administradora de condominios administradora de condominios

Por que é importante contratar uma administradora de condomínios

7 minutos para ler

O papel do síndico é fundamental dentro de qualquer condomínio. No entanto, a sua função não se limita apenas a zelar pela estrutura do espaço e evitar conflitos entre os moradores. Vai muito além disso. A administração exige uma série de funções e responsabilidades, fazendo com que, muitas vezes, o síndico encontre desafios para a boa gestão e funcionamento do seu condomínio.

É aí que entra a função da administradora de condomínios. Contratar uma empresa especializada em administração condominial e que entende muito bem do assunto é certamente a melhor solução para auxiliar nessa gestão.

Entenda a seguir a importância das administradoras e porque é importante contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

administadministradora de condominiosradora de condominios

O que faz uma administradora de condomínios?

A administradora de condomínios é o braço direito do síndico na gestão condominial. Ela não o substitui, obviamente, mas vai auxiliar o síndico na gestão ao exercer papéis definidos em contrato. Aqui, é importante salientar que quanto mais funções ela exercer, mais alto será o valor cobrado. Mas fique tranquilo, cada prédio e condomínio possui as suas urgências e necessidades. Quando bem contratadas, as administradoras resolvem os problemas, facilitam a vida dos síndicos e trazem muitos benefícios aos moradores.

São empresas formadas por profissionais de várias áreas — gestores, contadores, advogados, entre outros — que, por meio de seus conhecimentos teóricos e práticos, podem ficar a cargo de questões burocráticas do dia a dia e questões jurídicas que, geralmente, trazem mais dor de cabeça. Cabe à empresa especializada trazer tranquilidade ao síndico e dar a ele o suporte necessário em todas as funções técnicas, legais e administrativas pertinentes à gestão condominial. O síndico, dessa maneira, ganha mais tempo para tomar decisões importantes do cotidiano.

Com diversas responsabilidades que facilitam essa rotina do trabalho do síndico, é a administradora de condomínio que fica responsável, por exemplo, pela gestão das finanças do prédio. Ela pode se envolver na parte burocrática das questões jurídicas e no controle da folha de pagamento dos funcionários, tornando a prestação de contas do condomínio muito mais organizada.

Ela também pode contribuir para a economia do orçamento do prédio, ficando responsável pela emissão de boletos de taxas condominiais e tantas outras funções que tornam o trabalho do síndico muito mais fácil ao ter esse serviço contratado.

Saiba quais são as vantagens de contratar uma administradora para o seu condomínio

São inúmeras as vantagens que o síndico tem ao contratar uma administradora de condomínios. Uma delas está no fato de que ele poderá trabalhar de forma muito mais segura e terá uma função diferente, de fiscalizador. Não é necessário se preocupar com a parte administrativa direta, como contabilidade, planejamento financeiro e pagamento de salários, por exemplo.

Ele também sai ganhando no tempo e na agilidade. Como há menos preocupação com a burocracia, mais organização de toda a papelada ou arquivo dos documentos, o síndico poderá dedicar o seu tempo a serviços mais triviais, mas que, nem por isso, deixam de ser importantes, como a contratação de terceiros. Aliás, dependendo do serviço acordado, a administradora pode oferecer assessoria nesse sentido, tornando as contratações muito mais fáceis e seguras.

Outro ponto é que a resolução de conflitos deixa de ser tão estressante. As administradoras possuem um departamento jurídico à disposição, com pessoas capacitadas para resolver disputas jurídicas. É o tipo de serviço essencial, que evita que divergências se transformem em grandes processos jurídicos.

Além disso, a redução da inadimplência costuma ser percebida após esse tipo de serviço ser contratado dentro do condomínio. Isso porque a gestão passa a ser conduzida por profissionais capacitados e experientes na cobrança de moradores inadimplentes.

Ao optar pela contratação de uma administradora profissional, existem outras inúmeras vantagens que tanto o síndico quanto os moradores terão, como:

  • serviços mais adequados às necessidades dos moradores;
  • funcionários mais qualificados;
  • redução de gastos;
  • condomínio com menor risco de penalizações legais;
  • consultoria em assembleias condominiais;
  • colaboração na contratação de seguros;
  • emissão de boletos para cobrança da taxa condominial.

Quais os critérios para escolher uma boa administradora de condomínios?

O primeiro passo é convocar uma assembleia entre os moradores para decidir o assunto. Depois que a maioria optar pela contratação desse tipo de empresa, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes:

  • definir quais são as necessidades do prédio e dos condôminos para que, assim, seja possível contratar os serviços mais adequados, como o regime de administração completa (quando a administradora toma conta de tudo) ou o regime de cogestão (quando, geralmente, a administradora fica a cargo dos documentos e da contabilidade).
  • pesquisar, dentro das necessidades do condomínio, a administradora que oferece o serviço de melhor qualidade e melhor custo-benefício. Para isso, é importante pesquisar a opinião dos moradores de outros prédios e condomínios administrados pela empresa pretendida.
  • atentar-se para a competência e idoneidade da empresa. A equipe é formada por profissionais experientes e capacitados? A empresa possui algum tipo de ação jurídica correndo contra ela? Preza pela comunicação transparente e eficaz?
  • procurar pelo auxílio de um advogado ao redigir o contrato. Isso costuma evitar erros de interpretação que podem atrapalhar fortemente a gestão e que trazem muita dor de cabeça. O advogado vai ajudar a garantir a transparência nas cláusulas e estabelecer garantias para o cumprimento do contrato.
  • a administradora também precisa estar ligada às mudanças da sociedade, antenada às mais diversas novas necessidades, para melhor se adaptar. Estar ultrapassado, principalmente nesse setor, é garantia de serviço ruim. A administradora precisa proporcionar um serviço eficiente, qualificado e adequado ao síndico e moradores. 

Depois de tudo decidido, deve-se convocar uma nova assembleia para a validação dos termos pela maioria.

Como contratar uma administradora para o seu condomínio?

Visto que, muitas vezes, o síndico encontra dificuldades em ter uma boa gestão dentro do seu condomínio, a contratação de uma empresa especializada na administração é essencial. Contratar uma administradora de condomínio, muitas vezes, é a melhor solução para simplificar e tornar a rotina do síndico mais fácil.

Por isso, se o seu condomínio está optando por ter esse tipo de serviço, é fundamental contar com uma administradora de condomínios que seja profissional e capacitada para atender a todos os quesitos técnicos, legais e administrativos.

As informações deste artigo foram úteis para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e colabore para que mais pessoas conheçam a importância das administradoras de condomínios. Até mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário