Trabalhar em casa é um privilégio, mas é preciso ter organização para ter um home office produtivo, saudável e confortável. O trabalho remoto ganhou espaço no Brasil, e muitas pessoas precisaram se adaptar para trazer a rotina profissional para dentro de casa. Para ter um ambiente agradável e funcional, é preciso ter disciplina e saber criar um espaço 100% dedicado ao trabalho.
Entre cores, iluminação, mobília, você vai ver que cada detalhe faz toda a diferença. Neste post, listamos algumas dicas que vão ajudar você a ser mais produtivo e a ter mais qualidade de vida nessa experiência. Continue a leitura e confira!
Escolha um local próprio para o trabalho
Seja no quarto, seja em um cantinho da sala, é fundamental que você tenha um local próprio para trabalhar. O ideal é que o cômodo seja mais tranquilo e com pouco barulho, além de contar com uma boa iluminação (natural ou artificial).
Além disso, procure organizar esse espaço com todos os itens essenciais para o seu trabalho, como notebook, blocos de anotações, telefone e agenda. Ao ter os equipamentos próximos, você otimiza sua rotina e ganha mais tempo.
Use móveis confortáveis e ergonômicos
Normalmente, no trabalho remoto, não temos a mesma estrutura que teríamos em um escritório, por exemplo. Especialmente em relação aos móveis, como cadeiras e mesas, costumamos sentir grande diferença.
Para ter mais conforto no home office e evitar dores nas costas enquanto trabalha, procure investir, especialmente, na ergonomia dos móveis. Uma cadeira confortável e que permita a regulagem do encosto ou da altura do assento pode fazer toda a diferença na sua produtividade e no seu bem-estar.
Evite distrações enquanto trabalha
Apesar de agradável e flexível, o trabalho remoto pode ser um grande desafio, principalmente por causa das distrações que temos em casa. Para ter um home office produtivo, procure manter o foco no tempo em que você realiza suas atividades profissionais.
Redes sociais, WhatsApp e YouTube podem ser os caminhos mais rápidos para a procrastinação e a improdutividade. Sem nem perceber, podemos gastar horas apenas rolando o feed de aplicativos com conteúdos que, nem sempre, agregam valor à nossa rotina.
Se você tem o costume de mexer nesses apps, separe um tempo para se atualizar nas mídias, sem que isso interfira no seu trabalho. Você pode fazer isso no seu horário de almoço ou no intervalo para o lanche, por exemplo.
Trabalhe dentro do seu horário e tenha limite
Um dos perigos do home office é a hora extra. Apesar da flexibilidade de horários que costumamos ter, é importante ter noção da nossa real carga horária de trabalho para não nos sobrecarregarmos.
Ao ter uma rotina organizada, focada e sem distrações, você terá um home office produtivo e, sem dúvida, menos estressante. Para não correr o risco, liste suas tarefas do dia, saiba priorizar a execução dessas atividades e imponha um limite de horário para realizar cada uma.
Como você viu, ter um home office produtivo não depende apenas da execução do trabalho em si. O ambiente que você escolheu trabalhar vai fazer toda a diferença no seu dia. Por isso, dedique um tempo para ver o que pode ser melhorado e qual a melhor forma de organizar a sua nova rotina.
Se você gostou do conteúdo e tem mais dicas sobre o assunto, compartilhe suas ideias nos comentários!