

Ser síndico é um trabalho que exige muitas responsabilidades que vão além de mediar conflitos, zelar pelo condomínio e manter a boa convivência entre os moradores. O cargo requer alguém com espírito de liderança, disponibilidade de tempo e conhecimento necessário para tomar conta da gestão condominial. Se você preenche esses requisitos, então certamente você está preparado para ser o próximo síndico do seu condomínio.

Passo 2: Esteja presente

Se você descobriu que realmente tem o perfil e a disposição para desempenhar a função de síndico do seu condomínio, o passo seguinte é participar das reuniões que acontecem no local.

Nessas reuniões, você vai encontrar várias oportunidades para se tornar conhecido pelos moradores e garantir o apoio necessário para a candidatura ao cargo de síndico. Dessa forma, é importante que durante esses encontros você participe ativamente, sugerindo ideias, dando opiniões e propondo melhorias para o seu condomínio.

Passo 3: Fique atento às datas

Após ter participado de inúmeras reuniões, é chegada a hora de você se candidatar ao cargo de síndico. Assim, você deve verificar com a administradora ou com a administração do condomínio quando ocorrerá a assembleia ordinária para eleição do síndico.

Dependendo da convenção do condomínio, a eleição pode ser realizada anualmente ou no máximo a cada dois anos, portanto, esteja atento às datas para apresentar a sua candidatura.

Passo 4: Elabore propostas relevantes

A candidatura deverá ser apresentada na pauta específica de eleição de síndico, momento em que todos os candidatos se apresentam e dissertam sobre suas propostas para a futura gestão aos condôminos.

Se você seguiu o passo 2, então deve conhecer quais são os problemas do condomínio. Crie uma lista começando pelos mais urgentes e elabore uma forma de resolvê-los.

É nesse momento que você precisa utilizar todos os meios necessários para que os moradores entendam quais são as suas propostas de melhorias para o condomínio. É fundamental ser objetivo, transparente e sempre manter a harmonia entre as suas ações e as mudanças que podem ser realizadas.

Passo 5: Convide os moradores a votar

Finalmente é chegado o momento da votação, definida de acordo com a assembleia, que poderá ser aberta ou fechada. É muito raro que todos os moradores estejam presentes na assembleia, por isso não há previsão na legislação de quórum qualificado, a definição será tomada pelo voto da maioria dos condôminos presentes na reunião.

Então, além de apresentar as suas propostas para o moradores, convidá-los para participar da eleição também é importante.

Passo 6: Seja um bom administrador

Caso você tenha sido escolhido para se tornar o próximo síndico do condomínio, cabe agora assumir a função e administrar da melhor forma possível o local.

Ao assumir a administração, o primeiro passo é estudar a gestão atual e identificar o que deve ser mantido e o que deve ser modificado. Você deve resolver todas as pendências do condomínio e desempenhar as suas atividades da melhor forma possível a fim de garantir uma boa gestão.

Lembre-se que, dependendo do regulamento  interno, você poderá exercer a função por até dois anos. Pode parecer pouco, mas o tempo passa rápido, então não demore para começar a cumprir as suas propostas.

Além disso, sendo um bom síndico você terá mais chance de se reeleger em uma nova assembleia no final do mandato. 

 O próximo síndico do condomínio 

Após você ter esclarecido suas dúvidas sobre como se tornar o próximo síndico do seu condomínio com o nosso passo a passo, lembramos também que se caso você seja eleito é muito importante contar com uma empresa especializada em serviços de administração condominial.

Caso o condomínio ainda não conte com esse tipo de serviço, cabe a você avaliar e propor aos condôminos a contração da melhor empresa. Ela auxiliá-lo no seu trabalho e garantir a boa gestão do condomínio em todos os processos.

Guarida Imóveis é uma empresa que atua há mais de 40 anos no mercado imobiliário. Ainda, oferece serviços totalmente úteis e eficientes para que você administre com tranquilidade o seu condomínio. Um exemplo disso é a  Agência Virtual Guarida, uma plataforma digital que oferece mais transparência e praticidade para síndicos e condôminos.

Com a Agência Virtual é possível dividir a água e gás automaticamente, controlar o acesso a portaria, reservar espaços comuns do condomínio, realizar Assembléia Digital e muitas outras funcionalidades!

Com os serviços da Guarida, você terá todo o suporte necessário para gerir da melhor maneira possível o seu condomínio. Também, terá uma completa consultoria em todos os quesitos técnicos, legais e administrativos. Conheça mais sobre a Guarida Imóveis e os seus serviços de administração de condomínios acessando a página exclusiva de condomínios no site.

Posts relacionados

Deixe um comentário