fbpx
seguro equipamentos portáteis seguro equipamentos portáteis

Seguro de equipamentos portáteis: como ajuda a preservar o patrimônio?

6 minutos para ler

Há cerca de uma década, dificilmente você ouviria falar sobre seguro de equipamentos portáteis. A sociedade moderna ainda não era tão dependente de um dispositivo de bolso como é nos dias atuais.

Com os avanços das tecnologias mobile, surgiram inúmeras soluções para problemas que sabíamos sequer existirem. Porém, a modernização desses pequenos aparelhos, por consequência, fez com que seus preços subissem bastante. Isso fez com que eles se tornassem altamente valorosos no mercado, o que também trouxe a necessidade de medidas para protegê-los.

Por isso, preparamos este conteúdo para lhe explicar o que é seguro de equipamentos portáteis, como funciona esse tipo de serviço, quais as coberturas oferecidas, entre outros pontos importantes relacionados. Continue para mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é seguro de equipamentos portáteis?

De forma simplificada, é um tipo de seguro cuja finalidade é proteger os proprietários de dispositivos eletrônicos cada vez mais comuns no uso cotidiano e com preço relativamente caro.

Equipamentos portáteis não se restringem apenas a celulares inteligentes, mas abrangem também:

  • notebooks,
  • câmeras fotográficas,
  • tablets;
  • smartwatches;
  • filmadoras;
  • videogames;
  • ultrabooks;
  • DVDs portáteis;
  • navegadores GPS;
  • netbooks.

Além de outros aparelhos cuja subtração ou dano físico possa representar uma perda significativa de dinheiro, além de uma série de dificuldades na realização de tarefas básicas, profissionais e pessoais do dia a dia.

Como funciona o seguro de equipamentos portáteis?

Basicamente, existem duas categorias de coberturas: as básicas e as opcionais. Geralmente, na primeira opção, é possível garantir a indenização por danos físicos ao bem, em casos de impacto de veículos terrestres ou aeronaves, explosões, incêndios, raios ou tentativa de roubo.

Já no caso das coberturas opcionais, é possível garantir que o proprietário seja indenizado caso o bem sofra danos elétricos, subtração, danos por líquidos, perdas e garantia internacional.

Veja, a seguir, como são classificados os diferentes tipos de danos, riscos e condições abrangidas em um seguro de equipamentos portáteis.

Danos físicos

Nessa modalidade, os bens segurados têm garantia de indenização por danos físicos, ou seja, o sinistro é coberto pelo certificado ou pela apólice de seguro.

Danos elétricos

Qualquer dano causado ao aparelho por conta de descargas ou oscilações de energia elétrica, como curtos-circuitos ou queda de raio, que afete o dispositivo garante a indenização ao proprietário.

Danos por líquido

Essa cobertura garante ao proprietário o pagamento por danos materiais causados aos equipamentos por conta de origem involuntária ou acidental por qualquer substância líquida.

Perda

O proprietário do bem tem a garantia de receber indenização caso perca o aparelho, desde que o sinistro seja devidamente comprovado.

Subtração

Nesse caso, é garantida a indenização ao proprietário pelo bem, visto que ele foi subtraído por rompimento de obstáculo, desde que o sinistro deixe evidências. Ou diante de emprego de violência ou ameaça direta contra a pessoa responsável pela guarda do bem.

Vale destacar que não se enquadra em subtração o “furto simples”, ou seja, quando o bem é subtraído sem deixar vestígios. Por exemplo, quando a pessoa chega à sua residência e descobre que o smartphone não está no bolso, concluindo que houve um furto que não foi percebido durante o trajeto.

Garantia internacional

Trata-se da extensão das garantias contratadas para sinistros para territórios além do Brasil, muito comum quando o proprietário do aparelho viaja para o exterior com seus dispositivos, como um smartphone ou notebook.

Quais são as restrições desse tipo de seguro?

Agora que você já sabe como funcionam as principais abrangências de um seguro de equipamentos portáteis, é fundamental conhecer também as restrições desse tipo de serviço, isto é, os incidentes e as situações que não têm cobertura garantida.

Primeiramente, um seguro de equipamentos portáteis só se responsabiliza pelos danos físicos causados ao produto. Ou seja, dados armazenados ou sistemas/softwares instalados no equipamento não têm cobertura.

Outro ponto a ser destacado é o fato de que, na maioria dos casos, as seguradoras não oferecem o serviço de cobertura a aparelhos portáteis com mais de quatro anos. No caso de celulares, não cobrem dispositivos com mais de dois anos.

Como acionar esse seguro?

No ato da contratação do seguro, o proprietário deverá apresentar uma cópia da nota fiscal do produto e anotações das características dele, como modelo, marca, número de série etc. Se o equipamento for importado, deverá apresentar o documento fiscal do país de origem e a fatura de venda (invoice).

Assim que o sinistro ocorrer, o proprietário deverá comunicar à seguradora imediatamente. No caso de furto ou roubo, ele também deverá registrar um boletim de ocorrência juntamente às autoridades competentes, conservando todos os vestígios ou indícios deixados no bem segurado e no local em que o crime aconteceu.

Além disso, deverá tomar as providências que estiverem ao seu alcance para evitar que ocorra a agravação dos prejuízos. Porém, não deve iniciar qualquer processo de reparação dos anos sem antes obter uma concordância da seguradora.

Como escolher o melhor seguro de equipamentos portáteis?

O primeiro aspecto a ser considerado na hora de contratar um seguro de equipamentos portáteis é a credibilidade da empresa que fará a cobertura do aparelho. O serviço de seguros da Guasegs, por exemplo, oferece garantia total de segurança para você usar seus dispositivos com tranquilidade, descartando qualquer preocupação com imprevistos.

Suas coberturas abrangem os mais diversos tipos de incidentes, tais como:

  • queda de raio;
  • incêndios;
  • acidentes;
  • impacto de veículos;
  • danos por tentativa de roubo.

Além disso, o seguro de equipamentos portáteis da Guasegs conta com a categoria de coberturas opcionais, abrangendo também incidentes como:

  • subtração do bem;
  • danos elétricos;
  • danos por líquidos;
  • cobertura internacional;
  • cobertura para equipamentos alugados;
  • cobertura de lentes e acessórios.

Além de todas essas vantagens, o seguro da Guasegs também conta com serviço de reciclagem de aparelhos eletrônicos sem qualquer custo adicional. Assim, seus dispositivos podem ser descartados de forma correta e sustentável.

Como você pode contemplar neste conteúdo, com a evolução da tecnologia e o processo de transformação digital, o uso de aparelhos eletrônicos para a realização de atividades cotidianas básicas, pessoais e profissionais cresceu muito. Dessa forma, o seguro de equipamentos portáteis tornou-se um serviço indispensável nos tempos em que vivemos.

Quer saber como contratar o melhor seguro de equipamentos portáteis para garantir a proteção de seus bens eletrônicos? Então, acesse o site da Guasegs para conhecer uma solução adequada às suas necessidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário