fbpx
comprar apartamento usado comprar apartamento usado

Vai comprar apartamento usado? Confira nossa checklist antes da compra!

4 minutos para ler

Há quem prefira adquirir somente imóveis novos, porém comprar apartamento usado pode ser um ótimo negócio, visto que o seu preço é consideravelmente mais baixo do que o de uma propriedade que nunca teve um dono antes.

No entanto, como em qualquer tipo de negociação, é preciso tomar algumas medidas antes de “bater o martelo”. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você confira o nosso checklist do que analisar para saber o que analisar antes de comprar um apartamento usado. Continue a leitura para saber mais!

Verifique as condições estruturais da construção

Muitas pessoas negligenciam essa medida por conta da emoção e empolgação do momento de comprar um imóvel e finalmente conquistar o sonho da casa própria. Isso faz com que diversos detalhes importantes acabem passando despercebidos. E não é preciso ser especialista em construção civil para saber que a reforma de um apartamento antigo pode ser bem onerosa.

Sendo assim, verifique as condições estruturais e o estado de conservação do local. Fique de olho nas instalações hidráulicas e elétricas, pois são alguns dos aspectos que mais costumam dar problemas após o fechamento do contrato. O fato de ficarem escondidas dentro das paredes contribui para que as pessoas acabem não vendo o seu estado real. O mesmo se aplica a revestimentos desgastados e infiltrações.

Descubra se a documentação está em dia

Certamente, esse é um dos pontos mais importantes a serem verificados antes de tomar a decisão de comprar um apartamento usado. Como diz a máxima “o barato sai caro”, se a documentação não passar por uma análise antes da assinatura do contrato, a fim de verificar se está tudo em dia, a expressão pode se provar na prática.

Dito isso, antes de assinar qualquer papel para concretizar a compra, veja a situação de alguns documentos, como:

  • Declaração de Quitação das Taxas de Condomínio: esse documento pode ser obtido diretamente com o síndico do empreendimento;
  • Certidões Negativas de Ações Criminais ou Títulos e Protestos: ambas podem ser solicitadas ao proprietário e servem para descobrir se o imóvel é alvo de algum tipo de ação judicial, como ações trabalhistas, partilha de bens ou de inventário;
  • Certidão de Débitos: ela serve para comprovar que o imóvel está em dia com as suas obrigações tributárias com o governo municipal, estadual ou federal na última década;
  • Certidão Vintenária com Negativa de Ônus: é um documento que pode ser obtido em um Cartório de Registro de Imóveis e serve para informar se existe algum tipo de problema com a titularidade, pendência judicial com hipoteca, entre outras questões.

Faça uma pesquisa de mercado

Por fim, antes de decidir comprar um apartamento usado, faça uma boa pesquisa de mercado para analisar os preços de propriedades semelhantes (metragem, localização, acabamento etc.) É importante verificar se o imóvel em questão está de acordo com os valores praticados pela tabela.

Esse cuidado é indispensável para ter conhecimento e negociar preços justos. Por exemplo, se o proprietário pedir um valor exagerado, você saberá o que argumentar para conseguir melhores condições.

Neste artigo você viu que, comprar um apartamento usado pode ser um bom negócio, desde que sejam tomadas as medidas preventivas corretas. Analisar a documentação, verificar a infraestrutura da propriedade e fazer uma boa pesquisa de mercado são práticas que podem proteger o seu investimento e evitar que você tenha dores de cabeça desnecessárias no futuro.

Quer receber mais conteúdos sobre o vasto universo do mercado imobiliário diretamente em seu e-mail? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para se manter por dentro das maiores novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário