6 itens para observar na hora de visitar um apartamento para alugar

5 minutos para ler

É preciso estar atento a alguns cuidados na hora de escolher o apartamento ideal para alugar. A visita ao imóvel é o principal momento para avaliar e decidir se o apartamento que você está interessado é realmente a melhor escolha para morar.

No entanto, há alguns detalhes importantes que podem passar despercebidos durante a visita e que só serão descobertos quando você estiver morando no apartamento.

Pensando nisso, listamos 6 itens principais que devem ser observados na hora de visitar um apartamento para alugar:

1. Instalações hidráulicas e elétricas

Observar se as instalações hidráulicas e elétricas do imóvel estão funcionando corretamente é um dos itens mais importantes que você deve estar atento na hora de visitar um apartamento para alugar.

Verifique toda a parte hidráulica, como torneiras, chuveiros, descargas e registro e veja se não há infiltrações ou vazamentos no apartamento que você tem interesse em alugar. Isso inclui abrir todas as torneiras, o chuveiro e acionar a descarga.

Observe o estado de conservação da rede elétrica e leve também uma lâmpada e o carregador do seu celular para testar todas as luzes e tomadas do apartamento. Um item que muitas vezes é esquecido, mas que também deve ser testado é a campainha.

2. Condições físicas do imóvel

Seja um apartamento novo ou usado, é fundamental também que você observe as condições físicas do imóvel que você for visitar. Verifique as paredes, a pintura, o piso, as janelas e os acabamentos de cada um dos cômodos.

Caso o apartamento não seja novo e já tenha sido alugado para vários moradores, avalie também o estado de conservação do imóvel. Além disso, se o apartamento que você tem interesse em alugar for mobiliado, cheque todos os móveis e veja qual é o estado de conservação de cada um deles.

3. Localização do imóvel

A localização é um ponto importante que deve ser observado quando você for visitar um apartamento para alugar, principalmente se esse é um fator que você prioriza na hora de encontrar um lugar para morar.

Observe o entorno de onde o imóvel está localizado e veja se você vai poder contar com comércios, transporte público, áreas de lazer e diversos serviços disponíveis para o seu dia a dia.

Além disso, percorrer as ruas próximas ao imóvel e fazer perguntas aos moradores sobre o bairro são ótimas alternativas para descobrir se você terá uma boa infraestrutura e acessibilidade morando lá.

4. Vizinhança 

Na hora de visitar um apartamento para alugar, é essencial que você observe a vizinhança tanto do prédio quanto da rua de onde o imóvel está localizado. Ande pelo quarteirão e investigue como é o movimento da rua.

Se possível, visite o apartamento em diferentes horários do dia para você ter uma ideia de como será morar nesse lugar. Além disso, converse com os vizinhos para entender melhor o cotidiano da vizinhança e saber como é o lugar onde você pretende morar.

Visitar o local em diferentes horários também permite que você verifique o barulho da vizinhança e evite dor de cabeça se mudando para um lugar que é agitado demais durante a noite, por exemplo.

5. Segurança do imóvel

A segurança é um item muito importante para considerar quando você for visitar um apartamento para alugar. Verifique o funcionamento de todos os trincos, fechaduras e a porta de entrada do apartamento e veja se o prédio conta com sistemas de segurança, como câmeras e interfones, além de porteiro e vigilância 24 horas.

Contudo, ao avaliar a localização do imóvel, observe também o policiamento da região e se a rua onde o apartamento está situado não é muito isolada. Vale lembrar que após a mudança, a troca de chaves deve ser a primeira medida tomada.

6. Regras do condomínio

Além disso, outro cuidado que você deve ter na hora de visitar um apartamento para alugar é com relação às regras do condomínio. Fale com os moradores ou até mesmo com o síndico para saber o regimento interno, como vagas de garagem, uso do salão de festas e das áreas comuns do prédio, horários de silêncio e convivência com animais de estimação. O importante é não ter dúvidas sobre o lugar onde você deseja morar e, assim, evitar arrependimentos futuros.

Esses foram os 6 principais itens que você deve estar sempre durante a visita ao apartamento para alugar. É muito importante observar esses detalhes para que você possa fazer a melhor escolha do imóvel que vai morar.

Guarida Imóveis conta com uma equipe de profissionais especializados para te ajudar a encontrar imóvel ideal.  Você pode perguntar a eles tudo o que quiser saber sobre o apartamento e tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de locação.

Confira no site da Guarida as diversas opções de apartamentos em Porto Alegre que temos para você alugar!

Posts relacionados

Deixe um comentário