fbpx
apartamento em porto alegre para alugar apartamento em porto alegre para alugar

Apartamento em Porto Alegre para alugar: quais as melhores opções?

6 minutos para ler

Morar perto da universidade proporciona muitos benefícios para os estudantes. Assim, o jovem aumenta sua qualidade de vida, pois evita o deslocamento, economiza gastos e reduz tempo. Desse modo, os estudantes que chegam a Porto Alegre para fazer cursos podem conseguir todas essas vantagens morando de forma estratégica.

Vale destacar que a cidade apresenta importantes faculdades, sendo um dos principais centros acadêmicos do Brasil. Para ajudar os estudantes que estão em busca de um lugar para estudar, preparamos este post com informações importantes a respeito de apartamentos em Porto Alegre para alugar. Acompanhe!

Qual o custo de vida em Porto Alegre?

O custo de vida em Porto Alegre é menor em comparação às outras grandes cidades brasileiras, como São Paulo. Isso é muito vantajoso, pois caracteriza uma cidade bem desenvolvida, onde é possível gastar menos. Em Porto Alegre você encontra de tudo, muitas vezes, nem é preciso ir à outra região para conseguir comprar ou comer algo. Você consegue ter um ótimo padrão de vida com um custo menor. Por isso, vale a pena alugar um apartamento em Porto Alegre no momento de estudar.

Quais são as vantagens de morar em Porto Alegre?

Existem muito benefícios de morar em Porto Alegre. Separamos alguns para mostrar para vocês. Confira!

Transporte e vias

Porto Alegre possui diversas vias terrestres. Ao redor da cidade, passam importantes rodovias, por exemplo, a BR-116 (Dutra) e a BR-290 (Osvaldo Aranha). E dentro dos limites do município encontram-se algumas avenidas, como:

  • Avenida Farrapos, que é capaz de ligar o Centro à Zona Norte;
  • Avenida Ipiranga, principal via de movimentação Leste-Oeste;
  • Avenida Presidente Castelo Branco, às margens do Lago Guaíba;
  • Avenida Borges de Medeiros, que liga o à Zona Sul ao Centro;
  • Avenida João Pessoa, responsável pelo fluxo entre as Zonas Sul e Leste com o Centro.

Ainda é válido exaltar o transporte público em Porto Alegre, pois a cidade apresenta em média 350 linhas de ônibus, que conseguem atender toda a região. A maioria dos ônibus apresentam acessibilidade para pessoas com deficiência e muitos já são equipados com ar-condicionado.

Porto Alegre ainda apresenta um ótimo sistema de metrôs de superfície — eles interligam a capital aos municípios vizinhos. Caso algum universitário deseja ir a uma cidade próxima, ele pode usar também os ônibus intermunicipais, que atendem várias localidades. A cidade da região Sul tem o Aeroporto Internacional Salgado Filho, situado na Zona Norte.

Emprego

A cidade de Porto Alegre inova constantemente em tecnologia, por essa razão as oportunidades de emprego aumentam cada vez mais. A área de construção civil e o mercado imobiliário aumentam muito na capital e chamam atenção de muitos profissionais.

Para quem procura estabilidade financeira, mas deseja autonomia profissional, a melhor opção é abrir o próprio negócio. Porto Alegre é uma região que recebe muitos investidores, principalmente os que trabalham com gastronomias e cervejaria, isso faz com que seja outra opção de serviço.

Como a região conta com muitas universidades, a capital apresenta muito espaço para pesquisadores e acadêmicos. De forma geral, a região é muito otimista e a tendência é que o índice de desemprego reduza significativamente. 

Qualidade de vida

A cidade apresenta uma excelente qualidade de vida, sendo que o seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) fica em torno de 0.805, o que garante a 28º posição entre as outras cidades brasileiras.

Sendo que o cálculo do índice leva em consideração a longevidade da população, a educação e o padrão de vida dos moradores. Conforme o Altas do Desenvolvimento Humano no Brasil, o IDHM acima de 0.800 é considerado elevado, logo os habitantes apresentam:

  • ótima expectativa de vida;
  • bom índice de escolaridade;
  • elevada renda per capita.

Quais são os melhores bairros para universitários?

Um dos maiores desafios para os estudantes são as escolhas de qual bairro morar. Por essa razão, separamos os melhores bairros para os universitários, conheça!

Independência

O bairro Independência apresenta uma ótima localização, ele fica próximo ao Centro, Cidade Baixa e Bom Fim. O acesso a várias unidades como UFRGS e PUCRS é facilitado por causa da geografia o do sistema de transporte coletivo presente na região.

Bom Fim

O bairro Bom Fim apresenta muitas atrações, como baladas, cafés, restaurantes e livrarias, além de ser um dos bairros mais arborizado e conhecidos de Porto Alegre. No bairro localizam faculdades, escolas e um terminal de ônibus muito satisfatório que liga o bairro a outras áreas universitárias da região.

Centro

Quem mora no centro de Porto Alegre, vive ao lado das mais tradicionais obras arquitetônicas e pontos turísticos e culturais da região, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Mercado Público e a Casa de Cultura Mário Quintana.

No centro fica situado o Campus Central da UFRGS com seus edifícios históricos. Saiba que com os terminais de ônibus do centro da capital gaúcha, você pode ir para qualquer lugar de Porto Alegre, facilitando o acesso a outras regiões, mercados, bancos, lojas e universidades.

Jardim Botânico e Petrópolis

O tradicional bairro de Petrópolis também é uma excelente opção e um dos mais desejados. O local apresenta novas e antigas construções, o que proporciona uma mistura interessante e um lindo visual.

O bairro Jardim Botânico, que fica com junto ao Bairro Petrópolis, consegue unir importantes qualidades, é um local tranquilo e apresenta as características de um bairro residencial, ótima opção para quem gosta de fazer passeios ao ar livre e piquenique com os amigos e família.

É localizado a 7 Km do centro da Cidade e a cerca de 20 minutos do Aeroporto Salgado Filho. O Jardim Botânico é um excelente opção para quem deseja estudar na PUC, na UFRGS e na UniRitter.

Portanto, para escolher o melhor apartamento em Porto Alegre para alugar, você deve buscar uma imobiliária para saber o melhor lugar da região para você. Sendo que a Guarida tem ampliado significativamente sua participação no mercado gaúcho. Assim, caso você tenha dúvidas, busque por alguém que entenda do assunto, dessa forma você conseguirá estudar com tranquilidade e conforto.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário