Quem está sempre atento ao bem-estar da família também precisa ficar por dentro das últimas tendências em automação residencial.
Afinal, o mercado de tecnologia está em constante crescimento, e a evolução tem trazido soluções que garantem benefícios muito interessantes para quem procura conforto, praticidade e segurança para o seu lar.
Neste texto, vamos mostrar as últimas tendências em automação residencial e como cada um desses recursos funciona. Acompanhe!
Saiba a importância de estar atualizado
A rapidez com que a tecnologia evolui pode deixar qualquer um desatualizado em pouco tempo. O investimento em automação residencial não apenas adiciona valor à propriedade, mas também proporciona um ambiente mais eficiente e seguro.
Além disso, a automação residencial pode contribuir significativamente para a economia de energia, impactando positivamente o meio ambiente e também as despesas mensais.
Entenda como funcionam os assistentes de voz
Os assistentes de voz estão em alta e, por isso, a tendência é que sejam cada vez mais usados para otimizar as tarefas residenciais. Caso você não saiba do que estamos falando, vale a pena pesquisar os assistentes que estão fazendo sucesso, como Siri, da Apple, Alexa, da Amazon, e Google Assistant.
Na prática, são aparelhos multifuncionais que se conectam com outros objetos da casa, facilitando o seu uso. Por meio dessa alta conectividade, eles podem ligar e desligar a TV, acender ou apagar as luzes, entre outras funções. Basta que estejam ligados a uma rede Wi-Fi.
Descubra o uso da Inteligência Artificial
Estes assistentes de voz estão diretamente relacionados à ampliação do uso de Inteligência Artificial (IA) em todos os setores da vida moderna, incluindo o ambiente residencial.
É justamente por meio da IA que os aparelhos são capazes de criar um padrão de comportamento personalizado para cada usuário e identificar o que está acontecendo dentro do esperado, ou não.
Imagine, por exemplo, que você programou os seus dispositivos para monitorar os sons da sua casa. Pois bem, qualquer barulho fora do normal dentro do ambiente acionará o sistema do aparelho, que vai notificá-lo sobre a alteração — o que pode ser providencial para detectar uma panela de pressão no fogo ou, até mesmo, um vazamento de cano.
Use a Realidade Virtual para experiências e aprendizado
A Realidade Virtual não se limita mais ao universo dos jogos; ela atua nas residências de maneiras surpreendentes. Considere a transformação da sala de estar em um espaço de entretenimento incrivelmente imersivo, onde os moradores podem desfrutar de experiências cinematográficas sem sair de casa.
Adicionalmente, a RV pode ser aplicada a treinamentos domésticos, permitindo simulações interativas para aprender habilidades práticas, como cozinhar ou realizar tarefas de manutenção.
Invista em câmeras de segurança com IA
As câmeras de segurança evoluíram para além da simples vigilância, incorporando Inteligência Artificial para garantir um nível superior de segurança residencial. Ao aprender padrões de comportamento, uma câmera equipada com IA pode distinguir atividades normais das suspeitas.
Por exemplo, se a câmera reconhece regularmente o carteiro entregando correspondências, ela não emitirá alertas. Mas se detectar comportamentos diferentes, como alguém rondando a propriedade em horários incomuns, um alerta personalizado será gerado.
Veja como os sensores podem auxiliar na ambientação
Os sensores inteligentes oferecem um monitoramento abrangente do ambiente doméstico. Imagine, por exemplo, sensores que não apenas registram a temperatura e a umidade, mas também detectam a abertura de portas e janelas.
Essa integração possibilita um controle preciso, permitindo ajustes automáticos no sistema de climatização quando uma janela é aberta. Além disso, sensores de qualidade do ar podem ativar sistemas de ventilação para garantir um ambiente saudável.
Simplifique a sua vida com os robôs domésticos
Os robôs estão se tornando membros ativos nos lares modernos, simplificando tarefas diárias. Os aspiradores de pó robóticos são exemplos práticos, navegando automaticamente pelos espaços para manter os ambientes limpos.
Além disso, assistentes pessoais controlados por voz, como o Google Home ou Amazon Alexa, não apenas respondem a comandos, mas também podem gerenciar uma variedade de tarefas, como criar listas de compras, definir lembretes e controlar dispositivos conectados.
Conheça a Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é a espinha dorsal da automação residencial. Um bom exemplo é um termostato inteligente que, ao longo do tempo, aprende as suas preferências de temperatura e ajusta automaticamente o ambiente para atender às suas necessidades.
Da mesma forma, uma geladeira conectada à IoT pode monitorar os alimentos e enviar alertas quando os itens estão prestes a vencer, reduzindo o desperdício e otimizando o estoque.
Fique por dentro das tecnologias para o bem-estar
Não é mais um sonho a ideia de uma casa totalmente modelada para o bem-estar e o conforto máximo de seus moradores. Isso já é uma realidade por meio da automação residencial.
O que antes parecia cena de desenho animado, hoje é um fato! Os recursos tecnológicos de automação permitem que os usuários cheguem ao ponto de regular a temperatura dos ambientes e controlar a intensidade de luz mesmo sem estarem presentes fisicamente dentro do imóvel.
Essas tendências surgem em um momento extremamente propício, quando as pessoas estão buscando qualidade de vida e segurança dentro de seus lares.
Veja como a automação auxilia em uma vida sustentável
A sustentabilidade está no cerne da automação residencial moderna. Sistemas inteligentes monitoram o consumo de energia.
Além disso, a gestão eficiente dos recursos, como o reúso automático de água em sistemas de irrigação, exemplifica como a automação residencial pode contribuir para práticas eco-friendly no cotidiano.
Confira onde integrar a automação residencial
A automação pode atravessar toda a sua casa, mas veja especificamente como ela pode atuar nos principais cômodos:
- sala de estar e entretenimento: controle de iluminação e de sistemas de som e, até mesmo, projeção de realidade virtual;
- cozinha: eletrodomésticos inteligentes, como geladeiras e fornos que podem ser controlados remotamente;
- quartos: sistemas de controle de temperatura, cortinas automatizadas e iluminação ajustável para criar ambientes confortáveis;
- segurança: câmeras com IA e sensores de movimento em áreas estratégicas;
- ambientes externos: automação para jardins, piscinas e iluminação externa, proporcionando eficiência e segurança.
Como vimos, a automação residencial está em franca expansão e promete trazer muitos recursos inteligentes, que vão tornar a vida mais confortável e cada vez mais conectada por meio de gadgets como pulseiras eletrônicas, smartphones e aparelhos domésticos integrados via Wi-Fi.
Agora que você já sabe quais são as últimas tendências em automação residencial, siga a gente no Facebook e no Instagram e venha conhecer a parceria da Guarida com a Foxter para encontrar imóveis que já estão iniciando a transformação para a automação residencial!