Melhores lugares para fazer trilha em Porto Alegre e na Região Metropolitana

4 minutos para ler

Se você adora caminhar ao ar livre e gosta de aventura, mas não quer fazer uma longa viagem para fazer isso, saiba que aqui mesmo em Porto Alegre e nas cidades ao redor existem alguns lugares para fazer trilha. Sim, sabemos que a capital tem muitas opções de turismo, lugares para caminhar, curtir a natureza e praticar atividades físicas. Contudo, as trilhas próximo da natureza ainda permanecem longe dos holofotes e, por consequência, longe da atenção do público.

Tanto quem vive em Porto Alegre, quanto na Região Metropolitana tem o privilégio de viver em uma cidade cercada por muita natureza. São diversas reservas ecológicas, morros, campos etc. E o melhor de tudo é que temos acesso a diversos destes lugares. Que tal fugir da rotina agitada da cidade grande e curtir a natureza em um passeio com a família?

Se você quer fugir do lugar comum e está à procura de aventura, o Blog da Guarida Imóveis preparou um artigo com os melhores lugares para fazer trilha na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Seleção de lugares para fazer trilha

Eco Trilha – SESC Campestre

Quem diria: perto de uma das principais e avenidas mais movimentadas da cidade, está escondida uma grande área verde com 17 hectares de mata nativa. No meio disso tudo se encontra a Eco Trilha Sesc, localizado na Avenida Protásio Alves, 6.220, no bairro Jardim Itu Sabará.

Uma caminhada pelo local tem duração média de 30 minutos e pode ser feita na companhia de um biólogo, ou sozinho, por um caminho demarcado dentro da mata com placas explicativas. Ao longo da trilha é possível notar a presença de plantas e animais nativos (saracura, gambá e gavião).

Na opção de passeio acompanhado por um biólogo, que é feito principalmente por escolas, após a trilha as pessoas conhecem as hortas orgânicas, o sistema de compostagem (reciclagem de resíduos orgânicos) e ainda participam de oficinas e palestras sobre sustentabilidade. A atividade é gratuita e está aberta ao público, mas requer agendamento para grupos e escolas.

Morro do Osso

Ao contrário da trilha citada anteriormente, essa é bem mais conhecida e falada entre os porto-alegrenses. O Morro do Osso conta com uma grande área de preservação ecológica, com 126 hectares de mata nativa, composto de floresta alta e floresta baixa. Ao longo de sua grande extensão e de seus 143m de altura, o Morro do Osso ainda conta com diversos animais: mamíferos, como pequenos roedores e espécies raras como o bugio-ruivo e o ouriço-cacheiro; anfíbios e répteis.

O local é uma das principais atrações da zona sul de Porto Alegre e conta com pequenas trilhas onde é possível caminhar em meio à floresta. Ao chegar no topo do morro, após uma caminhada pelas trilhas, está a recompensa: uma deslumbrante vista da zona sul e do Guaíba.

Quinta da Estância

Se você mora em Porto Alegre, provavelmente já deve ter ouvido falar na famosa “Quinta da Estância”. Pertinho da capital, na zona rural de Viamão, o local é uma fazenda turística e é mais uma opção para quem curtir ao ar livre. É um passeio para família toda, principalmente para fugir um pouco da rotina e fazer algo diferente. Além de trilhas, o local tem muitas opções de atividades ao ar livre. Contudo, para visitar o local é necessário fazer agendamento e ir em grandes grupos.

Reserva Ecológica da Família Lima

Localizada a 62 km de Porto Alegre, no distrito de Picada Verão, entre Dois Irmãos e Sapiranga, o local conta com diversas trilhas que levam os visitantes por um caminho repleto de belas paisagens. Ao longo da trilha se encontram diversas cascatas e cachoeiras.

E o melhor: além de ter contato com a água, ainda é possível fazer rapel e tirolesa, que são pagas à parte. Mas a Reserva Ecológica da Família Lima não é apenas para quem gosta de aventura: o lugar é para quem quer relaxar e passar um tempo com a família em meio à natureza. Tem áreas de lazer, quiosques e churrasqueiras para fazer um delicioso churrasco para família.

Gostou das dicas? São opções de trilhas tanto para quem não quer sair de Porto Alegre, quanto para quem deseja fazer uma pequena viagem com a família. E você conhece alguma outra trilha na Região Metropolitana? Deixe seu comentário em nosso blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário