A maioria das pessoas já passou, pelo menos, por uma experiência ruim na hora de alugar um imóvel. Na maioria dos casos, o excesso de burocracia dos procedimentos envolvidos dificulta muito a finalização do processo. Nesse contexto, aparece a figura do fiador, algo totalmente oposto à proposta de um aluguel sem burocracia.
Além disso, todos nós sabemos como é difícil conseguir uma pessoa que aceite se tornar responsável pelo aluguel imobiliário em caso de inadimplência. Mesmo quando um candidato aparece, nem sempre ele cumpre os requisitos, como ter outro imóvel quitado em seu nome. Nem precisamos dizer que tudo só piora quando a imobiliária exige não um, mas dois fiadores.
O resultado de tudo isso se traduz em lentidão e frustração. Felizmente, o modelo de locação de imóvel com fiador é coisa do passado. Já faz algum tempo que outras formas de garantia são aceitas pelo mercado.
Quer saber quais as melhores maneiras de conseguir um aluguel sem burocracia? Fique com a gente até o fim!
Depósito caução
Sem a menor dúvida, o chamado depósito caução é a modalidade de garantia locatícia mais lembrada pelas pessoas quando precisam alugar um imóvel. A prática é considerada eficiente tanto por proprietários quanto por imobiliárias tradicionais, já que, como futuro inquilino, você precisa adiantar uma parte dos meses de locação.
Geralmente, esse adiantamento corresponde ao valor de 3 meses de aluguel. O montante fica em posse do proprietário ou imobiliária e só é utilizado em caso de não cumprimento do compromisso financeiro acertado entre as partes.
Além da inadimplência, sempre que houver a identificação de qualquer avaria no imóvel, o total depositado via caução também costuma ser usado para minimizar os prejuízos.
Caso não haja nenhum evento que justifique o uso do dinheiro em questão, ele fica reservado e pronto para ser devolvido ao inquilino após o término do período de contrato de aluguel.
Na prática, de acordo com a mensalidade da locação, nem todo mundo se sente confortável ou tem todo o dinheiro disponível para efetuar um depósito caução. Isso explica a procura e a oferta de outras soluções, como veremos na sequência.
Fundo de investimento
Atualmente, é igualmente possível alugar sem burocracia por meio da adesão a fundos de investimentos. Para tanto, basta realizar o processo e deixar o proprietário como titular dos papéis. Semelhante ao método do caução, esse método também prevê a devolução dos valores envolvidos ao inquilino após a finalização do contrato.
Existe, entretanto, uma grande diferença: fundos de investimento rendem juros para os investidores. Assim, o pagamento em dia do aluguel faz com que o fim do período contratual seja acompanhado do recebimento de um valor maior do que aquele depositado inicialmente como garantia locatícia.
Da mesma forma que ocorre com o depósito caução, a condição para esse fim feliz depende apenas da ausência de problemas relacionados à conservação do imóvel de locação.
Título de capitalização
Essa é uma opção a mais para as pessoas que gostam da ideia e se interessam em fechar a locação por intermédio da compra de papéis de investimento. A intenção também é investir em nome do proprietário, mas, dessa vez, estamos falando a respeito da aquisição de títulos de capitalização.
No entanto, quem opta por essa variação de investimento deve verificar se está mesmo fechando um bom negócio. Afinal, dificilmente um título desses tem chances de render mais do que um fundo de investimento com ótimo histórico de rendimento.
De qualquer modo, nem todo fundo é excelente. Para acertar na escolha e tomar a melhor decisão, talvez seja prudente pesquisar ou até mesmo consultar especialistas no assunto. Em certos casos, os sorteios de prêmios atrelados aos títulos de capitalização são vistos como uma vantagem.
Análise de crédito
Nesse método, tudo o que você precisa fazer para ser bem-sucedido é ter um excelente score no mercado dos bureaus de crédito. Toda a análise retira o papel do fiador, substituindo-o por uma avaliação de crédito mais apurada. O intuito é medir a probabilidade de o inquilino honrar o compromisso financeiro sem atrasos.
Cada instituição pode recorrer a diferentes instituições de crédito (entre aquelas autorizadas a operar no Brasil) para efetuar esse processo de análise. Os critérios usados por elas para chegar a uma conclusão, que se mostra via pontuação, variam. O mais importante é a qualidade do histórico financeiro da pessoa inquilina ao longo de determinado período — normalmente, os últimos 6 meses.
Cartão de crédito
Outra maneira de garantia razoavelmente aceita pelo mercado é a utilização do limite de um cartão de crédito compatível com determinado valor. Na ampla maioria dos casos, o mínimo requerido pela imobiliária é de 4 aluguéis. Além das cifras elevadas, existem outros detalhes a serem observados nessa modalidade de garantia.
Basta salientar que o limite mínimo exigido pode ser requerido pelo proprietário ou empresa responsável por intermediar a locação a qualquer momento — segundo as regras firmadas em contrato.
Em termos práticos, isso quer dizer que o inquilino deve ficar atento à disponibilização do limite de crédito apresentado no ato da locação. Em outras palavras, a utilização do cartão de crédito usado se torna muito limitada. Na maioria das vezes, ele simplesmente deixa de ser usado.
Acontece que, como sabemos, todo mundo está sujeito a imprevistos, daqueles que requerem justamente o uso do cartão com maior limite. Portanto, ceder esse tipo de crédito como garantia de aluguel pode não ser uma ideia tão boa assim.
Seguro fiança
Por fim, temos o igualmente muito conhecido seguro fiança locatícia. Em vez de perder tempo, paciência e energia atrás de um fiador, a ideia, aqui, é oferecer uma espécie de recompensa pela ausência dessa figura de responsável financeiro.
Nessa modalidade, a responsabilidade pela cobertura de eventuais quebras de compromisso fica a cargo de uma seguradora. O valor do seguro fiança varia de acordo com o score de crédito do locatário, o valor de locação e outros fatores específicos, que podem ou não ser utilizados.
Essa é, com toda a certeza, uma das melhores alternativas do mercado. Democrática, ela proporciona uma saída para as mais diversas situações. Mesmo com um score de crédito ligeiramente distante da pontuação máxima, é possível conseguir um acordo mediante o parcelamento do seguro finança.
Você conferiu as melhores opções do mercado para locar um imóvel. Porém, para ter um processo de locação realmente tranquilo e justo, é indispensável prestar atenção a um aspecto essencial: a empresa escolhida para realizar a transação.
Além da ausência de fiador, a prática de um aluguel totalmente digital e um pós-venda personalizado são fatores que fazem toda a diferença em um aluguel sem burocracia. Esse cuidado faz com que você se sinta seguro e amparado do início ao fim da sua locação.
Com a Guarida Imóveis, você se livra dos cartórios e ainda recebe um atendimento da mais alta qualidade. Venha bater um papo com a gente e se surpreenda com o que podemos fazer por você!