fbpx
cantinho da leitura cantinho da leitura

7 dicas de decoração para deixar seu cantinho da leitura incrível

6 minutos para ler

A leitura é algo muito importante para a formação intelectual e social. Com uma boa leitura, é possível estimular o imaginário, a criatividade e o senso crítico. Dessa forma, é essencial ter um bom cantinho para realizar as leituras diárias, isso permite que o processo se torne mais fluido e satisfatório. 

Nesse sentido, é importante ressaltar que montar um cantinho da leitura é algo bem simples, já que um pequeno cômodo da sua casa pode servir para criar esse local agradável. Com algumas dicas, você conseguirá ter um ambiente silencioso e confortável. Continue a leitura e saiba como deixar seu cantinho de leitura incrível! 

Quais as 7 dicas para montar seu cantinho de leitura?

Existem algumas maneiras de criar um bom ambiente para realizar as leituras que você deseja. Com as dicas a seguir, você terá prazer em ler, confira!

1. Defina o local 

Antes de tudo, é preciso saber o local do seu cantinho de leitura. Não precisa ser um cômodo da sua casa apenas para essa atividade. Analise bem a sua residência e escolha uma boa opção.

É essencial que o local selecionado seja silencioso, fresco e que tenha uma boa iluminação natural. Sendo assim, saiba que os ambientes privativos são boas opções, já que permitem que você consiga se concentrar na realização da leitura. Caso você tenha muito espaço no seu quarto ou um outro ambiente que possa ser utilizado, aproveite para criar o seu cantinho. 

Você também pode escolher um espaço social. Se você reside em um apartamento pequeno, a varanda pode ser seu local de leitura. Para que não existam barulhos, converse com os moradores para respeitar o seu momento. 

2. Escolha uma poltrona confortável 

Para ter um ótimo cantinho de leitura, é preciso escolher uma poltrona confortável, pois na hora da leitura você precisa relaxar e se sentir bem. Como você passa horas lendo, é fundamental sentar em algo que você se sinta confortável. 

3. Coloque um puff na frente da poltrona 

Para que seu momento de leitura fique agradável e para que você se sinta relaxado, compre um puff para os pés. Além de ser um excelente complemento para a sua poltrona, os puffs deixam o local mais bonito e aconchegante. 

4. Escolha algo para comportar os livros 

É essencial ter algo para guardar os livros. Escolha algo que atenda às suas necessidades e que se adéque ao seu estilo de decoração. As estantes são ótimas opções para deixar os livros sempre ao alcance das mãos. 

Contudo, é válido comprar aparadores para deixar os livros sempre em pé, a fim de evitar que eles caiam em cima de alguém. Você pode investir em móveis vintage ou paletes de madeira, assim você deixa a decoração mais artesanal e economiza dinheiro.

5. Conte com uma boa iluminação 

O cantinho da leitura precisa ser um local bem iluminado, assim é possível ficar horas lendo sem cansar as vistas. Para isso, escolha um local claro, se possível, que seja perto de alguma janela. Dessa forma, você conseguirá aproveitar ao máximo a iluminação natural, porém não se pode deixar de lado a iluminação artificial, pois ela contribui para a leitura à noite. 

6. Acrescente artigos de decoração 

Existem diversas maneiras de realizar a decoração do seu cantinho da leitura. Você pode escolher diversos elementos decorativos para compor o local. Se você deseja um ambiente mais jovem e moderno, vale a pena investir em cores diferentes, como o verde-musgo. Você pode abusar da criatividade para deixar o ambiente a sua cara.

Se você prefere um estilo mais clássico e menos chamativo, uma boa opção é a decoração minimalista. Assim, é bom escolher tons sóbrios, como preto, cinza e branco, e apenas alguns elementos decorativos, sem muito exagero. 

7. Tenha livros diversificados 

Após escolher o ambiente e os itens de decoração, é o momento de escolher os livros. Diversas pessoas podem visitar o seu cantinho da leitura, portanto, escolha livros variados, já que elas podem também querer ler. Desse modo, você acaba incentivando a leitura e, além do mais, adquire conhecimento em diversas áreas. 

Como adquirir o hábito da leitura?

O hábito da leitura, muitas vezes, surge em nossas vidas de maneira muito natural. Mas, se você ainda não tem o costume de ler e deseja começar essa rotina, existem algumas formas de estimular essa prática. Confira! 

Crie um cronograma 

É indicado ter um cronograma para conseguir se dedicar a essa atividade, pois a leitura exige dedicação e concentração. Você pode determinar a quantidade de páginas que deseja ler por dia e a hora que vai fazer isso.

Inicie pelo que você mais gosta 

Escolha livros com temas que você goste de ler, isso fará com que você sempre queira continuar. Saiba que você pode optar por outras opções de leitura, como as revistas, o importante é começar o hábito de ler.

Fale a respeito de suas leituras 

É bom conversar com os amigos e familiares a respeito do livro que você está lendo, isso estimula sua leitura e incentiva o outro a ler o mesmo livro. Assim, vocês conseguirão realizar uma troca de conhecimento muito satisfatória.

Utilize a tecnologia 

Hoje em dia, a tecnologia é um ótimo meio para conseguir realizar boas leituras. Logo, você pode usá-la a seu favor. Existem diversos aplicativos de leitura, com diversas opções de livros. Caso você queira ler algum conteúdo, mas não consiga encontrá-lo em forma física, busque na internet. O que você não pode é deixar a leitura de lado. 

Participe de eventos 

Eventos literários estimulam a leitura. Diversas editoras fazem lançamentos com a presença dos escritores. Isso faz com que você queira realizar a leitura do livro do autor que conheceu. Em um próximo encontro, você pode até comentar a respeito da obra. 

Portanto, com um cantinho da leitura em casa, você vai ler diversos livros e sempre buscar conhecimento. O mercado literário sempre apresenta novidades, então, você não tem desculpas para não praticar esse hábito tão importante. Existem também ótimas revistas para aumentar o seu conhecimento. Em um primeiro momento, prefira algo que você sinta prazer em ler. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário