fbpx

Quais são os deveres do síndico? Saiba!

4 minutos

Ser síndico é uma tarefa que exige, além de muitos afazeres diários, certo jogo de cintura para saber lidar com questões pessoais entre vizinhos e funcionários do condomínio. Por isso, essa função é delicada e precisa de uma pessoa capacitada e com experiência para resolver todos os percalços do dia a dia e manter a boa convivência entre os moradores. Mas, oficialmente, você sabe quais são os deveres do síndico dentro do prédio?

Neste artigo, você vai conferir uma lista de todas as obrigações que esse profissional deve cumprir em sua função de trabalho, para saber o que pode ser cobrado e conversado no dia a dia com ele. Continue a leitura e fique de olho em todos os detalhes!

Convenção condominial: qual a importância de atualizar?

Quem exerce o papel do síndico?

Em muitos casos, a função de síndico é desempenhada por um morador do prédio que se dispõe às atividades. Mas nem sempre quem vive no condomínio está disposto ou tem tempo para exercer esse papel, ou há um senso entre os moradores de que o melhor é contratar alguém de fora para que ninguém se comprometa.

Nesse caso, os moradores contratam uma empresa, em que há um profissional especializado na função, ou seja, um síndico profissional. Esse colaborador é responsável não só por um, mas por vários condomínios e, por ser experiente, tem a vantagem de resolver algumas situações de forma mais rápida e objetiva.

Por outro lado, o síndico que mora no prédio pode estar mais por dentro da realidade do local e sente na pele as necessidades do condomínio, além de estar mais em contato com os vizinhos e saber também se alguém tem uma reclamação.

Afinal, quais são os deveres do síndico?

Seja um profissional ou algum morador do condomínio que se dispôs a essa função, é fato que o síndico acumula algumas funções e deveres que devem ser cumpridos a fim de manter a ordem e a organização do local. A seguir, você poderá conferir quais são essas tarefas e o que alguém que tem esse cargo deve fazer dentro do prédio.

Representar o condomínio

O síndico tem a função de representar o condomínio de forma administrativa, ou seja, estar presente na resolução de burocracias do dia a dia, mas também de forma judicial. Isso quer dizer que, quando o condomínio sofre algum tipo de processo, é o síndico que responde por ele na justiça, que comparece às audiências, participa de acordos e outros trâmites que incluem a resolução desses tipos de impasses.

O síndico tem a função de representar não só o condomínio como empresa, mas também a vontade e o direito de seus moradores perante a justiça, fazendo valer as decisões judiciais e acompanhando todas as etapas.

Fazer com que a convenção seja cumprida

Todo condomínio tem uma convenção, ou seja, um documento que consiste em um conjunto de normas para que os condôminos se baseiem, sigam e tenham uma boa convivência no ambiente, garantindo um lugar seguro e harmonioso entre todos.

A função do síndico, nessa questão, é que as normas internas sejam cumpridas por todos e que não haja exceções. Caso ele seja morador do prédio, é imprescindível que dê o exemplo e cumpra todo o regulamento.

Esse aspecto da função do síndico é de fiscalizar se tudo está andando bem dentro condomínio e notificar, caso haja necessidade, ou até aplicar a multa, se for o caso, no condômino que extrapolar e perturbar o descanso alheio ou infringir alguma norma.

Convocar e organizar as assembleias

As reuniões, ou assembleias dos condôminos, são essenciais para manter a ordem e fazer com que todos fiquem cientes dos deveres e direitos de cada um dentro dos espaços comuns e dentro de seus apartamentos, no caso de situações que perturbem os outros vizinhos. É nesse encontro em que os participantes discutem situações, desde as corriqueiras até grandes decisões.

O síndico, por sua vez, tem a missão de organizar esse encontro, além de informar decisões judiciais pertinentes ao condomínio, relatar os gastos e deixar os documentos disponíveis para consulta de todos os condôminos que quiserem checar contas, débitos, moradores inadimplentes, entre outros.

Gerenciar despesas e inadimplências

Também fica a cargo do síndico gerir as questões financeiras do condomínio. Pagamento de contas, gerenciamento de caixa e uso do dinheiro conforme acordado em assembleia fazem parte dos deveres do síndico.

O profissional também deve gerir as inadimplências, ou seja, ficar a par de quais condôminos não estão pagando o condomínio, fazer as devidas cobranças e tomar as providências legais caso a inadimplência se estenda por muitos meses.

Garantir a segurança e a conservação dos espaços comuns

As áreas comuns do condomínio devem ter a segurança e a conservação supervisionadas pelo síndico. É ele o responsável por garantir que a empresa contratada de limpeza cumpra seu papel, assim como por observar se há alguma depredação do prédio.

O responsável deve também observar se a coleta de lixo está sendo feita da maneira correta e se os lixos estão sendo armazenados de forma que seus odores não se espalhem pelo condomínio. Ainda, precisa contratar empresas de segurança e seguro para a construção.

Essa última questão é muito importante, já que, caso haja um acidente, como um incêndio, o síndico pode ser responsabilizado e, inclusive, punido com seu patrimônio pessoal caso negligencie a contratação de um seguro.

Ter transparência na comunicação

Os deveres do síndico não param por aí. É preciso que a pessoa escolhida para gerenciar o condomínio seja transparente e objetiva em sua comunicação junto aos condôminos. Assim, é possível estabelecer uma conexão sempre saudável entre síndico e moradores, sem que informações sejam ocultadas ou esquecidas. É preciso que o síndico tenha organização para passar tudo o que for preciso para os moradores e saiba fazer isso de forma que todos possam compreender, esclarecendo dúvidas, sempre que houver.

Os deveres do síndico são inúmeros, portanto, esse é um cargo de grande responsabilidade. Da mesma forma, a pessoa que exerce essa função também tem seus direitos: ele pode transferir algumas funções e responsabilidades para o subsíndico, por exemplo, no caso de síndicos que também sejam moradores. Afinal, pressupõe-se que ele também tenha uma profissão paralela à ocupação de síndico.

Por isso, é sempre importante saber onde começa e onde termina os deveres do síndico, para conseguir estabelecer uma boa relação com ele e ajudar no que for necessário.

Esse conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe o post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre os deveres de quem ocupa o cargo de síndico do condomínio!