decoração de apartamentos pequenos decoração de apartamentos pequenos

5 dicas de decoração para apartamentos pequenos

4 minutos para ler

Os apartamentos compactos são muito comuns atualmente. Morar em um deles não é raro. E depois de comprar ou alugar seu imóvel, o próximo passo é deixá-lo de acordo com seu estilo. Esse tipo de residência é mais confortável, fácil de limpar e simples de ornamentar. Mas, você já conhece a decoração de apartamentos pequenos?

Veja como transformar o seu lar em um local funcional e prático sem perder as características da sua personalidade.

1. Defina um estilo

O primeiro passo depois de comprar ou alugar o apartamento é medir todos os cômodos. E antes de ir às compras, decida qual estilo de decoração vai usar. Os mais utilizados são:

  • o minimalista é baseado na afirmação “menos é mais”. Aqui prevalece a funcionalidade dos móveis, que ajudam a manter o ambiente maior;
  • o estilo contemporâneo destaca a simplicidade. É excelente para pessoas com pouco tempo para arrumar a casa. Porém, mantém o essencial para que seja aconchegante;
  • o clássico é tradicional e atemporal. No entanto, mantém a sofisticação e a elegância do ambiente. A riqueza fica por conta dos detalhes.

2. Escolha móveis planejados

A mobília projetada para seu imóvel proporciona mais espaço livre para a circulação nos cômodos, assim cada centímetro do lugar será aproveitado. As empresas do ramo moveleiro têm solução para praticamente tudo.

Cada móvel planejado para o apartamento é funcional e deixa a vida mais prática. Entre as opções do mercado encontramos mobiliário retrátil, dobrável e os que são 2 em 1. Por exemplo, um sofá que vira cama ou uma mesa de dois lugares que se expande para quatro.

3. Aproveite as paredes na decoração de apartamentos pequenos

Nichos e prateleiras estão em alta na decoração porque deixam livres o chão e parte do interior de alguns móveis. Utilize esses itens para guardar livros, por exemplo, assim além de ficarem mais acessíveis, eles não entulham os armários.

As peças também servem para expor elementos de decoração que demonstram sua personalidade. Ou ainda, para disponibilizar objetos que usa com frequência. Que tal colocar os temperos da sua cozinha em um nicho acima da pia?

Vale ressaltar que as pessoas podem se machucar se as prateleiras são instaladas em lugares de circulação na altura da cabeça, então preste muita atenção no local escolhido.

4. Instale espelhos pelos cômodos

Essa dica é mais simples e talvez já tenha escutado sobre ela. Mas, saiba que de fato quando o espelho é bem colocado em um ambiente o efeito é incrível. O objeto reflete a luz e deixa o cômodo mais iluminado e com a sensação de ser maior.

No quarto, coloque espelhos nas portas do guarda-roupa e veja o lugar “aumentar de tamanho”. Na sala, fixe o espelho em uma parede para refletir outros cômodos. Apenas tome certos cuidados como:

  • não coloque o espelho atrás de eletrodomésticos para não mostrar os fios;
  • evite excesso de objetos e plantas na decoração, pois o espelho aumenta a “presença” deles;
  • observe o que o espelho refletirá, evidencie somente aquilo que deve ser visto;
  • não peque pelo excesso, muitos espelhos atrapalham a decoração.

5. Acerte na paleta de cores

As cores claras refletem a luz, por causa disso deixam a sensação de ambiente maior. Assim, invista em cores como branco, bege e cinza. Mas, também dá para brincar com o colorido e transformar o ambiente em um lugar estiloso e aconchegante.

Pinte as paredes com uma cor escura e o teto com uma clara. O contraste deixa o cômodo mais comprido em razão da atenção estar voltada para as laterais. O importante é manter sua pessoalidade e causar a ilusão de espaço amplo.

Depois de tudo que leu, fica claro que é possível fazer a decoração de apartamentos pequenos de forma descomplicada, certo? Transforme seu imóvel em um ambiente para você viver melhor. Mantenha sua personalidade na decoração e use as dicas acima para deixar os cômodos mais espaçosos e agradáveis aos olhos.

Sabia que a luz natural também é usada para “ampliar” os cômodos? Então, leia mais sobre o assunto e aprenda como a luminosidade aumenta a sustentabilidade no apartamento.   

Posts relacionados

Deixe um comentário