O verão está chegando e, independentemente da região do país, a tendência é de um aumento considerável nas temperaturas. O desconforto térmico pode se estender para dentro da sua casa, especialmente se você não estiver preparado para a estação.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2023 foi o mais quente em 174 anos. As instituições apontam para uma tendência de avanço nas temperaturas em 2024.
Pensando disso, separamos dicas para o verão que vão auxiliar na organização e na preparação da sua casa. Com pequenas mudanças, é possível garantir o conforto, criando um ambiente agradável e acolhedor. Confira!
Qual é a importância de preparar a sua casa para o verão?
Com a chegada do verão, as altas temperaturas se tornam parte da nossa rotina. Embora não seja possível fugir do calor, algumas ações podem ser colocadas em prática para melhorar o conforto térmico e contribuir para o seu bem-estar em casa.
Criar um ambiente fresco ajuda a melhorar a sua saúde e contribui para a redução no consumo de energia, já que diminui a necessidade de uso constante de aparelhos de ar-condicionado.
Como preparar a sua casa para a estação mais quente do ano?
Há uma série de mudanças simples que vão ajudar a preparar sua casa. Independentemente de você morar em uma casa ou apartamento, saiba que a adaptação pode ser feita em diferentes espaços e condições. Confira as nossas dicas para o verão!
Guarde cobertores e tapetes
Tapetes grossos e quentes, cobertores e cortinas pesadas são ótimos no inverno. Porém, no verão, eles podem contribuir para o desconforto térmico, em razão das altas temperaturas.
A dica para o verão é lavar e guardar esses cobertores e tapetes mais grossos em armários. Dentro do possível, substitua-os por opções compostas por tecidos leves, como algodão e linho. Tecidos leves não retêm o calor e permitem uma ventilação mais adequada.
Espalhe plantas e flores pela casa
As plantas são excelentes soluções de decoração, além de contribuírem para refrescar os ambientes. A dica é escolher espécies que se adaptam a ambientes internos e favorecem a purificação do ar.
A seguir, listamos algumas sugestões de plantas que podem ser cultivadas dentro de casa. Confira:
- espada-de-são-jorge: é uma planta resistente, que requer pouca manutenção. Entre suas características está a capacidade de purificar o ar, removendo toxinas presentes no ambiente;
- lírio-da-paz: uma planta elegante que também ajuda a purificar o ar, removendo do ambiente substâncias como amônia, benzeno e formaldeído;
- jiboia: também conhecida como “dinheiro-em-penca”, a jiboia é uma planta de fácil cuidado, sendo eficaz na remoção de toxinas do ar;
- figueira-lira: conhecida por suas folhas grandes e brilhantes, ela fica muito bem na decoração. Além disso, é igualmente eficaz na purificação do ar no ambiente;
- suculentas: são plantas fáceis de cuidar, sendo encontradas em uma grande variedade de formas e cores.
Ao escolher as plantas, lembre-se de considerar as necessidades de manutenção de cada espécie. Realize adubação periódica e regas. Ainda, tenha cuidado com a incidência solar.
Em geral, durante os períodos mais quentes do ano, as plantas precisam de regas mais frequentes.
Invista na ventilação natural
Abra as janelas e aproveite as correntes de ar que circulam no ambiente. Posicione ventiladores próximos às janelas para potencializar o efeito da circulação de ar. Portas e janelas também podem ser mantidas fechadas durante o período mais quente do dia.
Aproveite a iluminação natural
Evite o uso excessivo de luzes artificiais e aproveite ao máximo a luz natural. Cortinas leves e translúcidas permitem a entrada de luz sem reter calor, proporcionando um ambiente mais fresco e agradável.
Escolha as estampas certas
Ao escolher os tecidos e as estampas das peças de cama, sofás e tapetes, dê preferência a estampas claras com cores mais suaves, pois elas tendem a refletir a luz, ao contrário de cores escuras que absorvem calor.
Substitua as lâmpadas incandescentes
Se você ainda tem lâmpadas incandescentes em casa, considere substituí-las por lâmpadas de LED. As versões incandescentes aquecem bastante durante o funcionamento, contribuindo para o aumento da temperatura do ambiente.
As lâmpadas de LED, embora sejam opções um pouco mais caras, têm um ótimo custo-benefício, maior durabilidade, baixo consumo de energia e não aquecem.
A substituição de lâmpadas incandescentes por modelos mais sustentáveis, além de reduzir a quantidade de calor gerado, também favorece a redução de gastos com energia e promove a sustentabilidade.
Revise os equipamentos de ar-condicionado
Antes de começar o verão, é recomendado realizar uma revisão completa em todos os equipamentos de ar-condicionado da casa. Contrate um profissional para que ele providencie a limpeza e a eventual substituição de peças.
Não espere a chegada do calor para testar seus equipamentos. Durante as épocas mais quentes do ano, os profissionais que atuam com manutenção de equipamentos de refrigeração têm uma disponibilidade de agenda menor.
O que pode agravar o calor nos ambientes?
Além de seguir as nossas dicas para preparar sua casa para o verão, é importante evitar práticas que podem agravar a sensação térmica. Entre elas, destacamos:
- uso excessivo de aparelhos eletrônicos;
- acúmulo de objetos em ambientes fechados;
- uso de lâmpadas incandescentes;
- isolamento térmico inadequado;
- exposição direta à luz solar.
Ao colocar em prática as dicas que trouxemos no decorrer deste artigo, é possível transformar sua casa em um ambiente fresco, agradável e aconchegante até nos dias mais quentes do ano.
Como você viu. para reduzir o aumento de calor em um ambiente, é importante investir na circulação de ar, no uso de proteção solar nas janelas por meio de cortinas com tecidos leves e na manutenção do sistema de ar-condicionado.
Com pequenas mudanças, você consegue preparar o espaço para aproveitar o verão sem sofrimento. Quem mora em condomínio pode aproveitar essa época para usufruir de espaços coletivos, como jardins e piscinas.
Gostou deste conteúdo com dicas para o verão? Então, aproveite para seguir a Guarida nas redes sociais — LinkedIn, YouTube, Instagram e Facebook — e fique por dentro de outras dicas e conteúdos sobre moradia e bem-estar.