fbpx
Comunicação nos condomínios Comunicação nos condomínios

Comunicação nos condomínios: veja 4 motivos para dar atenção à ela.

6 minutos para ler

Ter uma comunicação eficiente em um condomínio é essencial, uma vez que ela garante uma relação satisfatória entre o síndico e os moradores. Assim, diversos conflitos são evitados e as decisões que envolvem o local são melhores tomadas.

Nesse sentido, para evitar situações conflituosas e garantir a transparência das atividades, é fundamental garantir uma boa comunicação condominial. O síndico, por exemplo, precisa enxergar essa ação como uma forma de otimizar o seu tempo — já que ela evita vários chamados durante o dia.

Sendo assim, continue a leitura e saiba 4 motivos para dar atenção à comunicação do condomínio!

Quais os motivos de melhorar a comunicação no condomínio?

Existem diversas razões para buscar ter uma boa comunicação em seu condomínio, já que ela ajuda a ter uma relação mais satisfatória no local. Confira os motivos de garantir sua realização!

1. Evita problema entre as pessoas

Conflitos podem haver em vários lugares, inclusive nos condomínios. Isso pode ocorrer, diversas vezes, por causa de uma comunicação entre os residentes e o gestor. Para que isso não afete a convivência, é necessário que exista um diálogo aberto entre todos os moradores do local.

2. Mostra melhor as regras de convivência

É preciso que existam diversas regras de convivência em um condomínio, já que elas evitam discussões desnecessárias. Quando a comunicação ocorre de forma efetiva, os condôminos entendem melhor as regras e normas do local e buscam respeitá-las, para que não exista conflitos.

3. Melhora os canais de comunicação

Para garantir uma boa comunicação é necessário investir em um meio digital que consiga melhorá-la. O mais usual são os grupos de WhatsApp, visto que eles podem ser utilizados por diversas pessoas.

Isso faz com que todos saibam o que ocorre no condomínio, mas ainda é necessário ter um quadro de avisos importantes. Ao buscar uma comunicação condominial, os canais são aperfeiçoados para garantir que a mensagem chegue a todos.

4. Ajuda na inserção de projetos

Saber comunicar com respeito e objetividade é fundamental para apresentar projetos e decisões importantes durante as reuniões de condomínio. Em algumas situações, o síndico passará por uma resistência severa dos moradores e precisará ter uma comunicação assertiva para conseguir um bom resultado.

Dessa forma, uma boa comunicação é primordial para que as informações sejam transmitidas de forma coerente e para que não existam falhas. Nas assembleias, o síndico tem uma tarefa importante, ele media conflitos e argumenta melhorias a favor do local.

É válido ressaltar que quando os moradores não sabem o que acontece no local ou das possibilidades de melhorias, eles ficam frustrados com a gestão. Quando uma comunicação eficiente não ocorre, os condôminos acham que o dinheiro não está sendo gasto da melhor maneira.

Para evitar situações conflituosas, é necessário buscar esclarecer todos os projetos que ocorrem no ambiente. Quando todos ficam cientes das melhorias que são feitas pelos síndicos, mais confiança há no serviço prestado.

Como melhorar a comunicação?

Para conseguir melhorar a comunicação, é preciso recorrer a algumas ações e ferramentas. Veja, a seguir, o que pode ser feito para otimizar esse processo!

Use canais digitais

Os canais digitais precisam ser utilizados em um condomínio para garantir uma boa comunicação, já que por meio deles as mensagens chegam mais rápido ao destinatário. Os aplicativos de mensagem, por exemplo, podem ser deixados de lado — hoje, o WhatsApp é uma ferramenta gratuita e acessível.

Para não atrapalhar os moradores, é preciso evitar o envio de mensagens desnecessárias ao celular. Para isso, é válido ter regras de uso nos grupos. Isso evita discussões e conversas a respeito de temas polêmicos.

O e-mail pode ser utilizado para enviar mensagens mais formais. Por meio dele é possível ter uma economia significativa de gastos com papel. Logo, você pode usar o e-mail para enviar documentos, rateios relacionados ao custo de obras de manutenção e informar sobre algum serviço.

Existem também os aplicativos para realizar uma comunicação em condomínio. Eles são indicadas para ter um diálogo assertivo, uma vez que oferecem diversas funcionalidades. Esses apps podem ser usados para garantir uma comunicação ágil e atingir os objetivos com os administradores e condôminos.

Lembre-se dos canais físicos

Os síndicos precisam recorrer aos espaços físicos para realizar uma comunicação com os moradores. O elevador é uma área de circulação que pode ser explorada. Sendo assim, é válido inserir nele um mural ou uma TV específica para ambientes corporativos, onde serão informadas as obras e outras coisas importantes.

Existem pessoas que só saem de casa pela garagem, logo, é preciso utilizar esse ambiente para inserir informações a respeito do local. A entrada do condomínio é outro ambiente de grande circulação, e é válido colocar um informativo atrativo e chamativo.

Sendo assim, é fundamental aproveitar os ambientes físicos para se comunicar com os moradores. Quando eles são bem utilizados, os resultados alcançados são satisfatórios e a interação permite uma relação mais saudável.

Faça assembleias virtuais

As assembleias virtuais tiveram uma grande sucesso no período da pandemia e consistem em um ótimo meio de conseguir realizar uma eficiente comunicação nos condomínios. Elas são feitas por videochamadas. Assim, o gestor do local e os moradores podem se reunir a distância para debater importantes questões relacionadas à gestão.

Essa forma de realizar reuniões economiza tempo e otimiza a vida de todos os envolvidos, uma vez que não há a necessidade de se deslocar de casa. Hoje em dia, é essencial buscar estratégias para facilitar a rotina.

Portanto, uma comunicação condominial ajuda a na realização de obras nos apartamentos e em outras melhorias. O síndico precisa garantir que a interação com os moradores ocorra de forma significativa e, dessa maneira, maiores adversidades são evitadas.

Durante a comunicação é válido informar a respeito das contas, problemas no prédio e as alterações feitas no local. Sendo assim, contar com soluções inovadoras otimizam essa relação — já que tudo pode ser informado de maneira rápida e ágil.

Uma boa comunicação condominial contribui no desenvolvimento do local, uma vez que todos estarão cientes das ações executadas.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber 6 características essenciais que um síndico de condomínio deve ter!

Posts relacionados

Deixe um comentário