fbpx
como esconder os fios como esconder os fios

13 soluções para esconder fios em um apartamento alugado

7 minutos para ler

Um apartamentoalugado é recebido pelo inquilino muitas vezes na sua forma mais simples: sem qualquer mobília ou somente com os móveis planejados dentro. Cabe ao novo morador decorá-lo, porém com alguns cuidados, já que o imóvel tem um proprietário.

Uma das questões de decoração que mais atrapalham o inquilino são os fios elétricos. Quem nunca teve aquele cabo ou fio aparecendo em algum cômodo, comprometendo o visual do novo lar?

Seja na sala de estar, no quarto, na cozinha ou em qualquer outro espaço, fios elétricos aparentes podem atrapalhar bastante na decoração. Saber como esconder os fios indesejados quando possível é a melhor forma de tornar o seu espaço mais agradável e bonito.

Por isso, separamos 13 soluções muito interessantes para você se livrar de vez dos fios elétricos expostos e escondê-los da melhor maneira para não atrapalhar na decoração do seu apartamento alugado sem ter que danificar o imóvel de alguma forma.

1. Canaletas de PVC

As canaletas de PVC são uma ótima solução para quem quer ocultar os fios elétricos indesejáveis no apartamento alugado. Atualmente existem várias opções de modelos, cores e formatos para você escolher o tipo ideal e que mais combina com a decoração do seu lar.

Apesar de a canaleta continuar visível no ambiente, os fios elétricos estarão embutidos dentro dela, escondendo toda a fiação. Uma dica é posicionar estrategicamente as canaletas rente à porta ou parede para que ela passe despercebida no ambiente.

2. Rodapés

Para dar um acabamento perfeito e ainda esconder fios elétricos muito extensos no seu imóvel alugado, os rodapés são uma boa solução. Escolha rodapés que possuem espaço interno para comportar e ocultar os fios de um lugar para outro no ambiente. Você tem também diversas opções de modelos para escolher o melhor e mais adequado na decoração.

3. Filtros de linha

Outra solução que pode salvar a decoração da sua residência alugada é utilizar filtros de linha para comportar muitos fios elétricos ao mesmo tempo e diminuir a quantidade à mostra. Com os filtros, além de você estar muito mais bem protegido de possíveis curtos elétricos em seus equipamentos eletrônicos, eles também comportam uma boa quantidade de tomadas para reunir diversos fios em uma única extensão e deixar tudo mais organizado.

4. Painéis decorativos

Os painéis decorativos são a solução ideal para quem deseja esconder fios e cabos de televisores suspensos em paredes. Além de poder esconder completamente de forma segura e eficiente os fios elétricos da sua televisão por trás do painel, existem inúmeros modelos de painéis decorativos para você escolher e deixar o ambiente do seu apartamento alugado muito mais bonito.

5. Transformar os fios em arte

Se você leva jeito para decoração e gosta de arte, uma solução para esconder os fios aparentes no seu apartamento alugado é transformá-los em elementos artísticos na decoração.

Compor um visual que lembrem elementos da natureza, da cidade ou simplesmente se tornem objetos abstratos que sejam parte de uma decoração pop moderna. Use a criatividade e a imaginação para transformar os fios em elementos decorativos do seu imóvel.

6. Abraçadeiras de plástico

Uma solução simples e barata é utilizar abraçadeiras de plástico para prender fios elétricos e deixá-los muito mais organizados, sem que atrapalhe na decoração do seu apartamento. Normalmente as abraçadeiras são vendidas em pacotes com várias unidades e possuem diversas opções de cores para a sua escolha com um preço bem acessível.

7. Eletrofitas

As eletrofitas são uma solução bastante prática e econômica para quem deseja criar pontos de energia no seu apartamento alugado sem que haja a necessidade de quebrar alguma parede. Em formato de fita adesiva, as eletrofitas podem ser aplicadas em paredes, divisórias, tetos e pisos sem deixar relevo nas superfícies e ficando totalmente invisíveis logo após o seu acabamento com gesso ou pintura, por exemplo.

8. Organizadores de fios para escrivaninhas

Caso você ainda não tenha uma escrivaninha, antes de adquiri-la é preciso pensar na melhor opção para que os fios não fiquem expostos e torne o seu quartoou escritório um ambiente bagunçado. Então, uma boa ideia seria colocar sob o top da escrivaninha uma porta de abrir que permita ao indivíduo manter o seu espaço organizado e acessar a fiação sempre que possível.

9. Plantas

Essa é uma alternativa que além de transmitir vida e cor ao ambiente, faz da casa um lugar mais arborizado e remete a tranquilidade e calmaria proporcionada pela natureza. Aliado a isso, os vasos com esses ramos cobrem toda a parte da fiação e podem ser facilmente deslocados caso aconteça algum imprevisto.

10. Mesa de cabeceira

É fato que nos quartos os fios e cabos são muito comuns, visto que são usados para carregar celulares, notebooks ou até mesmo para ligar televisões. Diante disso, uma mesa de cabeceira pode ser uma excelente opção para tentar deixar esses fios menos visíveis. Assim, ela pode ser fixada ao chão, escondendo a fiação que passa pelo piso. Também existe a opção de modelos vazados que faz com que os fios passem por trás do móvel.

11. Ganchos ou adesivos

Outra possibilidade para tentar esconder os fios que tanto influenciam na harmonização de um ambiente é o uso de ganchos e adesivos que são presos à parte debaixo das mesas ou em outro móvel mais próximo. Somado a isso, utilizando os adesivos você também pode fixar os cabos nas paredes e projetar desenhos, decorando o lugar.

12. Canos de metal

Quem curte uma alternativa mais ousada, essa pode ser uma escolha. A decoração industrial usando canos de metal para esconder os fios é uma opção marcante e bem impactante, visto que fará do ambiente um lugar mais rústico e imponente. Esse acabamento pode ser feito com concreto e tijolinhos para deixar o estilo mais industrial e diferenciado.

13. Cestos

Essa opção é mais apropriada para lugares privativos, como é o caso de quartos no qual os cabos são mais curtos e não estão fixados. A utilização de cestos para esconder os fios é uma alternativa bem prática, assim você precisa somente fazer um pequeno furo no cesto para permitir a passagem da fiação.

Quais os cuidados necessários na hora de organizar os fios?

Na hora de fazer a limpeza em ambiente que tenha muitos aparelhos conectados a fios e cabos algumas dicas são importantes a fim de não gerar nenhum tipo de contratempo. Então, é preciso identificar todos os cabos e fios, reduzir o tamanho deles quando possível, sempre que necessário substituir os fios e cabos para que não aconteça um curto circuito.

Somado a isso, é ideal que na hora de fazer a organização desses fios, conectá-los para certificar se está funcionando e sempre fazer a manutenção, afinal, tudo que envolve fiação pode ser perigoso.

Agora que você já sabe as principais opções de como esconder os fios e cabos dos aparelhos eletrônicos, na hora de escolher uma das alternativas citadas, busque aquela que mais atenda a sua necessidade e que se encaixe com o tamanho do seu apartamento, com a decoração e com o cômodo em que será feito essa reforma.

Gostou do conteúdo apresentado? Não perca tempo e compartilhe esse post nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro das novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário