fbpx
Quer aumentar as chances de locação de imóvel? Não perca estas 8 dicas! Quer aumentar as chances de locação de imóvel? Não perca estas 8 dicas!

Quer aumentar as chances de locação de imóvel? Não perca estas 8 dicas!

6 minutos para ler

Antes de colocar o imóvel para alugar, é essencial ficar atento a alguns pontos para que o processo aconteça o mais rápido possível. Todo proprietário deseja ver seu investimento oferecendo um bom retorno, por isso é preciso estar ligado aos fatores que aumentam as chances de locação de imóvel e que fazem toda diferença no momento da transação. 

Dessa forma, é importante ressaltar que um imóvel sem moradores não significa apenas não ter rendimento com o valor do aluguel, mas também prejuízo, visto que um imóvel parado gera gastos para o proprietário, como o pagamento do IPTU. Continue a leitura e saiba como aumentar as chances de locação! 

1. Faça reparos necessários 

A situação do imóvel é essencial para o fechamento de um bom contrato. Por essa razão, analise se o local necessita de uma reforma ou de reparos. O desgaste do ambiente é comum com o decorrer do tempo. Desse modo, diversas vezes é válido gastar com reparos para manter a estrutura do local bem conservada e, assim, aumentar a sua valorização no mercado. 

Saiba que os pisos, a frente, os acabamentos e os revestimentos precisam de uma atenção especial, já que são pontos bem valorizados pelos inquilinos. Além disso, é preciso ter atenção às portas, janelas e fechaduras, pois elas garantem uma melhor segurança dos moradores. 

Para que você não gaste muito em todos os reparos, é recomendado que invista em materiais de qualidade, que não apresentarão estragos com frequência. Você também pode investir em móveis planejados, o que consiste em um importante diferencial. 

2. Deixe os ambientes bem iluminados 

Realizar melhorias na iluminação dos cômodos pode fazer toda a diferença. Os locais que apresentam uma luz natural são os mais procurados do mercado, uma vez que os clientes desejam economizar nas contas. 

Para que o imóvel seja valorizado, é preciso investir em lâmpadas que contribuem para a redução de gastos, por exemplo, as lâmpadas de LED, já que são as mais eficientes e emitem menos calor.

3. Anuncie pelo preço justo 

O valor do imóvel consiste no ponto que mais interfere em sua locação. Por esse motivo, é válido contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança, uma vez que ela poderá fazer uma avaliação correta a respeito do valor do aluguel, alinhando os seus objetivos aos do mercado.

Caso você queira locar por um valor muito acima do mercado, as oportunidades de alugar diminuem significativamente. Por esse motivo, é primordial compreender quanto realmente vale o imóvel e quais as possibilidades de negociação. 

Os principais fatores que interferem no valor final do imóvel são a região, o preço do metro quadrado, o andar e a concorrência. Um profissional capacitado consegue determinar um preço correto e satisfatório.

4. Revise as redes elétrica e hidráulica 

Realizar uma revisão minuciosa das redes elétrica e hidráulica antes de começar o processo de locação é primordial para fazer um bom negócio. Logo, é preciso que você contrate um profissional para conferir cada uma dessas redes, com a finalidade de solucionar quaisquer problemas.

Na parte elétrica, é preciso encontrar toda ligação com defeito ou com perigo iminente. Além disso, é preciso avaliar a necessidade de adequação às novas normas, conhecer a capacidade da resistência elétrica e deixar em bom estado todas as tomadas e os interruptores.

É preciso ressaltar que ninguém deseja residir em uma casa com a fiação toda à mostra, por isso é preciso que toda a rede esteja bem instalada. Assim, o local também consegue oferecer mais segurança aos inquilinos.

Na rede hidráulica, é importante observar possíveis rachaduras internas, mofo e bolor nas paredes, pois esses sinais podem indicar problemas de infiltrações. Com uma boa revisão, pode-se encontrar focos de vazamento e deixar os chuveiros e as torneiras funcionando corretamente. 

5. Mantenha a documentação em dia 

Os documentos de um imóvel precisam estar em dia. Nenhum cliente deseja alugar um imóvel com os papéis atrasados. O não pagamento do IPTU, por exemplo, faz com que muitos desistam da transação. Sendo assim, é fundamental deixar todos os débitos quitados.

Caso você não tenha dinheiro suficiente para pagar, é indicado que procure o banco e negocie toda a dívida do local. Assim, o cliente não ficará receoso de realizar o aluguel. Mas é preciso que você demostre interesse em solucionar o problema.

6. Invista em melhorias 

É preciso entender que todo investimento realizado para melhorar o imóvel contribuirá para um processo de locação mais rápido. Além do mais, é imprescindível levar em consideração que imóvel será mais valorizado. 

Dessa forma, gastar em reformas e na inserção de equipamentos que melhorem toda a instalação do imóvel é uma boa opção. Assim, você consegue aumentar o interesse dos clientes e acelerar o processo de aluguel..

7. Ofereça um bom atendimento

Os candidatos à locação precisam ser bem recepcionados. Se isso não acontecer, eles podem se sentir desvalorizados e procurar um atendimento melhor. Nesse contexto, você pode perder uma boa oportunidade.

Isso não quer dizer que você não precisará analisar a ficha cadastral com bastante atenção e cuidado. Apenas deverá tratá-los com gentileza e disposição. Como o mercado imobiliário está cada vez mais concorrido, um bom atendimento é capaz de aumentar as chances de locação de imóvel. 

8. Renove a pintura 

Uma pintura renovada é fundamental para chamar a atenção de novos moradores. Atualmente, os tons mais utilizados nos imóveis são os neutros, visto que eles transmitem uma sensação de tranquilidade, além de deixar os ambientes mais claros e amplos. Para que você alcance bons resultados, é necessário contratar um profissional especializado no assunto. 

Por fim, destacamos que uma boa imobiliária ajuda a aumentar as chances de locação de imóvel, uma vez que ela entende do assunto e é capaz de traçar estratégias para deixar o processo mais rápido e ágil. Por isso, busque por uma imobiliária de confiança e que seja capaz de oferecer a você e ao seu inquilino as melhores oportunidades.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para curtir nossa página do Facebook para ficar por dentro de outros assuntos importantes!

Posts relacionados

Deixe um comentário