sustentabilidade em apartamentos sustentabilidade em apartamentos

Sustentabilidade em apartamentos: como funciona e como adotá-la

4 minutos para ler

Você já parou para pensar na importância de atentar-se para a sustentabilidade em apartamentos e começar a mudar hábitos do seu dia a dia? Sim! Você pode fazer a diferença no seu condomínio e na vida das pessoas ao seu redor.

Saiba que a sustentabilidade pode e deve ser adotada a partir de pequenas atitudes que, quando incorporadas em sua rotina, poderão contribuir para uma vida mais saudável e ecologicamente viável para todo o planeta!

Por esta razão, vamos explicar de quais formas a sustentabilidade pode ser praticada nos apartamentos e quais são seus principais benefícios. Boa leitura.

Aposte no uso de energia solar

O uso de energia solar é uma tendência de sustentabilidade que pode ser adotada pelo condomínio a fim de reduzir os custos com energia elétrica, favorecer a estabilidade do meio ambiente e ainda contribuir para todo o sistema de equilíbrio ambiental, uma vez que não emite poluentes.

Para apostar no uso de energia solar é possível fazer a proposta para o condomínio e buscar orçamentos e serviços de empresas que instalem placas fotovoltaicas na parte superior do edifício.

Invista no aproveitamento da luz natural

Usar e abusar da luz natural não é apenas uma maneira de economizar na conta de luz, mas é um belo recurso estético, aplicado por muitos decoradores de interiores para proporcionar mais leveza aos ambientes.

Além disso, o aproveitamento da luz natural transforma o apartamento em um espaço sustentável, uma vez que diminui o consumo de energia elétrica contribuindo para a manutenção dos recursos hídricos, responsáveis pelo fornecimento da eletricidade.

Faça economia de água e energia elétrica

Existem muitas formas de economizar água e energia elétrica e todas elas devem ser empregadas para que estes insumos tão importantes para a sociedade não sejam desperdiçados.

Economia de água

Atitudes básicas já ajudam economizar água: fechar a torneira nos intervalos de algumas tarefas como passar a bucha na louça suja, escovar os dentes, se ensaboar e lavar os cabelos, preparar o balde de limpeza com detergentes e outras substâncias.

Outra atitude recomendada é instalar uma descarga com indicação diferenciada para cada quantidade de água que precisará ser usada. E nem precisamos dizer que banhos demorados devem ser abolidos do cotidiano.

Economia de energia elétrica

Já para economizar a energia elétrica, é possível trocar as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED — que duram mais e consomem menos energia; procurar por eletrodomésticos que apresentem baixo consumo de energia e ainda apagar as luzes dos cômodos que não estiverem sendo usados.

Quem quiser ir além, pode retirar da tomada os aparelhos e eletrodomésticos que não são usados rotineiramente, para que não fiquem consumindo energia ainda que em menor proporção, desnecessariamente.

Adote a separação do seu lixo

Para separar o lixo é preciso ter recipientes diferentes para receber cada tipo de lixo que será produzido dentro da residência. É importante ter em mente que os recicláveis são os elementos que tiverem papel, papelão, plástico e vidro em sua composição. Vale ressaltar que esses materiais precisam ser higienizados antes de serem descartados.

Já os orgânicos são compostos pelos restos de alimentos e comidas que são produzidos diariamente ao preparar as refeições e os descartes de caules, folhas, legumes e verduras estragados ou cascas desses produtos.

Como vimos, é possível adotar a sustentabilidade em apartamentos apenas fazendo alguns pequenos ajustes nas práticas e tarefas do dia a dia. O meio ambiente e o futuro do planeta agradecem!

Agora que você já sabe como aplicar a sustentabilidade em apartamentos, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário