fbpx
comprar imovel a vista ou financiado comprar imovel a vista ou financiado

Comprar imóvel à vista ou financiado? Veja as vantagens de cada um!

6 minutos para ler

É comum que quem esteja se planejando para alcançar o sonho da casa própria faça muitas pesquisas a respeito das possibilidades para atingir essa meta. Contudo, muitas dúvidas surgem no decorrer do processo. Entre elas, está a questão sobre o que vale mais a pena: comprar imóvel à vista ou financiado?

Ambas alternativas têm os seus prós e contras e devem ser analisadas com bastante cuidado, sempre levando em consideração alguns fatores, como: a sua necessidade de se livrar do aluguel, a disponibilidade de dinheiro — não apenas para poupar, como também para se manter após a aquisição do bem —, entre outras questões importantes.

Por isso, preparamos este conteúdo para lhe ajudar a tomar a melhor decisão. Nos próximos tópicos, você verá uma série de informações para decidir se vale mais a pena comprar imóvel à vista ou parcelado.

Principais vantagens de comprar um imóvel à vista

Certamente, para muitas pessoas, essa não é uma opção. Principalmente para quem ainda está começando a guardar dinheiro para adquirir a casa própria ou não conta com uma renda mensal que permita poupar muito. Porém, se você tem uma reserva destinada a investir em um imóvel, pode ter algumas ótimas vantagens a seu favor. Veja, a seguir, os principais benefícios de comprar um imóvel à vista.

Maior margem de negociação

Quando se tem dinheiro na mão, as possibilidades de obter melhores descontos são muito maiores. E essa “regra” vale para qualquer área do mercado. Por isso, a compra à vista é uma ótima opção, se a ideia é pagar o menor valor possível por um imóvel.

O fato é que, se o comprador tem o dinheiro total da oportunidade guardado, a sua margem de negociação é ampliada, aumentando também as suas chances de barganhar um desconto, em especial, se o comprador está aberto à ideia de comprar um imóvel na planta.

Geralmente, imóveis na planta já têm um valor diferenciado pelo fato de não estarem prontos, o que faz com que o comprador seja colocado no papel de um investidor da propriedade.

Dessa forma, se você tem a quantia total no momento da assinatura do contrato, poderá conseguir um bom abatimento no custo final, sem mencionar que o valor ficará isento de juros do financiamento e dos reajustes mensais das prestações durante o período da obra. Além do mais, você receberá um imóvel novo, moderno e que poderá até ter o seu valor valorizado até ficar pronto.

Processos menos burocráticos

Se existe uma grande diferença entre comprar um imóvel à vista ou financiado é a burocracia enfrentada em cada um dos processos. Por mais que o financiamento tenha as suas vantagens, não há como negar que a compra de um imóvel à vista é muito mais rápida e sem complicações.

O fato é que a análise de liberação de crédito imobiliário pode ser bastante demorada e complexa, por questões de segurança, o que exige pesquisa para conseguir um bom negócio e paciência do comprador. Quem pode optar por pagar o valor inteiro de uma única vez não precisa preocupar-se com nada disso.

Principais vantagens de comprar um imóvel financiado

Sem dúvida, o financiamento imobiliário é a alternativa mais próxima da realidade de pessoas que não têm como guardar grandes quantidades de dinheiro, mas que desejam alcançar o sonho da casa própria. A seguir, mostraremos as principais vantagens de adquirir um imóvel por meio de financiamento imobiliário.

Aquisição imediata

A maior vantagem de escolher financiar um imóvel está na possibilidade de a aquisição ocorrer imediatamente. Se o comprador dispor do valor da entrada (e dos impostos da compra de um imóvel) e tiver a documentação necessária em dia, terá que esperar apenas um período relativamente curto para assinar o contrato. Feito isso, as chaves serão entregues, e ele poderá fazer as malas e mudar-se para a sua nova casa.

Substituição do aluguel

Outra vantagem de optar por um financiamento imobiliário é que as prestações da propriedade substituirão o pagamento do aluguel. Em muitos casos, a quantia acaba sendo muito parecida, o que torna a alternativa muito benéfica para o comprador. Afinal, no financiamento, os valores pagos são investidos em um bem que um dia será seu, enquanto os do aluguel não geram nenhum retorno.

Lembrando de que essa opção é válida para imóveis prontos.

Congelamento do preço do imóvel

Outra razão que torna o financiamento uma boa escolha é a possibilidade de o preço do imóvel permanecer o mesmo do momento da compra. Ou seja, o bem não sofrerá com as oscilações do mercado. Por exemplo, se você financiar um apartamento em um bairro por determinado valor, a região passar por mudanças estruturais, e o valor do metro quadrado subir, você continuará pagando o mesmo valor, ainda que a propriedade seja valorizada.

Como a Guarida Imóveis pode ajudar?

A Guarida Imóveis atua no setor imobiliário desde 1977 e conta com mais de 100 mil clientes na compra e venda de imóveis e na gestão de aluguéis e condomínios. O grande diferencial está no fato de que, apesar de sermos uma imobiliária com mais de 40 anos de atuação no mercado, a nossa visão é pautada no futuro e na modernização dos serviços, acompanhando as tendências inovadoras.

Se você está em dúvida se vale a pena comprar imóvel à vista ou financiado, a Guarida Imóveis pode disponibilizar profissionais altamente qualificados e a sua vasta carteira de oportunidades, para que você receba todo o auxílio necessário para tomar a melhor decisão de compra. Afinal, o nosso objetivo é lhe ajudar a viver melhor.

Quer saber mais sobre as formas como a Guarida Imóveis pode lhe ajudar a alcançar o sonho da casa própria? Então aproveite para entrar em contato com a gente agora mesmo! Certamente temos a solução perfeita para as suas necessidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário