fbpx
valorização de imóveis valorização de imóveis

Descubra quais fatores mais influenciam na valorização de imóveis

3 minutos para ler

De forma simplificada, a valorização de imóveis é o termo dado ao cálculo realizado para saber quanto uma propriedade vale de acordo com as suas características internas e externas.

Por exemplo, um apartamento grande, moderno e localizado em um bairro nobre vale muito mais, tanto para alugar quanto para vender, do que uma casa pequena, antiga e situada em uma região com alta taxa de criminalidade.

Neste conteúdo, mostraremos quais são os principais fatores que influenciam na valorização de imóveis. Continue acompanhando a leitura para saber mais sobre o assunto!

Localização

Sem dúvida, essa é a primeira característica que incide sobre o valor dos imóveis. Para determinar quanto a região pode influenciar no preço do imóvel, é preciso avaliar as vantagens que o local oferece, tais como:

  • baixa taxa de criminalidade;
  • boa oferta de transporte público;
  • proximidade a centros comerciais;
  • proximidade a serviços básicos, como hospitais, mercados, farmácias e escolas.

Metragem

Esse é um cálculo simples: quanto maior o tamanho do imóvel, mais alto é o seu preço. No entanto, o fator metragem não considera apenas isso. Cada região da cidade tem um valor diferente por metro quadrado (m²), que deve servir como base de cálculo. Ou seja, quanto mais valorizado o bairro, mais alto será o preço da propriedade, e isso se aplica tanto para a venda quanto para o aluguel.

Condições estruturais e conservação

Outro ponto essencial que impacta na valorização de imóveis é o seu estado de conservação. Propriedades novas ou antigas, que não tenham passado por uma manutenção adequada, não demoram muito para mostrar sinais de desgaste. Nesse sentido, os problemas mais comuns que podem ser observados são:

  • mofo;
  • infiltrações;
  • problemas hidráulicos;
  • pintura desgastada;
  • portas e janelas e emperradas.

Características como opções de lazer, vagas de garagem, acabamentos de qualidade e infraestrutura influenciam positivamente no preço da propriedade.

Segurança

Por fim, mas não menos importante, um imóvel acaba tendo o seu valor comercial agregado quando está localizado em um bairro seguro, isto é, com bastante policiamento em todos os horários do dia.

Não é por coincidência que os imóveis mais próximos dos centros urbanos, onde a violência é uma realidade presente, costumam valer menos. Afinal, a segurança é uma das principais exigências dos compradores ou inquilinos.

Para uma propriedade localizada em um condomínio se destacar no mercado imobiliário, é preciso que tenha alguns recursos de segurança, como:

  • equipe de seguranças durante 24 horas por dia;
  • sistemas de monitoramento;
  • alarmes;
  • porteiro;
  • câmeras.

Vale destacar, ainda, que regiões com um alto índice de ocorrência de roubos e assaltos tendem a sofrer com a desvalorização, uma vez que não oferecem um dos recursos básicos que as pessoas procuram quando decidem investir em um imóvel.

Como você pode conferir neste conteúdo, a valorização de imóveis ocorre devido a uma série de fatores que influenciam na qualidade de vida de quem vai morar na propriedade. Segurança, metragem, localização e estado de conservação do apartamento ou casa tem um fator determinante em seu valor de venda ou locação.

Gostou do conteúdo sobre quais fatores influenciam na valorização de imóveis? Tem alguma experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar? Então, aproveite para deixar o seu comentário!

Posts relacionados

Um comentário em “Descubra quais fatores mais influenciam na valorização de imóveis

Deixe um comentário