fbpx

Afinal, o que é uma assembleia híbrida no condomínio? Entenda!

3 minutos

Você, síndico, preocupado com a organização do condomínio e o bem-estar geral dos moradores, deve procurar pelas melhores alternativas de administração do prédio. Nesse contexto, existe um assunto em destaque que vem ganhando força e adeptos entre os ocupantes desse tipo de cargo: a assembleia híbrida no condomínio.

Procurando pelas melhores soluções para as assembleias do seu prédio? Fique tranquilo, você já achou o que precisa! Nós desenvolvemos este texto para explicar tudo o que você deve saber sobre as assembleias híbridas condominiais! Então, não perca tempo e confira o conteúdo completo!

Assembleia híbrida no condomínio: o que é e como funciona?

Basicamente, uma assembleia híbrida é um tipo de reunião que mistura as modalidades presencial e online. Esse modelo de reunião é uma ótima opção para moradores desacostumados com tecnologia, já que a modalidade totalmente online se torna inviável muitas vezes.

Assim, esse tipo de assembleia pode acontecer de duas maneiras:

  • ao vivo;
  • aberta;

Aprenda mais sobre como funcionam esses dois formatos de assembleia híbrida logo abaixo!

Assembleia híbrida ao vivo

Nesse formato, é como se houvesse duas assembleias ao mesmo tempo, uma presencial e outra online. Dessa maneira, simultaneamente à reunião presencial, os outros condôminos podem participar do debate por meio de chamadas de vídeo ao vivo. Essa é uma modalidade bem interessante para atender as especificidades de cada participante.

Assembleia híbrida aberta

O modelo aberto se caracteriza também por contar com duas assembleias, porém, elas não são simultâneas. A primeira delas é realizada online e é focada nos debates dos assuntos de acordo com uma pauta. Posteriormente, é realizada uma assembleia presencial para validar as tomadas de decisão.

Quais as principais vantagens das assembleias híbridas?

Continue a sua leitura para aprender as principais vantagens das assembleias híbridas!

Participação dos condôminos

Naturalmente, graças ao cotidiano de muitas pessoas, ou mesmo à idade delas, é muito comum que faltas ocorram durante a realização de assembleias condominiais. Ainda por cima, durante a quarentena que vivemos nos últimos anos, ficou ainda mais complicado reunir todos os moradores em um só lugar.

Assim, muitos síndicos optaram por uma reunião de condomínio online, o que veio a se consolidar como necessidade para dar sequência às demandas prediais.

Por exemplo, imagine que uma assembleia foi marcada para um domingo, mas dois moradores estão tirando férias, outro está trabalhando e o último ficou doente. Se a reunião for realizada no formato híbrido, será possível que a maioria deles participe ao vivo no modelo aberto ou valide as tomadas de decisão posteriormente.

Maior foco dos participantes

Um dos grandes fatores que reduzem o número de participantes em assembleias presenciais é a falta de objetividade. Ou seja, as demandas que poderiam ser resolvidas em minutos acabam levando várias horas cansativas e gerando desinteresse por parte dos moradores.

Entretanto, no momento em que uma reunião de condomínio é realizada no formato híbrido, esse problema passa a ser mitigado. Isso porque fica muito mais simples realizar a tomada de decisão por meio de enquetes e pautas, o que ameniza as discussões e agiliza todo o processo,

Convivência entre condôminos

Ao garantir a presença de mais moradores e se certificar de que as tomadas de decisão serão mais assertivas, as assembleias híbridas colaboram bastante com a convivência harmônica entre os condôminos.

É comum que em condomínios haja divergências de opinião, e todos sabemos que conviver com vizinhos também não é uma tarefa muito fácil. Assim, qualquer prática que venha a fortalecer os laços fraternos do condomínio será extremamente bem-vinda.

Maior aproveitamento de tempo e menos desperdício de dinheiro

Diversos condomínios não possuem um espaço adequado para que a assembleia aconteça. Inclusive, muitas vezes, falta o número de assentos necessários. Isso faz com que o síndico opte pela locação de material e por cadeiras para que a reunião seja realizada.

Assim, uma vez que a assembleia híbrida é implementada no condomínio, a redução de custos é visível. Além desse ponto, existe também a vantagem da otimização do tempo, já que os moradores tomarão as decisões de forma mais prática e ágil.

Outro fato sobre a redução de tempo é que o software de reuniões online disponibiliza para os moradores um resumo das questões a serem resolvidas. Isso facilita o entendimento das demandas da pauta, caso algum condômino entre após o início da reunião, exatamente porque evita pausas para explicar o assunto.

Você acabou de aprender tudo sobre as assembleias híbridas nos condomínios. Agora, está pronto para colocar em prática esse modelo de reunião e resolver de maneira mais simples as demandas condominiais do seu prédio! Não perca tempo e resolva todas as demandas necessárias!

Gostou do texto? Então, assine nossa newsletter e confira o melhor conteúdo online sobre gestão predial!