fbpx
plantas flexíveis plantas flexíveis

O que são plantas flexíveis e como aproveitá-las? Saiba!

6 minutos para ler

As plantas flexíveis já existem desde 1950, mas atualmente estão ganhando maior visibilidade no mercado. Elas são uma escolha excelente para quem deseja maior versatilidade no apartamento. Mas você sabe o que são e quais suas características?

Conhecer melhor esse estilo de planta permite que você escolha com maior sabedoria seu imóvel para comprar e consiga aproveitar ao máximo cada espaço existente.

Acompanhe este artigo e descubra!

O que são plantas flexíveis?

Diferentemente daqueles apartamentos que têm um modelo pronto de planta que não comporta muitas modificações, as plantas flexíveis fornecem a solução para que você tenha maior domínio sobre os espaços do apartamento.

Nesse sentido, elas são criadas para que o projeta seja adaptável. Algumas paredes são estruturais, porém a maioria pode ser removida ou alterada, sem que isso seja um problema.

Dessa forma, no momento de construção do imóvel, as unidades até podem ter a mesma formação e seguirem um padrão. Porém, se for do desejo do morador, ele tem autonomia para deixar o local do jeito que mais for conveniente.

Quais são as principais características?

As características desse estilo de planta são as mais diversas, sendo que todas são pensadas com foco em proporcionar flexibilidade. Verifique logo abaixo algumas das principais.

Ambientes contínuos

Ter ambientes contínuos é uma das características, pois com isso se torna possível criar ambientes integrados, possibilitando que até mesmo espaços pequenos sejam aproveitados da melhor maneira possível.

Inclusive, essa característica tem grande popularidade e é muito utilizada por quem escolha uma planta flexível.

Utilização de materiais variados

Outra característica é a utilização de materiais variados, pois diversas opções se comportam muito bem para o propósito. Um exemplo de material é o drywall, que é uma solução a seco para construção de paredes e tetos.

Esse material é muito propício para plantas flexíveis, pois a construção ocorre de forma rápida e prática, bem como o contrário também é verdadeiro. Em caso de retirada da parede, o trabalho é facilitado.

Mudanças no ambiente

Claro que uma das características que mais define as plantas flexíveis é a capacidade de mudar o ambiente. No projeto, são elencadas quais são as paredes estruturais do imóvel, que costumam ficar dentro do número mínimo.

Assim, todas as outras podem ser mudadas para proporcionar mudanças no ambiente, inclusive mais de uma vez. É o caso, por exemplo, de um ambiente destinado a um escritório. Essa peça pode ser fundamental durante um bom período para o morador, porém, a qualquer momento pode passar a ser dispensável.

Dessa forma, se torna possível adaptar esse espaço e fazer com que ele ganhe outra finalidade, seja ampliando e integrando com outro cômodo ou refazendo a divisão.

Configuração personalizável

Além da capacidade de mudanças conforme visto acima, outra característica marcante é a possibilidade de personalizar a configuração da planta. Com isso, tanto pequenas quanto grandes adaptações são viáveis.

Nesse sentido, é comum que um apartamento com planta flexível tenha um ou mais cômodo modificado com frequência. Afinal, do ponto de vista técnico não há nada que impede o proprietário de personalizar seus espaços de acordo com seu interesse.

Por que as plantas flexíveis são tendência?

Após conhecer algumas das principais características das plantas flexíveis, entender os motivos pelos quais elas são tendência é algo que vai ajudar você a decidir se opta por uma planta desse modelo.

Afinal, assim você consegue vislumbrar melhor os benefícios que teria em seu apartamento, já que saberá o porquê de muitas pessoas optarem por esse estilo de planta.

Liberdade de escolha

Um dos motivos é a liberdade de escolha, o que é algo muito significativo quando você vai comprar um apartamento. Muitas vezes, aceitar o que está no projeto do imóvel é imperativo, principalmente quanto aos espaços e acabamentos.

No entanto, com o uso de plantas flexíveis isso é relativizado, pois você tem maior liberdade de escolha no formato dos espaços, tamanhos, materiais a utilizar e muito mais.

Adaptação de espaços

Outro ponto fundamental é a adaptação dos espaços de acordo com o momento em que você estiver vivendo. Um apartamento formatado para solteiro, é diferente de um destinado a uma família, por exemplo.

Sendo assim, essa planta acaba sendo uma tendência entre compradores que têm projeções de crescimento familiar no futuro. E assim muitas outras questões de vida podem mudar com o passar do tempo, necessitando mudanças no apartamento.

Estética

A estética está entre os motivos pelos quais a utilização desse formato cresce cada vez mais, pois já que o local pode ser transformado de acordo com sua vontade, ele se torna muito mais bonito e corresponde aos seus gostos estéticos.

Valorização do imóvel

Além do que já foi tratado, mais um benefício e motivo de essa planta ter caído na graça de construtores e compradores, é a valorização do imóvel. Um espaço que oferece soluções personalizáveis e inteligentes, com praticidade e facilidade, é muito atraente.

Sendo assim, como cada morador pode adaptar o apartamento conforme sua vontade e necessidade, ele acaba sendo valorizado no momento de venda.

Como aproveitar as plantas flexíveis na decoração?

Na parte de decoração, como a planta do local permite grande versatilidade, a possibilidade de criação é muito mais livre. Sendo assim, uma dica é aproveitar os ambientes integrados e utilizar móveis e divisórias vazadas para delimitar os espaços.

Além disso, outra dica para aproveitar o formato da planta na decoração é utilizar revestimentos de teto e parede, o que proporciona um toque diferenciado na decoração final.

Como o apartamento normalmente comporta rebaixamento de teto, placas drywall nas paredes e demais itens desse gênero, você pode aproveitar para compor a decoração partindo desses elementos.

Portanto, as plantas flexíveis estão cada vez mais entre as tendências no mercado imobiliário, apesar de já existirem desde a década de 1950, mas estão ganhando nova força atualmente. E o motivo é claro, pois proporcionam inúmeras vantagens e oferecem enorme capacidade de versatilidade ao apartamento. Isso é algo muito buscado atualmente, quando boa parte das construções acaba sendo padronizada.

Assim, aproveite o que foi trazido nesse artigo para ficar bem informado sobre essa tendência e encontrar a planta flexível ideal para você.

Gostou de saber sobre esse assunto? Então compartilhe nas redes sociais para mais pessoas 

Posts relacionados

Deixe um comentário