3 dicas para reorganizar sua vida financeira

2 minutos para ler

Créditos da imagem: Foto de Kelly Sikkema em Unsplash.

A pandemia do novo Coronavírus trouxe uma série de readequações e rever hábitos financeiros, organizar seu dinheiro e agir com cautela são algumas delas. Para ajudar você nesse momento, listamos 3 dicas bem simples para colocar em prática já! Confira:

1- Liste ganhos e gastos

Esse precisa ser o primeiro passo para reorganizar sua vida financeira, podendo visualizar o cenário completo. Reúna comprovantes de pagamento, extratos de bancos, faturas de cartão de crédito, boletos, cobranças e carnês dos últimos 3 meses. No papel ou tabela no computador, liste seus ganhos, as despesas fixas e essenciais do mês e também gastos variáveis, aqueles que foram compras pontuais.

Analisando os extratos do cartão ou débitos na conta, você pode notar gastos recorrentes. No final, faça a soma de quanto dinheiro está entrando mensalmente, de quanto você está gastando com o que é essencial, com o que é variável e até mesmo dispensável. Esse exercício bota você no controle do seu dinheiro.

2- Revise seus hábitos e consuma consciente

Tenha em mente que seus gastos precisam ser bem direcionados neste momento. Por isso, evite gastos desnecessários. Cancele assinatura de emails de promoção e desative notificações de apps de comprar no celular. Vá ao supermercado sempre com uma lista de compras para comprar de forma mais inteligente e consciente, sem excessos. Se necessário, tome medidas mais drásticas. Às vezes é preciso cortar excessos e reduzir o consumo mesmo. Isso significa mudar os filhos de escola, trocar o carro por um mais econômico, desapegar de itens que você não usa mais.

3- Comece sua reserva de emergência

Com todas as contas em dia, é hora de começar sua reserva de emergência, caso ainda não tenha uma. Independente do valor, o importante é começar. Criar uma poupança é uma atitude segura, porém, menos interessante pois é de baixa rentabilidade. Busque por investimentos que oferecem liquidez, ou seja, permitem o resgate do dinheiro a qualquer momento.

Posts relacionados

Deixe um comentário